Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de abril de 2019

SOME faz 39 anos.






                                                                                    *Danilo  Costa




O Sistema de organização modular de Ensino chega a 39 anos de serviços prestados as diferentes comunidades deste país chamado Pará. Quilombolas, ribeirinhos, indígenas, assentados pelos programas de reforma agrária, etc.









Os professores e professoras que trabalham neste projeto vitorioso estão de parabéns. Principalmente aqueles que realmente se dedicam ao trabalho junto a estas comunidades carentes de tudo enfrentando os mesmos problemas que os comunitários, alunos e alunas. Estradas ruins, esburacadas, pontes ameaçando cair a qualquer momento poucos kilometros se transformam em desafios de off Road. Moradia para professores e professoras precários às vezes sem nenhumas mobiliárias mesas, cadeiras, etc.





O sucesso do SOME apesar das carências pode ser medido não pelos idebs da vida, mas pela digamos mudanças que o conhecimento trás para suas vidas. El locais de nosso estado onde existem projetos em áreas como mineração, agricultura. Os alunos do SOME com ensino médio completo conseguem empregos melhor remunerados. Em outros casos têm organizados cooperativas extrativistas para conseguir um preço melhor para os produtos naturais de suas comunidades.







Dificuldades a parte alguns de nossos alunos e alunas foram aprovados em vestibulares onde a concorrência é altíssima como em Medicina (sim em medicina), fisioterapia, geologia, agronomia, direito e sem falar nas diversas licenciaturas.






É isso 39 anos de um projeto consolidado desde o primeiro circuito que era Igarapé Açu, Curucá, Nova Timboteua e Igarapé Mirim. E.hoje temos centenas de localidades. Esse gigantismo do SOME já deveria a. Seduc torna-lo um departamento em vez de. continuar projeto. Sendo departamento teria verbas próprias para aperfeiçoamento e fiscalização dos professores e professoras
Sentindo o apoio da Seduc em favor dos alunos e alunas. do.SOME.







*O autor é Professor do Some, 55 anos, desde 1992, trabalhando com a disciplina Química, lotado na 18ª URE, com sede no município de Mãe do Rio.














































































































Fontes: SOME - O  Gigante do Norte e suas Conquistas
             
             SOME  -  Abaetetuba

             Modular Notícias

             Blog do Riba

Nenhum comentário:

Postar um comentário