Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ENGENHARIA POLÍTICA

Após o processo eleitoral, que culminou as eleições de Deputados estaduais,  federais e Senadores; além da Presidência da República, com Dilma Rousseff, começa a conquista dos espaços políticos das tendências, grupos e aliados.

Todas as articulações políticas e promessas que foram feitas antes das eleições, vem a cobrança, agora. Percebe-se, que o candidato eleito e assessores, precisam ter o domínio dos espaços que irão ocupar. No caso dos governadores e Presidente, ter a "máquina" na mão é fundamental. Precisa-se ter conhecimento da estrutura e funcionamento das secretarias, ministérios, orgãos e setores ligados ao Estado ou União. Diante disso, é necessário fazer essa engenharia política. Por exemplo, considero estratégico, todo governador, prefeito e Presidente da República ter sob controle a Secretaria da Fazenda, a Secretaria da Administração, Secretaria de Educação e Secretaria da Saúde. Na Secretaria da Fazenda você tem o controle da receita que entra e o dinheiro que sai; na Secretaria de Administração, sob sua tutela, você tem o controle dos servidores, procurando sempre que possível oferecer formação para eles com cursos, principalmente que qualifique a mão-de-obra no Estado/País, como aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Dessa forma, você trás para próximas eleições votos dos servidores e famílias. A Secretaria de Educação e Saúde, são estratégicas, pelo fato de ter os maiores números de servidores dos Municípios, Estados e País; claro que terão que ter ações concretas onde proporcionará a população benefícios. Com isso, já é o suficiente, pensar na próxima eleição, sem esquecer a Secretaria de Comunicação para divulgação das ações e dos movimentos sociais, que trazem as demandas necessárias para o povo.


Voltando para o tema, com esse controle é postos os espaços para os grupos e aliados. Hoje, no período democrático, as diversas categorias que não tiveram oportunidades de usufruir do poder político em vários momentos da nossa história, estão tendo, inclusive, chegando a cargos importantes, como é o caso de Lula da Silva, para Presidente, entre outros.

Penso que, também, neste momento os diversos interesses estão em jogo e a disputa pelos espaços, dependendo do partido vencedor, decide. seja pelo critério do partido, do grupo, da tendência, do "amigo", da amante, família ou competência técnica.

Para a "panelinha" que decide, esperamos que os indicados veja e reveja as ânsias, expectativas e perspectivas do povo, se tornando realidade e ajude na construção de uma sociedade justa e digna.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário