Total de visualizações de página

domingo, 16 de janeiro de 2011

História e Geografia de Quatro Bocas (Maracanã)

A importância da versão histórica e geográfica de Quatro Bocas. A história registra para a posterioridade a ordem dos fatos que ocorrem na vida dos povos. A história de Quatro Bocas, no município de Maracanã corresponde a um acervo que vem desafiando estudiosos no campo da pesquisa. Por exemplo, a data de fundação dessa localidade e aniversário não foi possível registrar, pois os antigos moradores não a lembram mais, certamente esse processo de ocupação do povoado de Quatro Bocas, foi iniciada pelo primeiro morador, por volta de 1910, o senhor Domingos Rodrigues( Guariba) após alguns meses veio a segunda família, sendo a do senhor Jósimo Nobre e seus filhos, o qual começou a dividir o povoado , logo depois veio a terceira família, a do senhor Júlio Modesto Filho, Alexandrina da Costa Modesto Hermina da Conceição Modesto.

Pode-se dizer então que essas pessoas ficaram conhecidas como os primeiros moradores de Quatro Bocas.

Essa versão histórica e geográfica tem consistência no contexto dos fatos temáticos sobre a origem de Quatro Bocas; assim afirma a Senhora Antônia Balga, moradora da comunidade nativa, de 75 anos.

Outros moradores relatam que o povoado recebeu essa denominação por ter quatro direções e sentidos iguais.

Passando, então, a ser conhecida, atualmente como Vila de Quatro Bocas, possuindo, hoje 1000 habitantes, com uma área de 1450 m² e seus limites são ao Norte com 40 de Mocooca; A leste com o Maia; ao Sul com Apeí e a Oeste com Nazaré do Seco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário