Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Religião em Quatro Bocas (Maracanã)

IGREJA EVANGÉLICA DE CRISTO

Nos 22 de maio de 1984, com a chegada de uma missão de Belém a Quatro Bocas, formada pelos presbíteros João Cunha e João Nascimento para conversar com os moradores no intuito de formar um grupo de pelo menos 07 pessoas, para dar início a um ponto de pregação da Igreja.

Passou alguns dias no lugar, conseguiram conquistar vários pretendentes, e aqui posso citar dois, o senhor Amanso Aleixo e Maria Lúcia.

Com o passar do tempo foi adquirindo mais congregados e hoje já podemos ver mais de 50 pessoas que foram conquistadas pelo “Amor de Deus”. E a Igreja está sob o comando da direção do presbítero Milton Pinheiro.


A CRENÇA NO PAJÉ

Muitas vezes vem do pai para o filho. Tem pajé que tem dom de benzer e não de “cura” outros tem o dom de fazer trabalho, enxerga algo diferente que às vezes lhe prejudicam.

Aqui, em Quatro Bocas tem um conhecido que só faz benzer “Quebranto”, vento caído. Essas são algumas crendices populares ou doenças para a comunidade amazônica, aparecem nas crianças. Então eles benzem e elas ficam com boa saúde.

Esses rituais ou costumes são vindos de gerações anteriores, que ainda, permanecem no momento.


MINISTÉRIO DE HÁGAPI

A Igreja chegou à localidade de Quatro Bocas no ano de 2009, no mês de Fevereiro, mas para que ela pudesse ser instalada, foi preciso a ajuda da irmã Naíde.

A Congregação é centrada na Vila Nova, na localidade de Quatro Bocas. Liderada pelo irmão Ronaldo Mendes.

O seu principal objetivo é de “ganhar almas para o Senhor Jesus” para a salvação daqueles que aceitam.


IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS

A Igreja Assembléia de Deus do Campo dos 40 do Mocooca é liderada pelo pastor Edilson Cardoso.

A religião chegou em Quatro Bocas com pouca força, mas aos poucos foi ganhando impulso. Chegou a aproximadamente entre 1989 e 1990.

Tendo, hoje, sua Congregação situada em frente a Escola Municipal “José Bonifácio” na Vila de Quatro Bocas, tendo como dirigente atual Ozias, com cultos aos domingos, quarta e sexta; assim como cultos ao ar livre.

O seu objetivo é de propagar o Evangelho de Deus.


IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica foi trazida para a localidade de Quatro Bocas pelo padre italiano Franco que viveu no município a 22 anos, sendo fundada, portanto no ano de 1975.

A comunidade contribui com a expansão da igreja, neste momento de chegada e um destaque foi o senhor Protázio de Almeida Santos, sendo a primeira missa celebrada em baixo de uma árvore grande, a sumaumeira, que fica localizada em frente a Escola, onde muitas pessoas foram batizadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário