Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Educação em Quatro Bocas (Maracanã)

No momento nós temos várias modalidades de ensino que funcionam em nossa Vila, em diversas escolas do município.

A Escola Municipal “José Bonifácio” surgiu na Vila de Quatro Bocas com vários nomes, sendo o primeiro: Escola Isolada “José Bonifácio”; o segundo: Escola Reunida “José Bonifácio”; o terceiro nome: Escola Estadual “José Bonifácio” e o quarto e último Escola Municipal “José Bonifácio”.

Por que José Bonifácio? Devido no município de Maracanã não existia nome de escola com o nome do Patrono da Independência do Brasil, por isso acharam por não terem nomes de antepassados de muitos governos anteriores, colocaram o nome desta unidade escolar “José Bonifácio”, devido ao nome do grande patrono da independência que foi “José Bonifácio”.

Na verdade a escolha ficou conhecida no dia de sua fundação que foi no ano de 1979, pela administração da Prefeita, Altair da Costa Alves Ferreira, e do Governador do Estado da época que era Alacid Nunes e do Secretario Estadual de Educação Dionísio Haje.

Sendo seus primeiros professores: Marineth Santos Martins, Regina Balga, Lauro Fonseca Borcém e Oudino Modesto.

Com esse processo de municipalização, a Escola “José Bonifácio” cedeu espaço, no ano de 2004 ao ensino médio, através do Grupo Especial de Ensino Médio (GEEM). Hoje, com mais duas salas de aula, já implantada e funcionando na mesma Escola, continua cedendo espaço para esta modalidade.

No momento, a Escola conta com 431 alunos da rede de ensino fundamental, 45 alunos de educação infantil, 173 do ensino médio e 60 do EJA. Ela,também conta com 36 funcionários que pertencem ao município de Maracanã, 18 professores, 08 serventes, 03 vigias, 02 porteiros, 03 secretários, 01 diretor e 01 técnico.

É composta por 06 salas, 01 secretaria, 01 cantina, 02 banheiros, 01 espaço para educação física e é dividido em 04 turnos, sendo manhã, intermediário, tarde e noite, sendo composta por 22 turmas.

O pré-escolar “Júlio Modesto II”, foi fundado na escola municipal “José Bonifácio”, há 25 anos, sendo seu fundador Eliezer de Almeida Santos, como seu primeiro professor. O nome vem em homenagem ao primeiro professor de Quatro Bocas. Em virtude desta situação, foi criado uma Associação Júlio Modesto, que com isso criaram mais 03: o pré-escolar Júlio Modesto I, que fica localizado, no Nazaré do Seco; Júlio Modesto II, em Quatro Bocas e Júlio Modesto III, no 40 do Mocooca.

No momento, o pré-escolar “Júlio Modesto II”, de Quatro Bocas, funciona com 42 alunos, 02 professores e 01 servente

2 comentários:

  1. Quantos escolas municipais existem em Quatro Bocas

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber quantas escolas de ensino fundamental existem em Quatro Bocas.

    ResponderExcluir