Total de visualizações de página

domingo, 1 de agosto de 2010

19 de abril - Dia do Índio. Por que não?

 
Em relação ao espaço do leitor “Que homenagem é essa?”,  publicado no jornal O diario do Pará, no inicio de abril de 2009,  gostaria de sugerir a leitura da redação de uma aluna sobre a questão indígena da E.E.E.F.Médio Maria Gabriela, do Conjunto Maguari , em Belém-PA. Ela diz: “ O dia 19 de abril foi criado para passar a impressão de que o estado brasileiro se importa com o indígena , e não foi só isso, criaram também a FUNAI para proteger o direito deles , mas na verdade não é isso que acontece.Geralmente, os índios são lembrados nos livros didáticos como povos do passado, que vivem em matas fechadas, que não usam roupas e etc. Há ! Eles são lembrados também como guerreiros, selvagens, caçadores mas estamos errados em achar isso.

A FUNAI é um órgão governamental, criado para proteger os índios mas não é isso que acontece , pois, grileiros invadem as terras dos indígenas, e aí que eles se tornam agressivos, mas estão no seu direito de se proteger. Hoje,os índios não ficam calados em suas ocas eles agora procuram mostrar que são capazes. Eles mostram isso não brigando,mas trabalhando, já que existem índios sociólogos, advogados, professores e muito mais. A questão indígena não deve ser lembrada só no dia 19 de abril mas todos os dias como uma sociedade diferente da nossa, devemos lembrar isso com muito, muito respeito”
-Estudante:Franciele Morais do Nascimento- Oitava série.

Esta produção textual é um reflexo da metodologia desenvolvida por nós professores de História, portanto, é lamentável perpetuarmos o discurso de que não há mudança na educação, isso é subestimar a inteligência dos alunos e ainda, é pensar que os educadores não vão além do livro didático.

Autora: Professora Esp: Maria de Fátima Santos de Oliveira

* Crédito de Imagem: http://profdiafonso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário