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segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Educação no Campo: Trilhando o ensino do Sistema Modular (IV)

A dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura do Instituto Presbiteria no Mackenzie como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo professor do SOME Angelino Gomes Ferreira Junior, sob a orientação da Dra. Mirian Celeste Ferreira Dias Martins, tendo como denominação "Os Limites e Possibilidades de Emprego de Multimídias no Ensino de Arte no Município de Abaetetuba/Pará" , em São Paulo, no ano de 2009, torna-se outra fonte fundamental de leitura, conhecimento, pesquisa e levantamentos de dados do Sistema Modular e Educação do Campo.    


Para o autor da dissertação um problema considerável que tem enfrentado nas práticas educativas de Arte, junto dos alunos ribeirinhos do Sistema Modular no município de Abaetetuba, no estado do Pará. Frente a pauperidade de estrutura física e tecnológica adequada. Segundo o professor, por outro lado, os propósitos dos PCNs   em arte, tem direcionado a todos os alunos da educação básica do Brasil a imprimir ao professor a missão de ser mediador propositor, que apresenta e articula a produção do conhecimento em arte, através das experiências artísticas, estéticas e culturais produzidas pelo homem ao longo da história da humanidade, do seu contexto atual, e de sua própria produção.   


Portanto, para o professor Angelino Júnior, diante desta problemática seu objetivo foi investigar os limites e possibilidades de produzir nos alunos ribeirinhos uma experiência estética virtual, através de pesquisa nos meios multimídias em especial a internet, com o recorte do Patrimônio Cultural do Pará, mesmo que estes ainda não tenham acesso a ela. Com o intuito de avaliar se essas novas ferramentas tecnológicas podem vir a ajudar os alunos a terem um ganho qualitativo na construção do conhecimento em arte, fazendo com que fosse realizada a pesquisa de intervenção participativa do tipo analítica descritiva, no contexto escolar da escola EMEFM "João Maria" na comunidade de Rio Doce e no Laboratório de Informática da EEEFM"Pedro Teixeira",  em Abaetetuba, envolvendo alunos da 8ª série e 1º ano do ensino médio.


Para o professor "A análise dos dados levantados ao longo da pesquisa apontam para um estímulo e ganho considerável nas aulas de arte, quando apoiadas com o suporte das novas ferramentas pedagógicas advindas da profusão das novas tecnologias no mundo agregadas a educação".


Pois é Professor Angelino Júnior, ainda tem governo que não tem nenhum compromisso com a educação. Triste !       

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