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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DALCÍDIO JURANDIR


Em 2004, a Professora de História Maria de Fátima Santos de Oliveira, da Escola Estadual Fundamental e Médio “Maria Gabriela Ramos de Oliveira”, em Belém- Pará , apresentou na Universidade da Amazônia ( UNAMA), a monografia intitulada “ EDUCAÇÃO NO GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: Um olhar de Dalcídio Jurandir”, para obtenção do título de Especialista em História da Amazônia .

O presente estudo tem como objetivo central refletir sobre procedimento ensino- aprendizagem na Escola Estadual “Barão do Rio Branco”, frente aos desafios propostos pelas abordagens teórico metodológicas das diversas áreas de conhecimento presentes nas prescrições curriculares em vigor.

Dar voz aos alunos e professores através de sua vida cotidiana escolar, constitui relevância desta pesquisa, que buscou na análise da coleta de dados identificar mudanças nos paradigmas da educação .Portanto, no decorrer da pesquisa, a abordagem sobre a educação percorre caminhos diferentes do tradicional, melhor dizendo, “uso a literatura para fazer diálogo com a História possibilitando a discussão entre o fato histórico e o fictício .A educação escolar do século XX, será analisada através das narrativas de Dalcídio Jurandir, na obra Passagem dos Inocentes(1984) e para sinalizar a educação atual, tomo por base o que dispõe a Pedagogia das Competências”.

E continua “o que motivou a escolher este tema foi à importância de um estudo referencial para conhecer o cotidiano do Grupo Escolar ‘Barão do Rio Branco’, no Século XX, Escola que foi palco da vida estudantil de Dalcidio Jurandir, nos anos de 1922 a1924. Na obra Passagem dos Inocentes, Dalcidio fez do Alfredo, personagem principal, e, portanto, o porta – voz dos alunos”.

Este trabalho está dividido em dois capítulos. No Capitulo I, procurando dar voz ao aluno, uso as narrativas de Alfredo, o aluno que vem do Marajó, interior do Estado, para conseguir uma vida melhor através do estudo em Belém. “Já “na capital, consegue vaga na escola pública, no Grupo Escolar” Barão do Rio Branco”. Mas, não gosta das aulas. Por que Será?

No Capitulo II, as abordagens são questões de ordem teórica e análise da pesquisa de campo, ressaltando as dificuldades percebidas pelos professores e alunos nas relações ensino-aprendizagem nos dias atuais na Escola Estadual “Barão do Rio Branco”.

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