Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

MULHER, FONTE DE VIDA

                                                               
                                            Tiese Junior, Edilson Pantoja e Ribamar de Oliveira*

Assim como a água limpa cristalina, da fonte mais pura que possa existir, é um dos elementos da natureza que nos alimenta, mata nossa sede, nos dá a vida e por isso é indispensável a nossa sobrevivência. A mulher é também fonte de vida, ela nos alimenta com seu leite materno na infância nos dá seu amor de mãe, irmã, companheira, amante, esposa, namorada, nos dá lições de como sermos mais humanos, sensíveis, amáveis, carinhosos, corajosos qualidades que ela possui como ninguém e que as distribui por onde passa.



Jovem ou idosa, pobre ou rica, gorda ou magra ela carrega em si elementos que a fazem a mais especial dos seres humanos. Ela possui ninguém uma imensa força para amar, perdoar, respeitar, acolher, proteger, enfrentar, desafiar e por todas essas qualidades deveria ser amada e respeitada, no entanto, ela não é, e tudo por que não possui a força física que foi dada ao homem e que faz uso dela de forma covarde e irracional, agredindo, ferindo e até matando um ser tão iluminado que nos oferece a vida, mas o homem como por vingança, talvez por não possuir pelo menos se quer uma das muitas qualidades que a mulher possui, faz uso com tanta freqüência da única arma contra a qual ela pouco pode se defender, a violência física.



A cada trinta segundos uma mulher é espancada no Brasil, às vezes, bem próximo de nós. Assim como o homem queima as matas, destrói as matas, polui os rios e o ar, ele também destrói aquela a quem deve a vida e que por isso deveria preservar.



A mulher é fonte de amor que nunca seca, ainda que seja maltratada, desacreditada, humilhada, excluída, ela não perde a fé, sempre está disposta a ir a luta.



A história cristã ocidental se encarregou de culpar a mulher pelos erros do homem, afinal Eva no paraíso é que foi responsabilizada pelo erro de Adão, e isto tem custado caro às mulheres. Na idade média elas foram queimadas como bruxas pela Inquisição, nas guerras mundiais foram mortas e mandadas para os campos de concentrações perseguidas pelos regimes totalitários; e ainda hoje em algumas culturas elas são obrigadas a esconder o rosto e terem clitóris costurado na infância, refletindo a imposição da cultura masculina, em todas as partes do planeta a força da tradição irracional machista as obriga a serem cada vez mais fortes, a lutarem por direitos que os homens insistem em negá-las.



As conquistas ainda são poucas diante do que a mulher precisa e merece, mas são importantes como o dia 08 de Março – Dia Internacional da Mulher, um bom momento para refletir na condição de vida da mulher de hoje. E nos perguntamos o por que há tanta violência do homem contra alguém que só lhe dá amor ?

“Mulher, mulher na escola em que você foi ensinada jamais tirei dez sou forte mas não chego aos seus pés”


                * Texto produzido no ano de 2002, em Goianésia do Pará, pelos os autores em homenagem ao

Dia Internacional da Mulher. Neste momento, os autores eram educadores do Sistema de Organização

Modular de Ensino(SOME).

Um comentário: