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sábado, 14 de janeiro de 2012

Educação no campo: Trilhando o ensino do Sistema Modular (V)

O trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado ao colegiado de Perdagogia da Universidade Federal do Pará, como requisito para aobtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob a orientação do professor Gilmar Pereira da Silva, com o tema "Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME): Uma alternativa educacional no município de Cametá", dos graduandos Arodinei Gaia de Sousa e Marcio Luis Pinto Furtado, no município de Cametá, no ano de 2002 é outra fonte como referência para o estudo sobre o SOME.

Para os autores "Entre essa diversidade educacional no estado do Pará, inclui-se o Curso Supletivo Normal, o ensino à distância, as provas do DESU e o SOME. O SOME surge como uma proposta destinada a uma clientela de educandos que precisam concluir o ensino médio, mas por questões sócio-econômicas são impossibilitadas de deslocar-se aos locais onde funciona o ensino convencional mantendo-se assim, excluídos deste processo de ensino".


E continuam: " Muitas localidades no estado todo, já foram contemplados com o projeto, que é mantido pelo governo estadual e que proporciona a uma quantidade significativa de pessoas 'inclusão no mercado de trabalho' e/ou a continuidade dos estudos em níveis mais elevados".


Sem dúvida " O município de Cametá, também faz parte desse contexto educacional. Algumas localidades(Juaba, Carapajó, Porto-Grande, Vila do Carmo e outras), há alguns anos já forma profissionais através do projeto. Entretanto faz-se necessário um estudo profundo que explique como se dá o funcionamento desse sistema de ensino em nosso município, quais as dificuldades encontradas tanto pelos profissionais que se deslocam em um sistema de rodízio à essas localidades para o trabalho de docência, quanto pelos alunos que convivem com nova proposta de se fazer educação, como também a formação que esses educandos estão recebendo".


Assim como outros dados foram levantados pela pesquisa e concluem:"Através dessa pesquisa também podemos contribuir com o projeto, quando nos dispomos a discutir e apontar propostas de melhoramento direcionada aos diversos problemas, que ainda precisam ser solucionadas para o melhor andamento do curso e, contribuiremos com a comunidade ao realizarmos um trabalho, que divulga um sistema de ensino que ainda é oculto para grande parte da população do município que não tem conhecimento do mesmo e quando o tem é meramente parcial".       

Um comentário:

  1. E ai Riba?!, fui o autor dessa obra que estou aprofundando apesquisa para transformar quem sabe em livro. Valeu pela lembrança, mas como vc conseguiu saber desse material? Um abraço!!

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