Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Alunos da 7ª Série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio " Maria Gabriela Ramos de Oliveira", provocados pela Professora de Estudos Amazônicos Maria de Fátima Santos de Oliveira, sobre o seguinte: - Ao longo do nosso estudo, fizemos na turma várias abordagens a respeito da cultura afro, especialmente o estudo sobre as comunidades quilombolas de Abaetetuba e Abacatal. Faça um texto referente ao assunto. ( Não esqueça título, parágrafos, semelhanças, diferenças e outras questões sobre o assunto), eis algumas respostas, que chamaram atenção: 

História de Superação

Ao longo dos meus estudos aprendi muito, tive vários temas, conversas, trabalhos, pesquisas... mas o que marcou foi sobre as Comunidades Quilombolas. Com esse trabalho, eu aprendi a lutar, errar, a sentir dor, a cansar, a levar não e muito mais. Mas, aprendi também como ajudar os outros, sem se importar com o que os outros irão pensar e enquanto isto iria valer. Tudo bem, podia está valendo 10,00 pontos mas naquele tempo eu e meu grupo pensávamos simplesmente em uma coisa, conseguir o máximo de alimentos, roupas, sapatos,....Como é bom ajudar os outros.
Os Quilombos lutaram e conseguiram ter respeito, ter suas terras próprias, eles vivem de forma difícil sim, mas nem por isso deixam de ser feliz. O melhor da vida é poder chegar um dia e dizer para outras pessoas e talvez para si mesmo, eu venci!  A vida não é fácil. Os Quilombos mostraram pra muita gente que a vitória é uma questão de muito esforço e luta. Obrigada Professora Fátima por tudo que nós ensinou acredite pela forma diferente, e também passar a amar o próximo como amo a mim mesmo.
                                                                                                          ( Roberta Merlo) 


Comunidades Quilombolas

Neste ano, aprendemos muitas coisas sobre duas comunidades quilombolas existentes no estado do Pará. Uma foi a Comunidade de Abacatal, fomos fazer visita a comunidade e com essa atividade pedagógica, que foi a aula-passeio, deu para perceber como vivem uma comunidade quilombola. Percebemos que as terras deles são tituladas, o nome Abacatal foi um erro na hora de titular as terras, que devia ser chamado Abacabal.

Na economia vimos que eles trabalham bastante para conseguir um dinheiro para suprir suas necessidades diárias. Aos sábados, eles participam de uma feira no município de Ananindeua, eles vendem o que produzem no decorrer da semana, vendendo tucupí, farinha de mandioca e frutas. Na educação eles conseguiram um Escola de 1ª à 4 Séries.

Já a Comunidade de Abaetetuba, eles vivem, também do que produzem semelhante ao Abacatal. Produzindo, também, farinha, tucupí, frutas e verduras. 

A  base religiosa é a fé muito grande com a Nossa Senhora do Pau Oco.

A comunidade fica no litoral e com isso os quilombolas produzem barcos para vender.
                                                                                                              ( Nayanne Prestes)

A Cultura Afro no Brasil

Durante meses vimos que a cultura africana teve uma importância grande para o Brasil, estudamos sobre diversos temas como Quilombolas, Escravidão, Preconceito, Economia, Cultura, Religião; vimos aspectos dos Quilombos de Abaetetuba e Abacatal. Percebemos que são diferentes, também vimos que infelizmente no século XXI não acabou a escravidão no Brasil. Estudamos também Zumbi, Lei Áurea, sobre a cultura afro e seus aspectos importantes.
                                                                                                  (  River Miranda Marques )

Quilombos e Quilombolas


Os Quilombos, são lugares escolhidos pelos quilombolas para ocupar. Geralmente é selecionado perto de uma nascente, córrego ou qualquer lugar onde poderiam se manter a cultura de seus alimentos. Pois, os quilombolas eram escravos que fugiram e criavam seus refúgios distantes da civilização para não serem encontrados e novamente escravizados.

Hoje em dia, não havendo escravidão, eles, ainda, ocupam terra, entretanto, ainda, não é posse deles por lei. Para a alegria de muitos quilombolas, overnadora Ana Júlia Carepa deu posse de terra para 21 Quilombos, e agora que a terra é deles, ninguém poderá mexer, garantindo que os quilombolas mantenham sua cultura, costumes e melhor proveito da terra.

De vários quilombos espalhados por todo o Brasil, tivemos os exemplos do Quilombo de Ananindeua, que é o Abacatal e Itacuruçá, de Abaetetuba; que alguns alunos fizeram visitas. Na visita em Ananindeua, alguns da Universidade estavam presentes. No Abacatal, a educação é básica de 1ª a 4ª Série e na visita pediram saúde, educação, respeito e dignidade.
                                                                                      (Diego Carvalho da Costa)


Quilombolas

Os quilombolas, são descendentes de escravos, pessoas que como a gente vive num mundo cheio de preconceito e racismo.

Os quilombos, sobrevivem de muito pouco, quase sempre não estão empregados. A Escola "Maria Gabriela Ramos de Oliveira" ajudou muito eles, com roupas, calçados, cestas básicas.

O preconceito sempre vai existir, esse é um assunto em que as pessoas no Brasil não gostam de falar, de admitir, nem discutir, o assunto vem ficando cada vez mais falado, mesmo estando no século XXI, as pessoas ainda fingem que estamos no século XVII, na época em que os negros eram maltrados. Infelizmente, temos que conviver com essa injustiça. Eu tenho experiência e já fui vítima de preconceito, já senti na pele o quanto é ruim se sentir diferente das outras pessoas e ser discriminada pela cor.
                                                                                            (Ketlen Vanessa A. Borges)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário