Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ANA JÚLIA TRANFORMA

A governadora Ana Júlia Carepa transforma o estado do Pará através dos compromissos assumidos durante campanha. Vejamos alguns aspectos. Com a Secretaria Estadual de Educação, através do Projeto do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), não foi diferente.

Neste breve olhar do SOME durante seus 30 anos de educação no campo, podemos observar, que com seu surgimento em 1980, o projeto é a concretização de um projeto piloto iniciado nos municípios de Nova Timboteua, Curuçá, Igarapé – Açu e Igarapé – Miri. Claro, que visava  atender as comunidades do interior do Estado que não tinham acesso ao ensino do 2º grau, hoje o nosso ensino médio, pela rede convencional de ensino.

O SOME é operacionalizado através de blocos ou módulos de disciplinas que atende cada comunidade com bloco de disciplinas durante quatro módulos de 50 dias letivos cada, que correspondem aos 200 dias.

Quando a governadora assumiu em 2007 o governo do estado, começou a transformação como o módulo retorna para 50 dias letivos em quatro módulos, no governo passado nós tínhamos cinco módulos de 40 dias, portanto reduzindo os dias para o aprendizado dos alunos, nós modificamos, qualificando o quadro de professores e ampliamos os dias do calendário.

A importância do resgate da metodologia de circuitos e os assessoramentos nas localidades onde funciona o SOME, dando visibilidade da presença do Estado.

Com o PCCR assinado pela governadora garante gratificação de deslocamento em cima de 100% do vencimento base e gratificação de escolaridade.

Estabilizou a carga horária aberta através de contratação, chamada de concursos e reposições.

Outros aspectos interessantes foi o resgate dos encontros estudantis e planejamento do SOME.

Além da realização de GTs para estudo da proposta curricular; assim como para a regulamentação do SOME.

Dados são importantes para mostrar a transformação no SOME. Enquanto em 2006 nós tínhamos matriculado 27.198 alunos; hoje temos 31.300, demonstrando aumento significativo, dentro de um estado que mais cresce em todo o mundo.

Em 2006 o SOME funcionava em 74 municípios; enquanto hoje temos 96.

Em 2006 tínhamos 266 localidades, no momento têm 425, portanto o SOME ampliou.

Quanto ao quadro de professores, enquanto em 2006 o SOME possuía 774, hoje aumentou e têm 919.

Durante esses três anos e sete meses, o governo Ana Júlia sempre se comprometeu com a população mais excluída da sociedade em se tratando de educação do campo e é dessa forma que não vamos querer o retorno de governo da velha oligarquia, direita, populista, oportunistas e neoliberais. Ana Júlia Transforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário