Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A CABANAGEM: DAS IDÉIAS À REVOLUÇÃO

O 07 de janeiro de 1835 é uma data memorável se levado em conta que naquele período teve início a Revolução da Cabanagem, movimento que retrata a revolta de uma população que desejava no mínimo " o direito de lutar pelo que foi negado aos habitantes da região, o direito elementar da cidadania". A organização da sociedade Imperial com suas funções definidas foi fator determinante naquele momento, pois, a função da "boa sociedade" era governar, administrar,manter a "ordem" alijando a maioria da população desse processo, ou seja, é na distribuição das funções que aparece a marca daquela sociedade - a desigualdade social.
Assim o povo sofrido mostrou mais uma vez, agora na Província do Grão-Pará, que tinha que se organizar e lutar contra os responsáveis pela exploração social. O tráfico das idéias contribuiu decisivamente na organização dessa luta.

No ideário cabano salienta-se a figura de pessoas consideradas intelectuais como Felipe Alberto Patroni, Frei Francisco Luis Zagalo e o Padre João Batista Gonçalves Campos. Todos definidores do projeto político-ideológico no processo desencadeador dos acontecimentos revolucionários no Grão-Pará.As idéias incomodavam os representantes do governo central.

Batista Campos morreu acidentalmente em 31 de dezembro de 1834, sem poder ver o desfecho do seu ideal - a Revolução. Contudo, este fato foi o motor propulsor de união entre as facções no movimento cabano.

Os cabanos "basicamente índios, negros,mestiços de todas as combinações étnicas,libertos ou escravos, souberam organizar-se.E levaram sua luta às últimas  consequências até a tomada do poder".

Instalou-se o primeiro governo cabano com Félix Clemente Malcher,mas em virtude do seu autoritarismo foi deposto. Assumiu Francisco Pedro Vinagre.

Para sufocar o movimento cabano, chega do Rio de Janeiro o representante do Império,Marechal Rodrigues. Francisco Vinagre negocia o poder. Antônio Vinagre e seu grupo não aceitando esta negociação mobilizam pessoas do interior para o segundo ataque a Belém. Na Vigia assaltamo Trem de Guerra a fim de reforçar o armamento.

Um outro recurso utilizado pelo Império foi o Corpo de Trabalhadores,cujo objetivo era suprir a escassa mão-de-obra e sufocar imediatamente o movimento cabano.

O fim da Cabanagem representa também a extinção de muitos lugares,povoações, freguesias e vilas habitadas por tapuios e mestiços.O saldo humano foi muito pesado.Mas não devemos esquecer que a bandeira revolucionária era "Vencer ou Morrer". A maioria morreu.

Em outras palavras: "Os monstros da tirania cortaram cabeças e alimentaram-se de sangue. Tiveram forças para matar o corpo, mas (...) com suas baionetas e torturas, não puderam matar a idéia,porque está é sagrada e tão grande como o mundo. ... A idéia não morre", segundo Eduardo Angelim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário