Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BELÉM DO PARÁ – 395 anos

Segundo Teodoro Braga: “Castelo Branco encontrou um ponto de chão firme, que julgou mais apropriado para a povoação que ia fundar. Era uma península formada à margem direita do rio Guamá, ao desembocar no Guajará. Esse ponto escolhido ficava a 06 léguas da barra do rio, cuja dificuldade de acesso era garantia de defesa para a nascente povoação. A situação escolhida era estratégica”.

Falar desta data tem-se que ver todo um processo antes da chegada dos europeus na América.

Não podemos esquecer que entre os anos de 1580 e 1640, tanto Portugal como Espanha estavam juntos, sendo ,portanto, governado pelo mesmo Rei. Como sabemos, havia, naquele momento, um grande interesse dos portugueses em expandir suas terras além do limite definido no Tratado do Tordesilhas. Como do seu interesse, a burguesia metropolitana portuguesa, ocupou várias áreas ultrapassando o seu território.

Naquele momento o projeto do Estado português era mesmo a ocupação militar ou as ordens religiosas nas terras das Américas. E as forças militares foi o primeiro objetivo da Coroa na Amazônia. Também, não é novidade, que recebíamos a visita tanto dos ingleses, como dos holandeses e franceses, em fins do século XVI.

Então, dessa forma, o Estado português manda construir vários fortes na Amazônia. Entre eles, temos o “Forte do Presépio”, que foi feito em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco e considerado o primeiro nas intenções dos portugueses. Assim, também, foi criado a Vila de Santa Maria de Belém do Grão Pará, que atualmente, é Belém, do estado do Pará, sendo substituído pelo Forte do Castelo, no momento.

Hoje, 12 de janeiro de 2011 e seus 395 anos significam falar de seus encantos, prazeres e vida profissional. A sua beleza vem desde o período colonial, com as construções de grandes prédios e verdadeiros palácios, principalmente através das ordens da Igreja Católica, que fincaram por aqui por um bom período, só saíram quando são expulsos pelo Estado Português. Depois, temos final do século XVIII e início do século XIX, na era do BOM DA BORRACHA, Belém, torna-se ou se parece com cidade européia, é a civilização chegando. Hoje, Belém absorve muitos nordestinos, que estão contribuindo para a economia do município; assim como muita gente de outros países. Belém tem um grande destaque no cenário amazônico, por ser o centro comercial. É um dos municípios que mais cresce no mundo. Não podemos negar está precisando de muita atenção das autoridades, mas ainda é linda, formosa e bela. Parabéns Belém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário