Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Voto Secreto e Feminino

Um marco na história brasileira, foi o Decreto nº 21.076, em que reconhecia o voto feminino e incluía o voto secreto, no dia 24 de Fevereiro de 1932, data da publicação da legislação. 

Como sabemos, a política do Patriarcalismo, fazia com que a cultura fosse machista até então. Com a lei, todas as mulheres brasileiras, tornaram-se aptas a participarem do mesmo processo de votação, juntamente com os homens e expressando suas opiniões políticas nas urnas para os sexos.

Interessante é que na nossa primeira constituição, o sexo não era citado, possuindo direito do voto quem fosse incluído no voto censitário, tendo como base cem mil réis de renda líquida anual, portanto, se tratava do patrimônio da família e não do indivíduo, enquanto cidadão.

Até o final do século XIX, a presença importante e defesa das mulheres era quem ficaria responsável  pela educação dos filhos, servir ao marido e apoiar a família.

Com certeza, o debate no Parlamento não foi fácil, as forças políticas, tanto da defesa, como contra, se degladiaram para defender suas posições políticas, neste momento, as entidades de mulheres, começaram a se organizarem pelas suas bandeiras e não podemos negar que esse movimento lutou pela garantia do voto e a igualdade do homem e da mulher ; assim como no século XVIII, em que as teorias iluministas serviram de base para as reivindicações de seus direitos e demandas de sua emancipação.

As diversas entidades que temos no Brasil e no Mundo demonstram o poder de mobilização em que elas estão organizadas, fazendo com que tragam para o debate as suas principais propostas.

Portanto, parabéns pelos 79 anos de conquista sociais em prol da luta feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário