Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ÈMI A CONCEPÇÃO YORUBANA DO UNIVERSO

No dia 21 do mês corrente estreiou a peça teatral ensaiada pelo grupo Bambarê Arte e Cultura Negra denominada Èmi a Concepção Yorubana do Universo no Teatro do Centur às 20:00 h.

Sob a direção de Edson Catendê e Amilton Sá Barreto, o grupo volta ao espetáculo dos palcos paraenses quando tornou-se vencedor na categora de teatro do I Prêmio Nacional de Expressôes Culturais Afro Brasileira, cujo edital foi fomentado pela a articulação de negros e negras que participaram do I Forum Nacional de Performance Negra que foi realizado em Salvador na Bahia no ano de 2006.

O prêmio que foi uma iniciativa de várias entidades como o centro de apoio ao desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves e da Fundação Cultural Palmares, tendo entre seus patrocinadores a Petrobras.

Considerando a realização do I Forum Performance Paraense que foi em julho de 2010, tendo como principal finalidade de ampliar os debates regionais e mapear o que existe de dança, teatro e música negra na região metropolitana da cidade de Belém, sendo as matrizes africanas o centro da discussão.

Bastante tempo que não ia ao teatro, acompanhei minha esposa para assistir a peça, até em virtude da área de trabalho  dela e minha. Achei excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário