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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CONCURSO DE PARÓDIAS




Um dos projetos que ganhou destaque pela criatividade e participação dos alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) foi o Projeto Concurso de Paródias coordenado pelos professores Gilmar Lira, Raidenize Queiróz de Matos, Maria Oneide R. de Moraes, Sheila Araújo Portela, Ângelo Márcio Souza Silva e Maria Viane Rodrigues Santos que foi executado nos meses de fevereiro, março e abril do ano passado , correspondente ao primeiro módulo da localidade do Distrito de Campo Verde, Km 30 em Itaituba, aqui no Pará.


O trabalho que descreve diretrizes pedagógicas que nortearam o projeto, que foi realizado no período de 23  de fevereiro à 14 de abril de 2009, com alunos do ensino fundamental e médio, na Escola Municipal "Engenheiro Francisco Barros", que buscou desenvolver uma cultura metodológica de ensino interdisciplinar.
Segundo sua justificativa, as sociedades contemporâneas têm a escola como um importante mecanismo de produção, reprodução e fortalecimento das identidades nacionais. Esta, enquanto instituição responsável pela transmissão de valores, costumes que assimilados construirão fontes de acesso de novos conhecimentos sociais, deve reconhecer, valorizar e incentivar a diversidade da produção artística cultural que, a priori fundamenta-se na vida do homem em sociedade e por isso alicerça-se em princípios da cidadania.


Neste sentido, a escola necessita implementar propostas medológicas de ensino que dinamizam o processo ensino aprendizagem, valorizem a cultura de todos e envolvam a comunidade, transformando o currículo em um espaço de produção, manifestação diversificada e internização da cultura dos sujeitos. Através de uma abordagem metodológica de práxis diversificada e interacionista, pois conseguirá superar a realidade de um ensino mecânico e alienador, transformando a cultura local em pontos de acesso ao conhecimento de outras culturas.


Diante disso, o projeto "Concurso de Paródias", buscou desenvolver com seus alunos, oportunidades  que incentivem a expressão de suas produções artísticas desenvolvidas em sala de aula, visando o desvelar de um currículo interdisciplinar que edifique a construção de uma educação para além do conteúdo, dizemos para o exercício da cidadania.


Entre os principais objetivos, nós temos: despertar o interesse por textos musicais; incentivar a criação artística; proporcionar a integração através de troca de idéias; desenvolver a capacidade de trabalho em grupo; valorizar as diversas formas de expressão da arte e levar o aluno a descobrir seu potencial.


Sua metodologia foi a seguinte: apresentação do objetivo do projeto ao público alvo; discussão com o público alvo para a redefinição do projeto; montagem do cronograma das atividades; construção do regulamento do concurso; ensaios; exposição do material produzido e premiação aos vencedores.


Para os educadores que foram responsáveis pelo projeto, a vivência durante a execução foi fundamental para a construção dos conhecimentos não só dos alunos e professores; assim como a comunidade.     

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