Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TRABALHANDO A TEMÁTICA NEGRA

A Lei Federal de nº10639/2003, torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial de Ensino e à regulamentação da Lei 10639/2003 pelo Parecer CNE 3/2004 e pela Resolução CNE/CP 1/2004 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. De acordo com o parecer, é fundamental fazer abordagem da pluralidade cultural e a diversidade étnico-racial da nação brasileira, corrigir distorções e equívocos em obras já publicadas sobre a história , a cultura, e identidade dos afro-descendentes, sob a supervisão do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE). Esses dispositivos contribuem para que educadores, gestores, leitores etc.Possam redimensionar as práticas de leitura como também trazer para o debate no ambiente escolar possibilidades de uma educação anti-racista .(MEC-Programa Ética e Cidadania)

Sabemos que no ambiente escolar é possível desenvolver várias atividades referentes a negritude ,pois está presente na música, na literatura infanto-juvenil, em filmes, telenovelas, obras literárias de autores paraenses , nacionais , internacionais etc . As escolas tem o acervo nas Salas de Leitura e /ou. Bibliotecas. Então, que tal usarmos de criatividade e não deixar o racismo naturalizar-se? A seguir uma amostra destas possibilidades.

1 – NA MÚSICA

1.1. FILHOS DE GANDHI ( GILBERTO GIL )

OMOLU,OGUM, OXUM,

OXUM MARE , TODO O PESSOAL,

MANDA DESCER

PRA VER FILHOS DE GANDHI

IANSÃ, IEMANJÁ

CHAMA XANGÕ

OXÓSSI TAMBÉM

MANDA DESCER

PRA VER FILHOS DE GANDHI

MERCADOR, CAVALEIRO DE BAGDÁ

FILHOS DE OBÁ

MANDA DESCER

PRA VER FILHOS DE GANDHI

SENHOR DO BONFIM,

FAZ UM FAVOR PRA MIM,

CHAMA O PESSOAL,

MANDA DESCER

PRA VER FILHOS DE GANDHI.

OH! MEU DEUS DO CÉU, .........

Filhos de Gandhi, é o nome de um dos mais famosos grupos de afoxé dos carnavais da Bahia.O afoxé é um cortejo que sai pelas ruas de Salvador, celebrando os orixás, sendo por isso conhecido como candomblé de rua.....Mercador, Cavaleiro de Bagdá e Filhos de Obá são três afoxés, a quem o autor rende homenagem.

2 – A PERSONAGEM FEMININA NEGRA NA LITERATURA INFANTO -JUVENIL( LIVROS/DVD)

CONTOS AFRICANOS

O MENINO NITO

A MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

BICHOS DA ÁFRICA 1 e 2

CAPOEIRA ,JONGO E MARACATU

OS REIZINHOS DO CONGO

CONTOS AFRICANOS

COMO AS HISTÓRIA SE ESPALHARAM PELO MUNDO

IFÁ,O ADVINHO

A BOTIJA DE OURO

OS PRESENTES DE OSSANHA

ANA E ANA

PIRILAMPÉIA E OS DOIS MENINOS DE TATIPURUM

BRUNA E A GALINHA D’ANGOLA

BERIMBAU

O FILHO DO VENTO

O MENINO INESPERADO

LILI,A RAINHA DAS ESCOLHAS


FONTE: LIVROS ANIMADOS COL. COR DA CULTURA/DVD W.W.W.acorda cultura.org.br


3-OUTRAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAR E VALORIZAR A PERSONAGEM NEGRA .

3.1-A COR DA TERNURA, de Geni Guimarães(1989),aborda descobertas e mudanças no corpo de Geni até sua passagem para a fase adulta, apresentando suas dificuldades em (re)construir sua identidade como negra.

3.2- RAINHA QUIXIMBI, Joel Rufino dos Santos (1986),Rei Chibamba, cola as pernas de Quiximbi , transformando seus pés em rabo de peixe. Ele transformou-a em sereia por temer que os homens não a deixassem em paz caso ouvissem seus cantos de amor.

3.3 – NA TERRA DOS ORIXÁS , Ganymedes José( 1988), o livro se refere a alguns orixás femininos que ainda circulam pouco no universo da literatura como: Nanã, divindade dos pântanos; Iemanjá ,rainha das águas salgadas; Obá, orixá do rio,é forte , corajosa e ciumenta ; Iansã divindade dos ventos e das tempestades, mulher independente, não tem medo de nada; Oxum, é o orixá das águas doces e dos metais preciosos, também é protetora das crianças e considerada deusa do amor.

3.4 - CHICA DA SILVA, A MULHER QUE INVENTOU O MAR,Lia Vieira(2001),a narrativa remonta à época da escravidão.Chica,é uma mulher negra com belos traços e porte altivo.No geral, descortina a imagem da mulher serviçal, que tem pensamento próprio e com idéias de liberdade numa sociedade Patriarcal e machista.

Aí está uma pequena contribuição de pesquisas do mundo da leitura afro. Ao pesquisar outras obras você pode perceber a valorização da mitologia e a religião de matriz afro.Soma-se a isso, a valorização da mulher através de personagens principais femininas negras. Elas passam a ser representadas com tranças de estilo africano, penteados e trajes variados. Enfim, muitas outras pesquisas trazem análises críticas sobre obras literárias anti-racista no Brasil.

4-REALÇANDO A NEGRITUDE (TRECHOS LITERÁRIOS)

ABDIAS NASCIMENTO ”no auge de seus 95 anos , ensina uma lição de vida a todos os negros deste país.É lamentável que pouca gente conheça a sua rica história de militância”- (depoimento)

Revistaraçabrasil.blog.uol.com.

BENTO BRUNO DE MENEZES COSTA- jornalista ,folclorista, pesquisador, escritor,funcionário público, negro e poeta(1893-1963), é o patrono, em 2010, da XIV Feira Pan-Amazônica do Livro com o tema África que fala português :Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné- Bissau,São Tomé e Príncipe. “A influência africana,que, segundo a Professora Annunciada Chaves, o poeta assimilou diretamente nos subúrbios da capital guajarina, no Umarizal, na Cremação, na Pedreira, no Jurunas (bairro em que nasceu) nos terreiros de macumba, nas rodas populares do Ver-o –Peso e dos cais do porto”, está presente, com a força de uma sensualidade rude, de um ritmo vibrante em seu livro mais conhecido, Batuque, de l931.

Jornal Diário do Pará-29/08/2010. Eliaspintopa.@uol.co.br

DALCIDIO JURANDIR RAMOS PEREIRA, jornalista,comunista, negro,nascido em Ponta de Pedras,na Ilha do Marajó-PA, em 10/01/1909 e falecido em16/06/1979. Na temática amazônida é autor de 10 obras . No romance Passagem dos Inocentes(1984, p.25 ), faz destaque da mulher negra. Veja a seguinte narrativa” Estava ali a Amélia,quem visse a Amélia o soubessem quem pretinhazinha(..).Dalcídio, também é autor do romance Linha do Parque, o qual foi publicado em Moscou , no ano de 1962, portanto, o único produzido no exterior.

GILBERTO GIL – Gil e Caetano não escaparam à repressão e, em 1968,estão presos e de cabeça raspada. Os motivos, já sabemos, através da música faziam denúncias sociais e isso incomodava os governantes daquela época. Na virada da década , 1979, coberto de trancinhas arrematadas por contas coloridas, um olhar cada vez mais brilhante Gil- reluz. Os diferentes aspectos da cultura afro-brasileira são temas marcantes na obra de Gil ( Literatura comentada-textos selecionados –( Gilberto Gil.)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – História da Educação do Negro e outras histórias . À luz da trajetória educacional dos negros, esta obra, sexto volume da Coleção Educação para Todos, reúne com rigor metodológico artigos que acenam propostas político-pedagógicas anti-racistas. Governo Federal/UNESCO.

REVISTA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO Faz uma síntese sobre o curta-metragem o XADREZ DAS CORES. Conta a história de Cida , uma mulher negra de quarenta anos que vai trabalhar para Maria, uma senhora de oitenta anos que é extremamente racista. Cida, decide lutar pela sua liberdade de expressão e dignidade. Neste jogo de relações , o jogo de xadrez vai decidir como se resolve questões de preconceito e discriminação.MEC.Programa Ética e Cidadania. Gov.Fed. 2007.Gênero: Ficção Duração: 22 min

VICENTE SALLES-Nasceu na Vila de Caripi,Município de Igarapé –Açu.Pará, em 27.11.1931 . Estudioso da música, da literatura, do folclore, tem sido um dos mais importantes historiadores do Pará . A Obra O Negro na Formação da Sociedade Paraense. Ed.Paka Tatu, 2004 ) Veja o que diz outro historiador paraense “Convém destacar o que dá sentido a esses textos reunidos: o estudo da importância da presença e contribuição africana e negra para a constituição da sociedade nortista, afinal a Amazônia, não foi nem é, tão somente mameluca .”(José Maia Bezerra Neto-UFPª).

ZÉLIA AMADOR ,na obra Raça Negra:a luta pela liberdade , a autora diz o seguinte” É bom lembrar que o racismo é uma espécie de doutrina que prega a existência de raças e que umas são superiores e outras inferiores ; o preconceito, por sua vez, é um conceito prévio/concebido e tanto o racismo quanto o preconceito estão no campo das idéias, já a discriminação é a prática do racismo e do preconceito.

*Resumo de obras que fazem parte do acervo da Sala de Leitura, da Escola Estadual de Ensino Fund.Médio "Mª Gabriela Ramos de Oliveira"-ProfªMariadeFátima Santos deOliveira-Disciplinas: História/ Estudos Amazônicos/m.fatima.oliveira2009@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário