Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FOLCLORE REGIONAL




O Projeto cultural desenvolvido pela Professora do Sistema de Organização Modular de Ensino(SOME) Severa Paes de Almeida, tendo como tema "Folclore Regional" foi executado na localidade de Campo Verde em Itaituba no Pará em outubro de 2009.

Segundo a apresentação do projeto no dia 22 de agosto comemora-se o dia internacional do folclore. Data esta que passa despercebida pela maioria da população.

O folclore faz parte da vida de todo mundo,significa tudo que vai sendo passado de pai para filho como herança cultural. Todas as histórias,lendas, mitos, supertições, versos, ditos populares, danças, jogos e brincadeiras que aprendemos,são considerados folclores. Até mesmo as festas populares como: carnaval, festas juninas, círio,comemorações natalinas e páscoa, além do artesanato e algumas receitas de culinária, também são consideradas manifestações folclóricas.

O folclore brasileiro é bastante rico. Para preservá-lo e difundi-lo, o governo criou a Companhia de Defesa do Folclore Brasileira ligada ao Ministério da Cultura.

Em sua justificativa o projeto enfatiza que falar em folclore paraense é dá um mergulho no passado. É perceber que o saber nesse imenso mundo que envolve o folclore paraense.

É perceber que o saber popular envolve uma cultura criada e divulgada pelo contato entre pessoas.
Que a formação do folclore paraense é rico, já que teve suas origens nos elementos de nossa formação.
Observando a comunidade de Campo Verde - Itaituba percebe-se a diversidade cultural. Sendo, conforme a necessidade de mostrar a cultura, seja através das danças, brincadeiras, lendas, comida típicas, artesanato, ervas medicinais, ditos populares, etc.. 

Dessa forma, a escola torna-se um meio facilitador dessa descoberta, onde cabe ao professor criar momentos para que educando sinta o desejo de resgatar no folclore suas raízes e heranças, além de proporcionar a interação escola, família e comunidade.

O seu principal objetivo é proporcionar oportunidades de conhecer, vivenciar e  valorizar o folclore nacional de forma prazerosa.

Quanto a sua metodologia teve a gincana cultural que foi organizada através da exposição em barracas de produtos regionais, artesanato, comidas típicas,dramatização de lendas, demonstração de brinquedos e apresentação de paródias com ditados populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário