Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

CAIPORISMO E OUTROS POEMAS

Hoje tirei para fazer limpeza nas estantes de livros, cds e dvds e de tudo que peguei para passar o pano, o que chamou-me atenção foi a coletânea de poesias do companheiro Nedaulino Viana da Silveira - Nidau, para os intimos, cujo nome da obra é o tema acima.

O Nedau, como amigo e incentivador no início da profissão de educador, tanto da minha pessoa  como da minha esposa, nasceu em Belém do Pará, no dia 24 de março de 1946. Cursou a Licenciatura em História, fez o curso de Formação de Ator e no ano de 1989, em Recife, recebeu o grau de "Mestre em História", pela Universidade Federal de Pernambuco.

Relendo as poesias algumas enfatizam a cidade de Belém, o qual o reproduzo:

Vem, Meu Bem

A Belém vem,
Vem meu bem
ver Belém
Vem ver bem
o que minha Belém tem

Belém do Açai
Cupuaçu e maniçoba
e Belém tem também
Bacuri e Tacacá
vem ver e provar pra ficar

Em Belém
Também tem
amor e bem, vem
vem ver Belém

Vem, vem ver
Minha Belém
de morenas cheirosas
e mangas gostosas

Vem ver o que Belém tem
Tem em Belém, pau-rosa
igarapés, pirarucu
tem em Belém

Ainda em Belém
Vem vem
tem banho cheiroso
 e pato no tucupi gostoso

Fica em Belém
meu bem, pois...
Dois bens: você e Belém
vão se dar bem
meu bem!


Eta Belém !

Esta tua manga verde,
de comer com sal e chuva

Este teu açai roxinho
em pirão e pirarucu

Esta tua morena brejeira,
nua aos banhos de igarapé

Este teu Ver-o-peso de cheiros
de cheiro de gente e de amor

Esta tua baía barrenta,
de coloridas velas
a ter guardar mistérios...

   

Um comentário:

  1. Olá. Sou Graduando de Licenciatura em História pela UFPA, Campus de Ananindeua. Estou realizando uma pesquisa sobre o Professor Nedaulino da Silveira. Gostaria de saber se o senhor sabe da existência de outros exemplares desse livro de poemas para comprar? Ou se seria possível fornecer acesso a ele, talvez com uma digitalização de suas páginas. Ficaria muito agradecido se o senhor entrasse em contato comigo pelo e-mail: wendellmcordovil@gmail.com.

    Desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir