Total de visualizações de página

sábado, 7 de janeiro de 2012

Educação no Campo: Trilhando o ensino do Sistema Modular (III)


Abordando neste espaço algumas produções acadêmicas relacionadas com o SOME, que tirei do fundo do baú, já que bastante tempo não folheava este material. Não poderia deixar de lado, uma riqueza imprescindível ao estudo sobre educação do campo que é a obra do prof. Francisco Edson Sousa de Oliveira, denominada "O Ensino Modular em Pequenas Comunidades da Amazônia", publicado pela Editora Grafórmula, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santarém, no ano de 2001. 


O livro que é fruto de suas atividades no mestrado na Universidade Moderna de Lisboa-Portugal. O autor retrata "a realidade amazônica e sensibiliza o sistema para continuar investindo em políticas sólidas para o desenvolvimento do homem que vive em uma geografia ímpar no mundo chamado Amazônia".


Para o autor a Amazônia precisa ser tratada com carinho "para não marginalizar o processo de desenvolvimento"; além de tecer algumas considerações sobre estatísticas sociais, fazendo relevância ao contrastamento entre zona urbana e zona rural em comunidades brasileiras e mas precisamente amazônicas.


Interessante, também, na obra em um segundo momento são relatos de experiências executadas pelo Ensino Médio Modular, considerando os aspectos educacionais  e suas implicações na formação das comunidades que compõe a região.


Ressalta o professor Francisco Oliveira que "as dificuldades de operacionalização da Experiência, causada pela falta de aplicação das Políticas Públicas no setor. Assim como também os fenômenos naturais bastante influentes nas áreas de várzeas".


Sem deixar de lado as considerações "através das análises e amostras, concernentes ao funcionamento da experiência, considerando que, o acesso à região é dificultoso, as condições de vida precárias (...) onde essa realidade educacional carente apresenta-se bem acentuada".


Concluindo: "No estado  do Pará algumas circunstâncias específicas motivaram a implantação do SOME, como:  a falta de escolas e professores qualificados no municípios, pressões locais em torno da implantação desse grau  de ensino, situação financeira do estado, que não permite atender essa demanda via Ensino Regular, o que remonta ao quadro geral de problemas no Sistema Educacional Brasileiro (...) precárias condições do meio ambiente" entre outros. 


4 comentários:

  1. Onde posso comprar este livro? Estou precisando muito dele!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Roselilda. Acredito que vc encontrará só em Santarém. Tenho um, porém posso lhe ceder.

      Excluir
    2. Desculpa so agora que vi a sua resposta. Ajudaria muito se vc pudesse me enviar uma copia do livro, pois é para o meu TCC, aguardo resposta!!!

      Excluir
  2. Professor senhor não tem em formato digital esse livro? estou interessado em uma cópia, pois o SOME é meu objeto de pesquisa .... vou deixar meu email ( benedito_nunes@hotmail.com ) se tiver a venda ou possa disponibilizar ficarei muito grato!

    ResponderExcluir