Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SALÁRIO MÍNIMO

A discussão em torno do valor do salário mínimo, defendido pelo governo federal de R$ 545,00, na quarta que passou, foi emblemática; pois foi o primeiro momento de discussão e aprovação de um projeto de governo que assumiu recentemente.

E com a aprovação do projeto do salário mínimo, que fixa as regras para o reajusto até 2015, levando em consideração a correção pela inflação anual mais o índice de crescimento da economia de dois anos anteriores.

Fazendo algumas considerações dos números, podemos observar que temos após o pleito de Outubro do ano passado, dos 513 deputados federais que compõem a Câmara dos Deputados Federais, os aliados do governo, correspondem os 388 deputados e na votação para a aprovação do reajusto do salário mínimo, o governo obteve 361 votos do total, sendo que o PDT, que é um aliado e possuindo 16 votos, desses 09 deputados federais votaram contra a proposta do governo; totalizando 16 votos dos aliados que votaram contra; enquanto a oposição ao governo que possuem 109 votos, correspondendo a soma dos três partidos que se opõem a Dilma: PSDB, PPS e DEM, obtiveram 120 votos.



No Partido dos Trabalhadores, que é o Partido da Presidenta, dos 85 votos, 07 estiveram ausentes e 02 deputados federais votaram contra os R$545,00.



Com essa votação vitoriosa, a Presidenta Dilma Rousseff, mostrou que é uma grande articuladora. Para a votação no senado que ocorrerá na próxima quarta-feira, a expectativa é que o governo, coordenado pelo Partido dos Trabalhadores consiga 60 votos dos 81 senadores, ficando os dissidentes em 05, incluindo um do PT, que é Paulo Paim (PT/RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário