Lendo diversos jornais de hoje, fiquei muito triste, em relação a posição do Estado do Pará no quadro de Violência no Brasil. Primeiro, como educador e depois como militante pelas causas sociais.
O estado, conforme mapa da violência no Brasil , o Pará é o quarto colocado e se tratando das cidades com maior taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes fica o município de Itupiranga em primeiro, Marabá em quarto e Goianésia em sexta posição. Portanto, do nosso Pará.
A situação está relacionada em virtudes de vários fatores. Farei algumas considerações :
- A questão da violência não é uma questão de polícia, mas sim de educação. Ao longo de toda uma história, que tipo de Currículo construimos para essa juventude ? Me sinto culpado.
- Outro aspecto, o poder público, que política tem para os jovens, quanto a educação !
- Os diversos sindicatos, principalmente dos professores, será que tem projeto para a construção de educação pública de qualidade e digna para o município, estado e país; em vez de pensar só no aspecto econômico e trampolim para candidaturas ou partido . Será que a greve não contribui com a evasão !
- Acredito, nesse momento , é preciso juntar as forças e levar para o debate o problema da violência em nosso estado e no país e ser pragmático para as ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário