Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

XENOFOBIA

Considerando a Xenofobia como um aspecto que leva parte da população a ter aversão a tudo àquilo que trata a outras raças ou culturas, temos que levar em conta todo um processo de formação de uma sociedade.

Sabendo que o xenófobo caracteriza-se pelo radicalismo exacerbado do medo descontrolado em relação a pessoas ou grupos diferentes ou pelo nacionalismo excessivo.

Sentimento dessa natureza continua não só no Brasil, como em todo o mundo. Um exemplo, claro, é no continente europeu, onde o processo migratório é muito intenso há bastante tempo. Isto faz com que aprofunde a justificativa de determinadas ações e atos provocados pelos grupos que defendem as doutrinas xenófobas, principalmente no período de crise, onde parte às vezes até de partidos políticos e grupos de extrema direita.

Na Grécia antiga o ódio ao estrangeiro era institucionalizado, fazendo com eles não tivessem direitos políticos nenhum, apenas servia a classe dominante e pagava altas taxas através dos impostos, o que outras classes não pagavam.

Temos que combater essa espécie de racismo contra os imigrantes, minorias étnica e estrangeiros, podendo lutar pelas políticas públicas consistentes à discriminação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário