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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Educação no Campo: Trilhando o ensino do Sistema Modular (II)


Um estudo que é fundamental para aprofundar a educação no campo, enfatizando o Ensino Médio Modular foi produzido pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia, denominado de Relatório Preliminar da Pesquisa "Avaliação Diagnóstica do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME no estado do Pará", no ano de 2003.

 
O estudo que teve como autores(as): Ana Célia Bahia Silva, Cely do Socorro Costa Nunes, Elenizio Paixão Matos e Rosa Helena Nogueira Ferreira e equipe de pesquisa de campo: Ana Célia Bahia Silva, Elenizio Paixão Matos, Francisco Edson Souza de Oliveira, Hélcio de Castro Monteiro, Maria das Graças Lima, Rosa Helena Nogueira Ferreira, Vilmar Nascimento e Vilvia Bentes Guimarães.


O objetivo da pesquisa que foi produzida pela FIDESA, em 2003, foi avaliar a estrutura e o funcionamento do SOME; assim como propor diretrizes para a melhoria qualitativa no que diz respeito ao ensino médio. Segundo a pesquisa, em 2002, o projeto atendia 84 municípios do estado do Pará, funcionando geograficamente em 47 sedes, 144 distritos e 191 localidade, número significativo o que demonstrou a expansão e crescente interiorização do ensino médio para as zonas rurais, onde atendia aproximadamente 22.338 alunos, com 591 professores.


A pesquisa foi realizada em 20 municípios, tendo como prioridades 14 sedes e 06 localidades.


Com a pesquisa foi possível a Secretaria Estadual de Educação ter melhor visibilidade do SOME na "tentativa de revelar seus limites, e contribuições para a democratização do ensino médio em localidades adversas do estado do Pará".  

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