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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PARABÉNS. ABAETETUBA. NÓS TE ABRAÇAMOS. (II)

Dentro das comemorações do aniversário no próximo domingo(15.08) de Abaetetuba, estou divulgando a contribuição do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) para o engrandecimento do município.
Além dos professores do SOME desenvolverem suas atividades profissionais durante 50 dias letivos em sala de aula, devido o calendário específico do Programa, eles executam projetos pedagógicos, conforme a realidade de cada localidade. Entre esses projetos nós temos o Iaça – Açai , que foi executado nos dias 28 e 29 de outubro de 2009, na Escola Municipal “Nossa Senhora de Guadalupe”, no Rio Tucumanduba pelos professores Augusto Jorge, de Artes; Maria Mêrces, de Língua Portuguesa; Roseana Arnaud, de Língua Portuguesa; Odirley Ferreira, de Matemática.

IAÇA - AÇAI

Segundo o projeto Iaça – Açai executado pelos professores, o SOME (Sistema de Organização Modular de Ensino) é um projeto do governo do Estado do Pará em parceria com os governos municipais que tem como objetivo principal oferecer as localidades rurais, educação formal (Ensino Fundamental maior e Ensino Médio), através de profissionais especializados nas diversas áreas de conhecimento. O projeto funciona num total de 200 dias letivos, dividido em quatro módulos de 50 dias cada. Atualmente, em Abaetetuba ele funciona em 21 localidades atendendo aproximadamente, 3000 alunos.
O município de Abaetetuba possui uma extensão territorial de 1090 km², onde se concentram 138.200 habitantes (IBGE, 2008), localiza-se a 70 km a sudoeste da cidade de Belém, capital do Estado do Pará. A cidade situa-se a margem direita do rio Maratauira e faz parte da Mesorregião do nordeste paraense, juntamente com os municípios de Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.
Abaetetuba tem uma extensa rede hidrográfica, com rios navegáveis em quase toda a sua extensão, além de inúmeros furos e igarapés. Este município se caracteriza como um verdadeiro arquipélago, devido a quantidade de ilhas em seu território. Quarenta e cinco delas formam a chamada “Zona da Ilhas”. Vinte delas são atendidas pelos trabalhos educacionais do SOME – ABAETETUBA, são elas: Ajuaí, Paruru, Mauba, Panacuera, Tucumanduba, Piquiarana, Itacuruçá, Maracapucu Sagrado, Maracapucu

Médio, Maracapucu Mário Lanciotti, Paramajó, Sapucajuba, Rio Doce, Rio da Prata, Sirituba, Capim, Xingu, Guajará de Beja, Caripetuba e Urubuéua Fátima.
Em setembro de 2009, foi formada uma equipe de 04 (quatro) professores (Mª Mercês – Língua Portuguesa, Roseana Arnaud – Lingua Portuguesa e Inglesa, Odirley – Matemático e Augusto Jorge - Artes) para desenvolverem suas atividades educacionais do 3º módulo, na localidade do Rio Tucumanduba na Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe
Esta ilha fica aproximadamente uma hora de rabeta ou duas horas de “pô-pô-pô” da sede. O processo educacional acontece na Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe – Rio Tucumanduba, funciona com 04 salas, 01 diretoria, 01 copa- cozinha, 01 biblioteca. Apresenta um quadro funcional 01 responsável, 01 secretario, professores Municipais, 04 professores estaduais (SOME), 04 serventes, 01 educador social.
Para os professores falar em educação ambiental nos remete a um ponto principal: educar para preservar. E por se tratar de uma questão social, sua complexidade faz com que todas as áreas de conhecimento estejam pré dispostas a tratar desse assunto. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
[...] Ao longo da história, o homem transformou-se pela modificação do meio ambiente, criou cultura, estabeleceu relações econômicas, modos de comunicação com a natureza e com os outros. Mas é preciso refletir sobre como devem ser essas relações socioeconômicas e ambientais, para se tomar decisões adequadas a cada passo, na direção das metas desejadas por todos: o crescimento cultural, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.” (PCN, pag. 33)
Preocupados com essas relações socioeconômicas, ambientais e culturais no local onde estamos trabalhando foi que sentimos a necessidade de realizar uma pesquisa que possibilitasse ampliar o conhecimento no que diz respeito a um fruto tão querido por nossa gente o AÇAI. Acreditamos que um maior conhecimento relacionado ao seu cultivo, manejo, industrialização, consumo, etc ajudará as famílias ribeirinhas, mais especificamente, as do Rio Tucumanduba, a melhorar sua qualidade de vida.
Pois sabemos que existe uma política social que amplia os horizontes e dão sustentabilidade para essas famílias e é de nossa responsabilidade, como educadores do Sistema Modular, observar as diversidades e contrastes sociais que existem nessas localidades e ampliar as perspectivas dos ribeirinhos no que diz respeito à qualidade de


vida e fomentar a discussão sobre temas que venham se transformar em ações que possam trazer melhorias para essas comunidades que tanto se esforçam para chegar a essa tão almejada “qualidade de vida”.
Diante disso elaboramos um projeto de pesquisa denominado IAÇA-AÇAI, com o objetivo de iniciar uma discussão sobre o objeto de estudo o açaí, ampliar os conhecimentos de nossos alunos e da comunidade, resgatar valores e pô-los em prática. Para isso nossos alunos participarão de palestras, entrevistarão práticos de manejo de açaí, buscarão informações sobre o tema em livros, revistas, jornais e internet, produzirão artesanatos, a culinária do açaí, farão apresentações de danças, teatros, lendas, músicas e divulgarão para toda a comunidade escolar.
É nesse sentido que a equipe do sistema modular de ensino vem ampliando e exercendo fundamental presença através de projetos que tem como propósito esclarecer e resgatar valores que as comunidades estão perdendo devido o avanço tecnológico. Pois temos consciência de que um individuo bem informado e contextualizado à região em que esta inserido, tornar-se-á um cidadão critico e agente de uma nova forma de encarar a vida e suas dificuldades.
Não pretendemos com esse projeto eliminar ou resolver entraves que vem se perpetuando durante décadas. Sabemos que existem fronteiras a serem alcançadas e que não devemos cruzar os braços diante das situações de abandono social, como energia, água potável, elementos básicos fundamentais para a subsistência do ser humano.
O projeto IAÇA-AÇAI surge como elemento básico dentro de um contexto social de diversidades culturais que precisa ser organizado para que tenham êxito na nossa proposta que convida toda a comunidade a pensar e a refletir:




  • Que tipo de sociedade queremos?




  • O que posso fazer para melhorar?




  • Sou objeto ou sujeito da sociedade?




  • Que escola queremos para os nossos filhos?




  • Qual a importância do açaí nesse contexto político, social, econômico e educacional?


É com esse pensar que se justifica o porquê da construção de um projeto que venha acrescentar e instigar a comunidade ribeirinha sobre o papel que se esta exercendo dentro de sua comunidade e compartilhar o sonho - o desejo - de melhorar e melhorar em todos os sentidos.
Nesse sentido, eles tem como objetivo geral: ampliar os conhecimentos de nossos alunos e da comunidade sobre o objeto de estudo: o açaí.
Entre os objetivos gerais podemos verificar: Possibilitar ao aluno informações sobre a sua realidade ambiental; Resgatar valores e conhecimentos sobre o açaí; Reaproveitar produtos originários do açaí; Promover debates que possibilitem aos alunos e à comunidade escolar melhores esclarecimentos sobre o açaí. Ampliar seu conhecimento de mundo através de palestras, vídeos, fotos, reportagens, etc; Expor os resultados da pesquisa através de teatros, danças, cartazes, dissertações, entre outros aos moradores da comunidade local e sensibilizar a comunidade escolar em relação à preservação do açaí.
Quanto a sua metodologia, podemos perceber: Apresentação do projeto à comunidade em geral; Discutir com o corpo docente e discente propostas que encaminhem as ações; Divulgar para toda a comunidade o projeto e seus objetivos; Preparar ofícios e convites para entidades e órgãos governamentais; Inserir o objeto de estudo o açaí no currículo (conhecimentos empíricos e científicos); Estabelecer cronogramas de atividades.
Durante o período das aulas os educadores estarão orientando e direcionando atividades voltadas para o tema proposto de acordo com sua área de conhecimento.
Nos dias 28 e 29/10/2009 acontecerão palestras e apresentações culturais para a comunidade escolar.
O professores avaliaram: Os alunos divulgarão seus trabalhos através de cartazes, danças, teatros, artesanatos e culinária para a comunidade escolar local. O processo avaliativo acontecerá do inicio ao fim do projeto; alunos nas apresentações de teatros, danças, cartazes, músicas, culinária, desfiles, etc.
Segundo os professores foi um sucesso , visto que, o projeto IAÇA AÇAI teve como propósito de esclarecer e resgatar valores que nossas comunidades estão perdendo ou desconhecem.

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