Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de abril de 2019

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO - SOME.








Falar de educação para mim é sempre um enorme prazer e satisfação. Falar das minhas experiências como aluna no sistema modular de ensino, é viajar a um passado sempre cheio de boas histórias e lembranças inesquecíveis.










Sempre estudei na escola pública, desde a educação básica até agora que concluir minha graduação superior. Passei minha infância e adolescência percorrendo os caminhos das escolas, sempre na zona rural, sonhando com objetivos e sonhos que eu precisava alcançar. Naquela época, incalculáveis e até mesmo, desconhecidos para mim. Mas eu sonhava e sonhava muito. Apesar de ter nascido em uma família cheia de professores, na verdade, Tias e meu Pai professor, sempre existiram dificuldades, mas  eu as vencia com muito grado, pois sempre gostei de estudar, sempre me esforcei para tirar as melhores notas, porque  via na escola o único caminho da superação. A vida de criança e de jovem estudante pobre nunca foi fácil e quando esse estudo se dá na zona rural, as dificuldades se multiplicam, mas quem sabe pra onde quer ir  nunca perde no caminho, por mais de espinhoso que ele nos pareça ser.













Nos anos iniciais do fundamental, de 1° ao 5° ano, lembro-me, das pedaladas, das inúmeras quedas e do sol ardente nas minhas costas, lembro-me, da felicidade em ser sobrinha da professora e mais ainda, de ser filha do professor. Era incrível!







Terminado essa fase, mudei de escola e meus objetivos aumentaram, bem como as dificuldades. Eu acordava muito cedo, cedo mesmo. Às 5:30 hs da manhã, eu estava arrumada, preparada para percorrer aproximadamente 13 quilômetros de estrada de chão, no ônibus escolar. Terminei o fundamental maior nessas condições e iníciei o tão esperado Ensino Médio, era um sonho!








No Ensino Médio, descobri à literatura, à filosofia e a apaixonante sociologia, era tudo muito incrível. Estudei no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), onde professores ensinam uma disciplina por meio de módulos, finalizando as quatro avaliações em período de 50 a cinquenta dias. Aprendi muito com todos eles e guardo cada um no coração. Alguns tornaram-se meus amigos, grandes pessoas, aquelas que me incentivaram a lutar e nunca desistir dos estudos. Lembro-me de cada um, alguns esqueci o nome, mas não às lembranças e o sorriso no rosto, frequente em todas às aulas. Vou citá-los aqui, para que eles saibam o quanto foram e são importantes para mim, o quanto contribuíram para minha aprendizagem, dentro e fora de sala de aula. São eles: Rosiane Marques (conterrânea), Adriana Silva (conterrânea), Valdivino Cunha, Hernandes Macedo, Ribamar Oliveira e Rodrigues Lc, dentre tantos outros, que alicerçaram meus conhecimentos construídos até hoje. Lembro-me de encerrar o ensino médio com muitas lágrimas, pois as palavras de afeto, incentivo e amor, abraçaram meu coração, fazendo-me recordar todos os dias que passei para chegar àquele momento. Sou grata a cada um, que apesar das dificuldades, ensinaram para mim e para meus colegas, a importância do conhecimento. Hoje sou professora, graças ao ensino construído por muitas mãos, mãos de professores que atravessavam fronteiras para ENSINAR. Dificilmente eu teria terminado a educação básica e ingressada no ensino superior se não fosse o Some, essa importante ferramenta de inclusão social no campo e por isso mesmo sou eternamente grata por possibilitar não apenas a mim, mas uma legião de jovens do campo terminarem o ensino médio deixando um caminho aberto para o ingresso no ensino superior. Meus parabéns aos Some pelos seus 39 anos de conquistas no campo. Parabéns, professores, vocês são gigantes!



A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Loana Silva, pessoas sorrindo







Loana Farias da Silva

(Graduada em Letras-português, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Professora no Sistema de  Organização Modular do Ensino Fundamental - SOMEF/Tomé-Açu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário