Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MULHERES NA POLÍTICA

O momento é crucial para a política no Brasil e na Amazônia, principalmente pelo fato de ter duas mulheres disputando o segundo turno. Para Presidente do Brasil temos Dilma Rousseff e para o Governo do Estado do Pará temos a Arquiteta Ana Júlia Carepa.

As duas candidatas estarão hoje na Cidade Nova, na Arterial 18 no palanque juntamente com o atual Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva e mais 50 mil eleitores dando todo o apoio necessário para a construção da vitória do 2º turno das eleições do dia 31 de Outubro de 2010.

Sabemos que a trajetória histórica das mulheres na política é longa e não fácil.Durante esse período elas foram beneficiárias de alguns avanços e conquistas. Mesmo que em determinados momentos durante a ampliação dos direitos e avanços democráticos não tiveram o mesmo favorecimento que os homens, sem levar em consideração a mulher negra, mulher índia e mulher camponesa.

A mulher mesmo carregando na história termos pejorativos e discriminatórios da cultura patriarcal e machista,onde a mulher seria só para cama e mesa; a mulher conseguiu a formação da cidadania através de suas organizações em associações, seja em sindicatos.

O interessante que em primeiro momento muitas vezes as mulheres não são reconhecidas como parte da população economicamente ativa, sendo reconhecidas apenas apenas como doméstica familiar.

Hoje temos informações sobre o papel das mulheres na sociedade, na economia e na política, não só que por trás de um grande homem existe uma grande mulher, mas que a mulher conquistou seus espaços em diversos setores. Só para se ter idéia, no momento atual, 60% dos ingressos nos cursos superiores são mulheres, então futuramente estarão em vários postos de comando. Isso é ótimo.

Considerando a trajetória história das companheiras que estarão juntas com Lula hoje, não podemos negar que são militantes históricas nos diversos movimentos em que passaram e que possuem credenciamentos através dos projetos postos para a sociedade brasileira que estão melhor preparadas para governar o país e o estado do Pará. 

Vamos construir a vitória com Dilma, Ana Júlia e Lula.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário