Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MEIO AMBIENTE - NOSSA CASA, NOSSA VIDA

O projeto Meio Ambiente - Nossa Casa, Nossa Vida foi executado pelos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino(SOME) Girvânia Mesquita da Conceição e Nestor Lopes Cosme, no III módulo de 2009 na localidade de Vila Galho, no município de Concórdia do Pará.

Na apresentação do projeto, os professores enfatizam que o Sistema Modularde Ensino em Concórdia do Pará funciona em consonância com o Ensino Municipal, pois os alunos das comunidades rurais não dispõem de outro horário para estarem na escola pólos,em virtude do transporte escolar.
Face a essa situação,torna-se inviável o desenvolvimento de um projeto pedagógico com carga horária prolongada, pois dessa maneira não se tem clientela, além dos alunos das comunidades rurais não disporem de tempo disponível em dois turnos,pois é destinado ao trabalho do qual sobrevivem. Por isso, houve o desenvolvimento do projeto pedagógico proposto pelo SOME.

Assim, foram realizadas palestras, mini-cursos e um sub-projeto, no qual contou não somente com a participação da clientela escolar, como também da comunidade em geral durante o período de 14 de setembro a 10 de novembro.

Na justificativa,o referido projeto diz que nos últimos anos,muito se discute sobre as formas de proteger o meio ambiente dos grandes impactos causados pela ganância da sociedade capitalista e irresponsabilidade e falta de educação dos seres humanos.

Algumas comunidades rurais ainda não despertaram para a importância da preservação do meio ambiente, muitas vezes por falta de informação e conhecimento dos impactos causados à sociedade, impactos estes que estão chegando cada vez mais no campo. Aproveitando o momento em que os alunos começam a ouvir essas discussões através dos meios de comunicações que se expandem com a chegada da energia elétrica, e a influência sobre sua sobrevivência.

O objetivo geral foi despertar o senso de preservação do meio ambiente através de seu habitat local, além de propiciar ao alunado oportunidades de desenvolvimento social através da confecção de objetos com materiais recicláveis.

A metodologia que foi utilizada através de palestras sobre a preservação do meio ambiente,coleta de materiais(sucatas),oficinas,limpeza dos arredores da escola e praça,apresentação de vídeos e exposição de trabalhos confeccionados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário