Total de visualizações de página

domingo, 26 de julho de 2015

Final de férias




Para quem atua no magistério, o final de férias, significa rejuvenescimento ou vida nova para enfrentar mais um semestre de aulas.





Muitos colegas, pela conjuntura política e econômica atual, preferiram ficar em repouso em casa, ou aproveitar os finais de semanas nos balneários, praias ou igarapés.






Sabemos que o lazer, é uma necessidade do ser humano, que através de muita luta e conquista, conseguiu esses dias que são primordiais para se restabelecer suas energias.






Para nós, do Sistema Modular, é um momento de ficar mais alguns dias perto da família, das mães, país, filhos e amigos. Quem passa duzentos dias letivos viajando, a família merece esses dias juntos e unidos se confraternizando.






Vamos aproveitar esse último final de semana, com moderação, colegas!














sexta-feira, 17 de julho de 2015

O momento político brasileiro




                                                   * Valdivino Cunha da Silva



Caso alguém tivesse saído do Brasil há vinte anos e tivesse ficado num isolamento total, sem contato de qualquer natureza com a sociedade brasileira e desse local imaginário ele apanhasse uma avião e pousasse hoje no Brasil, ele tomaria um grande susto, tamanho as boas mudanças importantes que ocorreram na sociedade brasileira nestes últimos 20, mais precisamente após os dois governos de Lula e agora com Dilma. Com isso não estamos afirmando que os problemas brasileiros acabaram e nem que ele eles fizeram tudo que deveriam ter feito, mas fizeram muito, mas poderiam ter feito por exemplo, a reforma política e tributaria, onde os ricos deveriam pagar mais e os pobres menos impostos, taxando por exemplo, as grandes fortunas, além da reforma agrária e educacional, só para citar as mais urgentes.

 
No cenário político, o PT cometeu erros gravíssimos, se aliando com partidos e políticos que mancharam sua trajetória de luta em busca da ética. A questão do poder parece ter virado uma obsessão que ele buscou a qualquer preço e está pagando um preço alto demais.


O Governo Lula teve como marca a inclusão social e para isso teve que negociar com o deus e o diabo. Já o governo de Dilma teve e está tendo um viés tecnicista exacerbado, simbolizado pelo atual ministro da Fazenda, Joaquim Levy. No Primeiro mandato de Lula, perdeu-se a oportunidade de fazer mudanças estruturais para o Brasil, hoje isso é quase impossível, pois as elites que vão de Collor, Renan Maia e Caiado não deixam.


Outro erro que se não for analisado calmamente não se consegue perceber sua dimensão é que o PT deixou de ser um partido de massa, formador. Grande parte de suas lideranças sociais foram cooptadas, viraram DAS, chapa branca e assim criou-se uma lacuna, não se formou-se mais massa crítica, um colapso para a democracia.



Mas, em que pese os erros, os acertos foram bem maiores, inverteu-se prioridades, não é à toa que a burguesia vive a ladrar implorando impeachment e se ainda não tiraram a presidente Dilma que foi eleita democraticamente não é porque não quiseram, é porque ainda não foi possível, achamos até que é pelo fato de que eles já estejam pensando num provável terceiro governo de Lula, e com razão.




                      * Sociólogo e Educador.

sábado, 11 de julho de 2015

Fortaleza dos Reis Magos








Estou neste período de férias, que é consagrado como período de lazer e diversão, também, aproveitando, visitando e vivenciando alguns momentos históricos, que são considerados marcantes para o nordeste brasileiro.






Entre esses passeios, não poderia de não deixar de visitar, a Fortaleza dos Reis Magos, localizada na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.






Dados pesquisados em algumas obras que encontrei por aqui, posso acrescentar que a cidade de Natal, tenha surgido desde a criação das Capitanias Hereditária, a partir de 1532, com a consolidação do projeto metropolitano português, com a ocupação das terras no litoral brasileiro.






O Padre jesuíta Gaspar de Sampàres, engenheiro da Companhia de Jesus e que tinha atuado na Espanha e em Flandres, foi o responsável pelo projeto de construção do Forte,  






A fortaleza é um marco importante e histórico, com mais de quatrocentos anos de construído, tornando-se tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional, desde 18 de maio de 1949.






Uma dica para vocês.














































Bibliografia:

Nesi, Jeanne Fonseca Leite. Natal Monumental. IPHAN. Ministério da Cultura. 2013.

domingo, 5 de julho de 2015

Conjunto Maguari








Na obra produzida pelos aluno(a)s da EEEFM "Maria Gabriela Ramos de Oliveira", localizada no Conjunto Maguari, na Rodovia Augusto Montenegro, Km 09, publicada no ano de 2010, denominada "A Contribuição da História Oral no Desenvolvimento Político-Pedagógico da Educação Pública",  e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA, sob nossa coordenação e colaboração do Professor de Sociologia da Escola, Marcos Roberto S. de Sousa,  os alunos resgatam a memória e a história, com o olhar de seus moradores, aprofundando o tema da educação pública na comunidade.  






A obra trata entre seus capítulos: a contextualização histórico-geográfico, Maguari:uma praça de guerra, contribuições da escola pública, saúde do conjunto, o comércio e o transporte, a diversidade cultural da comunidade, atuação dos movimentos populares de 1980 até 2010, a contribuição do projeto para Escola "Maria Gabriela", entre outros temas. 






Na obra é fundamental, ressaltarmos a fonte primária, com a participação de informantes que vivenciaram todo o contexto na comunidade; assim como os jornais da época, estatutos e atas das entidades do Conjunto Maguari.


Uma boa dica de leitura, neste início de férias.