Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PROPOSTA DE ENSINO DE BIOLOGIA

No ano de 2008, nas localidades onde funciona o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no município de Santarém, foi executado a proposta pedagógica do ensino da disciplina de Biologia pelos professores: Alena Maísa Batista Paulino, Doriane Ribeiro da Silva, Maria Suely da Silva Rêgo, Mary Solange Sousa Monteiro e Richardson Sousa Campos.

Para o 1º ano, a referida proposta tinha como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento do aluno como um todo, preparando-o para que esteja apto a dominar o seu meio físico e social, bem como favorecer o desenvolvimento cognitivo e aguçar o seu poder de discernimento, a fim de poder interferir na sua realidade com responsabilidade e respeito ao ambiente.

Dessa forma, podemos perceber que enquanto objetivos específicos, foram os seguintes: Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia; Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos; Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais,religiosos e tecnológicos; Conhecer diferentes formas de obter informações( observação, experimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo; Expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos; selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados; Identificar os níveis de organização dos seres vivos: da célula ao organismo; Relacionar os componentes químicos às estruturas celulares e suas respectivas funções; Analisar a importância das substância( inorgânicas e orgânicas) essenciais ao metabolismo humano,enfatizando as fontes alimentares regionais; Diferenciar células procarióticas de eucarióticas; Descrever processos de transporte ativo e passivo de substâncias através de membranas biológicas, enfatizando a importância dos mesmos na defesa e nutrição dos organismos; identificar as organelas citoplasmáticas e os componentes do citoesqueleto, descrevendo sus estrutura e funções; Estabelecer diferenças entre células animais e vegetais e Reconhecer a importância dos processos de fotossíntese e respiração celular relacionando-os às demais funções celulares; entre outros.

Levando em consideração a organização e seleção dos conteúdos, temos, segundo a proposta para o 1º  Ano.

No 1º Bimestre : A Biologia como ciência; Características dos seres vivos; Níveis estruturais de organização dos seres vivos; Composição química da célula; A água e os sais minerais; Proteinas; Vitaminas; Uma visão geral da célula e Biomembranas.

Para o 2º Bimestre:  Componentes estruturais do citoplasma; Retículo endoplamático; Mitocôndrias; Cloroplastos  e Quimiossíntese.

Para o 3º Bimestre: Núcleo; Ciclo celular e a função das ciclinas no ciclo celular.

Para o 4º Bimestre: Reprodução Humana e Embriologia.

Sua metodologia para o série acima: aulas expositivas e dialogadas; pesquisas bibliográficas; leitura de textos

e seminário.

Enquanto sua avaliação: interpretação de textos químicos; participação oral e escrita nas aulas; teste escrito

e avaliação bimestral.








   
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário