Total de visualizações de página

sábado, 27 de novembro de 2010

A MÚSICA PARA OS HEBREUS DO ANTIGO TESTAMENTO

Ao descreverem a música e seu papel na vida dos hebreus do Antigo Testamento, alguns autores, salientam que, muito provavelmente, esta forma de expressão tenha integrado a vida deste povo, antes que estes se tornassem cativos no Egito, como parte importante de sua cultura. Sabe-se, entretanto, que as habilidades e conhecimentos musicais deste povo foram esquecidas durante várias gerações no ambiente musical egípcio.

A religião hebraica tinha como um dos valores importantes a concepção de que o homem e a mulher são iguais perante Deus. Assim, cantos e danças eram praticados por indivíduo de ambos os sexos, como forma de servir a Deus. Nesta cultura, portanto, a música tinha como função proporcionar  momentos onde todos poderiam manifestar sua religiosidade. Sabe-se, também, que Moisés estimulava opovo a aprender música, tinha conhecimento musical, e é provável que entendesse a relação entre a música egípcia e a religião. É possível, inclusive, que tenha frequentado escolas especiais para a música litúrgica em Memphis.

Ao chegarem em Canaã, os hebreus estabeleceram uma nova cultura, onde a música e a poesia também eram empregadas, supõem-se que a pintura e a escultura estavam ausentes, uma vez que existia a proibição de ter imagens gravadas.

Podemos pensar, portanto, que a cultura hebraica parece ser um exemplo onde, embora a arte reforçasse os ideais do Estado, este, pelo menos na concepção de alguns autores, parece estabelecer a igualdade como valor importante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário