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sábado, 19 de março de 2011

SOME

O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), considerado um dos maiores projetos de inclusão social do estado do Pará, completou no ano passado 30 anos de política pública voltado para a massa mais explorada da sociedade paraense, que é o povo do interior.

Não podemos refutar ao debate que não é só o SOME, mas o ensino médio enquanto política pública e qual o interesse do atual governo para a educação de mais de 30.000 alunos matriculados.

Uma contribuição importante para o debate, já que neste momento os professores do SOME tiveram cortada a extrapolação de carga horária e o que não é novidade, este mesmo governo, cortou em 50% a gratificação de interioriorização dos mesmos no ano de 2003, eis alguns pontos de reflexão. 

Levando em consideração que é importante pautar no debate o SOME na agenda da política educacional da Secretaria, seja através da Associação dos Professores do SOME, seja o Sindicato dos Professores ou seja em setores da sede, onde leve em consideração a qualidade de ensino.

Os 30 anos de SOME é necessário um diálogo através de toda sua experiência adquirida ao longo tempo, e temos que provocar, inclusive, ex membros do projeto para participarem e contribuirem com o projeto.

Precisamos dos desafios impostos por diversos governos para que procure ressignificar o projeto através dos múltiplos olhares, partindo de uma análise multidimensional e cenários plurais.

É necessária como base norteador do SOME estudos dos mapas ocupacionais da região onde funciona o SOME; sem deixar de lado que a escola precisa ser formadora de sujeitos articulada a um projeto de emancipação humana e crítico da sociedade com argumentos consistentes; dessa forma é possível percebermos e termos ações da valorização dos diferentes saberes no processo educativo; não podemos deixar de lado no debate a escola vinculada à realidade dos sujeitos; além de procurar através da discussão a educação como estratégia e a possibilidade do desenvolvimento sustentável.

Provocar a discussão e o debate sobre educação é o nosso papel, vamos lutar por uma educação digna e de qualidade.

      

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