Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Confraternização I




Ontem, foi a confraternização dos funcionários da Escola Municipal de São Raimundo, localizada no  Km 7 da Alça Viária, município de Bujaru- Pará.






Compartilharam desse importante evento mais de sessenta pessoas,  prestigiando o igarapé do blogueiro na Vila de Cumaru, município de Vigia de Nazaré - Pará.







A programação foi intensa envolvendo todos os participantes.








A importância no grupo, sem dúvida, é a integração.








 As  relações entre os amigos, não tem idade.







Trocas de presentes.





















Como todo trabalhador, os educadores de São Raimundo, mereceram esse dia de lazer e confraternização.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Confraternização








Equipe de educadores (Valdecir Silva, Aluisio Duarte, Rute da Silva, Railson Fernandes, Hérica Faro, Ademilson Estumano e este amigo) do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME concluiu o IV Módulo ontem (21/12) com uma belíssima festa de encerramento, onde a comunidade escolar se confraternizou.








Com apoio dos funcionários do município da Escola de São Raimundo, a programação foi intensa, com: Ato ecumênico, sorteios de brindes, amigo invisível, apresentação de corais de várias turmas, com cânticos natalinos, além de peças e jantar coletivo.










Gostaria de agradecer, em nome da equipe de educadores do SOME, a colaboração dos funcionários da Escola, dos alunos que foram fundamentais, do Diretor da Escola Sede, Prof. Francisco Teixeira, da Secretaria Municipal de Educação de Bujaru, da Fazenda Conquista, através do seu proprietário Saulo e do Prefeito do Município de Bujaru,o gestor Lúcio Bessa, que deu uma grande contribuição..







O encerramento do IV Módulo da localidade de São Raimundo, no município de Bujaru, foi um sucesso.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cotas Universitárias






Entre as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo Professor de Língua Portuguesa e Espanhol do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME Railson Fernandes Elmescany é a produção de textos. Após fazer debates com seus alunos do ensino médio sobre a Política de Cotas do governo federal, incluindo as Cotas Universitárias, na Vila de São Raimundo, no município de Bujaru, no estado do Pará, o referido educador pediu para os discentes dissertarem sobre o tema.


Várias dissertações chamaram atenção de nós, entre elas, a redação da aluna da 2ª série, do turno da tarde, Vanússia Gonçalves Freitas. Confira:


“No mundo de hoje onde tem tanta discriminação não deveria haver cotas universitárias porque está incentivando cada vez mais a discriminação no nosso país, e não só tá incentivando como também está praticando a discriminação.


As cotas universitárias são determinadas vagas para as pessoas negras, cadeirantes e alunos da escola pública, desde daí já está havendo uma série de discriminações, por que as pessoas não são a que aparentam por fora, mais sim o que tem dentro delas.


Cotas universitárias começam e terminam de maneira errada, por que faz com que essas pessoas se sintam incapazes de competir com qualquer outra pessoa, e tira o direito delas a conquistarem uma vaga por merecimento delas mesmas. E “as pessoas conseguem subir na vida não pelo tipo físico, mais pelo conhecimento e sabedoria”.




Programação Natalina






Na sexta (14.12) que passou a equipe de educadores do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME e trabalhadores em educação da Escola Municipal “Lasáro Conceição”, da localidade de Traquateua, município de Bujaru, organizaram uma programação recreativa voltada para o Natal. O evento serviu como encerramento das atividades pedagógicas na referida escola. A programação iniciou na quinta-feira e encerrou na sexta. Entre as atividades programadas pela coordenação do evento: Peça, Concursos, Brindes, Coral e apresentações de grupos. A participação da comunidade foi grande. A programação foi um sucesso.


























domingo, 16 de dezembro de 2012

II Feira de Cultura







Foi realizada no dia 30 de novembro, do corrente ano, a II Feira de Cultura da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Professora Rosila Trindade”, na localidade de Vila da Curva (Km 29), no município de Bujaru, tendo como tema: Agricultura, Cultura e Qualidade de Vida.



O principal objetivo foi levar conhecimento da comunidade, fazendo com que muitos dos produtos extraviados sejam reutilizados através da troca de experiências entre comunidade, professores e discentes, sempre respeitando o aproveitamento dos envolvidos.



A coordenação da Feira de Cultura ficou com a equipe gestora, professores do município, alunos e professores do Sistema Modular – SOME.



A Feira recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Bujaru, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, Secretaria Municipal de Cultura (Grupo de Teatro Bom Intento), Emater, Sintepp e ABAA.



A II Feira de Cultura foi um sucesso.  

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Amazônia em estado de alerta!







A situação é série neste período do ano na Amazônia, a chuva já deveria ter chegado, porém em apenas algumas áreas é que se percebe a presença da umidade, porém, enquanto não chega, as queimadas continuam intensas, provocando problemas para o ser huimano, como se constata nas imagens produzidas no nordeste do estado do Pará..


   





A intensificação dos madeireiros e fazendeiros em várias partes da região, contribuem para o desmatamento. Só para se ter ideia, recentemente em alguns municípios do estado do Pará, como Nova Esperança do Piriá e Dom Eliseu, foram cenários de conflitos entre vários atores que atuam na atividade, como os indígenas, os madeireiros e governo, através dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA.







O alerta fica para as autoridades, que precisam coibir o desmantamento, prejudicando o meio ambiente.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Violência contra as mulheres






Nesta semana, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Mulher do Congresso Nacional fez diligências e audiência pública no Pará, onde teve como objetivo a investigação sobre a violência contra a mulher.


As integrantes da Comissão Parlamentar realizaram diligências em órgãos de atendimento à mulher em situação de violência em Belém, de reunião com o movimento de mulheres do Estado; além de gestores públicos, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, movimentos sociais e sociedade civil organizada.


A CPMI é presidida pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), tem em sua relatoria a senadora Ana Rita (PT-ES) e na vice-presidência, a deputada Keiko Ota (PSB-SP).


Segundo dados da CPMI Mulher a Violência no Pará, o nosso estado é considerado “o 4º estado do País em assassinatos de mulheres, com taxa de homicídios de 6,1 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional, que é de 4,6. O primeiro colocado é o estado do Espírito Santo (9,8), o segundo Alagoas (8,3) e o Paraná aparece na terceira colocação (6,4)”.


E continua os números, no Pará:” Paragominas é a cidade onde mais se mata mulheres no Estado e no Brasil. O município ocupa a primeira colocação entre as 100 cidades mais violentas do País onde vivem mais de 26 mil mulheres. A taxa de homicídios de mulheres em Paragominas é de 24,7.


Outras seis cidades paraenses aparecem na lista das 100 mais violentas para as mulheres. São elas: Ananindeua (19,6), ocupando a 9º colocação; Tucurui (taxa de 18,5%) e 11ª colocação; Redenção (16,1), no 15º lugar, seguidos de São Feliz do Xingu (11,7) e 40º lugar; Novo Repartimento (10,2), na 64ª colocação e Barcarena (10,1), no 65º lugar.


Em Belém, a taxa é de 4,9 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres. Número muito acima da média nacional, que é 4,6. “A cidade é a 21ª entre as capitais do País”.


Os dados coletados são do Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça. O relatório completo do Mapa da Violência atualizado em 2012 pode ser acessado no site www.mapadaviolencia.org.br.


Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a violência doméstica é a principal causa de lesões em mulheres de 15 a44 anos no mundo.


Segundo a relatora da CPMI, senadora Ana Rita: “o Brasil é o 7º país que mais mata mulheres no mundo. El Salvador com taxa de 10,3, Trinidad e Tobago e a Guatemala, ambos com taxa de 7,9 aparecem nas posições seguintes. As armas de fogo e os objetos cortantes são os principais os são os mais usados para os assassinatos”.


“Nos últimos 30 anos foram assassinadas mais de 92 mil mulheres, 43,7 mil só na última década”, afirma Ana Rita. “O lar, doce lar não é mais seguro: 68,8% dos homicídios ocorrem dentro de casa e são praticados pelos cônjuges”, diz a senadora.


Fonte: marchamulheres@sof.org.br 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Jogos de Integração 2012




A equipe de professores do IV Módulo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio de Araxiteua, no município de Acará, estará promovendo os Jogos de Integração de 2012, no dia 08 de dezembro, do corrente ano.


Promover atividades esportivas  que sejam prazerosas entre a comunidade escolar de Araxiteua e escolas convidadas, com intuito de desenvolver a integração global entre as mesmas, é o objetivo geral. 


Nos objetivos específicos, estão: Transformar o evento em fórum de discussão: - Dificuldades de funcionamento do SOME, - Descobrir novos valores no esporte e aproveitá-los em competições futuras, representando as referidas instituições, - Despertar interesses nos alunos aumentando a participação nos eventos esportivos propostos pela escola, - Mostrar que o SOME, se preocupa com a realização de atividades extra - curriculares, com intuito de estreitar aluno x escola x comunidade, - Desenvolver e aprimorar as habilidades(Físicas, social e moral nos jovens).


Entre as atividades, teremos Futsal(Masculino/Feminino), Voleibol (Masculino/Feminino), Handebol (Feminino), Atletismo (Masculino/Feminino).


A organização do evento: Alunos, Professores do IV Módulo do Some(José Luiz, Zuleide Silva e Luiz Afonso Barata), Professores da escola, e equipe técnica - administrativa da escola de Araxiteua.



sábado, 1 de dezembro de 2012

Consciência Negra em Bujaru







Ontem (30/11), foi executado um dos projetos da Escola São Raimundo, no município de Bujaru, voltado para a Diversidade Cultural, como parte das comemorações do Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Nacional.







Tendo como principal objetivo a estimulação pelo conhecimento e interesse pela História e da Cultura Afro, fazendo com que na ação educativa contribua para a minimização da discriminação racial em nossa sociedade. Além de oportunizar com que as diversas disciplinas coloquem em prática a Lei 10.639/03.







Na programação, constou a mesa redonda com as exposições dos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino – Some, incluindo temas, como: A origem do homem, com o professor Ademilson Estumano; O negro na literatura, com a professora Ruth Conceição, A mulher negra na sociedade brasileira, com a professora Hérica Faro e a Religiosidade afro, com o professor Valdecir Silva. Depois, o concurso da Beleza Negra de São Raimundo, Carimbó, Poesia, Samba, Capoeira, Coral com músicas sobre o negro e teatro, com os alunos da 7ª série, apresentando O lundum Maré, dramatizando a vinda de negros para o Brasil.







Os professores Brigida, Aluisio, José Chaves e Railson foram fundamentais na organização.






As belezas negras de São Raimundo.






























A participação da comunidade foi fundamental e o evento foi um sucesso.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DIVERSIDADE CULTURAL










A EEEFM " Maria Gabriela Ramos de Oliveira", localizada no Conjunto Maguari, conforme, já divulgamos,

na sexta- feira(23/11), deu continuidade a execução de seu projeto:

DIVERSIDADE CULTURAL: CONSTRUINDO A IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DO

CONHECIMENTO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRICANA.


TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL

INSTITUIÇÃO: E.E.E.F.M. Mª GABRIELA RAMOS DE OLIVEIRA

PÚBLICO ALVO: DISCENTES DO FUNDAMENTAL E MÉDIO

TEMPO PREVISTO: MÊS DE NOVEMBRO/2012

1.      Introdução

O projeto “Diversidade cultural: construindo a identidade étnico-racial a partir do conhecimento da história e da cultura africana” a ser desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Maria Gabriela Ramos de Oliveira” vem oportunizar, dentro da escola, a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio.


Diante da realidade que se apresenta (de violência, de exclusão, de práticas pedagógicas descontextualizadas da realidade dos educandos), o projeto contribuirá, de forma interdisciplinar, para que valores (como respeito, igualdade, liberdade e dignidade), sejam construídos ou, pelo menos, discutidos no âmbito escolar, pois é só a partir da leitura e análise da realidade que resultados podem converter-se em propostas efetivas, em ações pedagógicas eficientes. Para Leite (1996), é necessário que os alunos se defrontem com situações  que os obriguem a comparar pontos de vista, rever suas hipóteses e sair do espaço escolar de maneira que possam começar a ver o outro com respeito.


Mostrando as referências positivas de se pertencer a essa etnia / raça, diferentes disciplinas (língua portuguesa, história, geografia, sociologia) contribuirão, para que crianças e jovens construam a sua identidade étnico-racial. A partir do não negligenciamento do valor, da história e da cultura africana, das contribuições efetivas à formação do povo brasileiro, do conhecimento das políticas afirmativas, da história das lutas de resistência do movimento negro no Brasil, da existência de leis (como a 10.639/03 e a 7.716/09), e do Estatuto da Igualdade Racial, a escola estimula o dialogismo, esperando que os sujeitos envolvidos nesse processo aprendam e cresçam na diferença, sobretudo no respeito a ela; sejam agentes da ampliação do caráter democrático, cidadãos críticos, capazes de refletirem sobre sua realidade, comprometerem-se com ela, a ponto de buscarem soluções para seus problemas e transformarem seu contexto.


2.       Justificativa


A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade étnica, e esta se encontra refletida, consequentemente, no espaço escolar, ora se tornando motivo de exclusão, ora de preconceito, ora de marginalização, ora de anulação.


Partindo do princípio que a escola é “uma realidade histórica em processo contínuo” (SANTOS, 2007), levar a esse espaço privilegiado de (trans) formação a discussão sobre etnia, raça, exclusão (escolar e social) é questão de cidadania, de democratização, de direito e dever. Faz-se urgente e imprescindível desconstruir conceitos, visões estereotipadas e preconceituosas, muitas vezes veladas em discursos reproduzidos até por educadores.


Aliás, o professor precisa rever sua prática, seus conceitos, e ser um profissional produtor consciente de conhecimento, aquele que ensina seu alunado a pensar, a questionar, a levantar hipóteses, “... perceber os significados que se ocultam nas palavras.” (MICHELLETTI, 2001, p.18), ou nas imagens, principalmente aquelas presentes nos livros didáticos e que apresentam o negro como objeto, sem passado, nulo em sua memória, contribuindo para fragmentar ainda mais a identidade do aluno negro.


A escola, muitas vezes a única instituição transmissora de valores, não pode negligenciar à sua função de formar cidadãos críticos (compreendidos aqui como pessoas que aprenderam a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência), capazes de se envolverem com seu meio e buscarem soluções para seus problemas. Essas atitudes precisam ser aprendidas e desenvolvidas pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinadas na escola. A nova pedagogia orienta o trabalho do professor no sentido de introduzir uma nova prática que oriente o aluno a construir competências e, para isso, coloca-o em situações que o obrigam a alcançar uma meta, a resolver problemas, a tomar decisões como afirma Perrenoud (2001). Enfrentar problemas numerosos do mais simples ao mais complexo, de natureza realista, que o façam mobilizar os mais diferentes recursos cognitivos.


A Lei 10.639 (2003) existe, porém ainda não foi assumida efetivamente nas escolas, com propostas de ações concretas e objetivas. E é por isso que alguns questionamentos são necessários: até que ponto a questão racial vem sendo trabalhada nas escolas públicas? Qual é a postura assumida pela escola diante da diversidade étnico-racial? A escola tem contribuído para que a criança / jovem negro possa construir uma identidade social positiva em relação à sua pertença a um grupo afro descendente? Os professores conhecem a Lei 10.639 / 03, consideram-na importante e necessária?


Reconstruir a história dos afro-brasileiros é fundamental. Ensinar mais que episódios isolados como tráfico negreiro e abolição da escravatura fazem-se urgente. O negro tem um passado bem mais amplo e anterior a esses fatos citados, e influenciou a sociedade brasileira de uma forma bem mais rica daquela que é comumente lembrada. Torná-los sujeito, realmente, de sua história. Nesse sentido, a Lei 10.639/03 aparece como uma grande possibilidade de preencher uma coluna historicamente construída na formação escolar do brasileiro – ausência de discussões sobre as contribuições da história e cultura africanas. Não mais imagens negativas que aparecem inferiorizando a pessoa negra nos livros didáticos, ausência dos conteúdos ligados à cultura afro-brasileira e á história dos povos africanos, mas a ampliação do caráter democrático, pautados no respeito, na promoção de condutas guiada pelos direitos humanos.


3.      Objetivos:

3.1. GERAL:

Garantir a ampliação de conhecimentos acerca da história e da cultura africana na escola, facilitando a atuação educativa na perspectiva do enfrentamento da discriminação racial.

3.2. ESPECÍFICOS:

ü  Estimular a convivência e a aceitação às diferenças ético-raciais, por meio da desconstrução das ideias racistas, discriminatórias e pejorativas, transformando a escola em espaço democrático, capaz de vivenciar a prática dos direito humanos;

ü  Estimular a construção da identidade ético-raciais dos alunos, por meio de ações de mobilização comunitária;

ü  Ampliar o conhecimento sobre a existência de uma diversidade cultural dentro da escola, e a necessidade de valorizar as diferenças, como forma de combater o preconceito racial, por meio de debates, palestras, exposição de documentários.


4.      Metodologia:


               Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social. Este processo, se dá na relação com outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói, consolida, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso, complementamos com os estudos dos PCNs cuja proposta é formar cidadãos capazes de posicionar-se de maneira crítica; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente; utilizar as diferentes linguagens e fontes de informação; questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los.


               Sendo assim, o trabalho será dividido em várias etapas que deverão estar em consonância entre si como:
·         Amostra de vídeo / filmes;
·         Realização de mesas redondas, debates, palestras;
·         Leitura, interpretação e produção de textos (escritos, midiáticos);
·         Pesquisas;
·         Exposição.


5.      Cronograma


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
PERÍODO
01
Amostra de vídeo / filmes
05 a 19/12
02
Realização de mesas redondas / debates
05 a 19/12
03
Realização de palestras
05 a 19/12
04
Leitura, interpretação e produção de letras de músicas (hip-hop, samba)
05 a 19/12
05
Pesquisa sobre personagens negros na literatura
05 a 19/12
06
Pesquisa e exposição de pessoas negras que se destacaram na história (literatura, esporte, política)
05 a 19/12
07
Pesquisa sobre culinária de origem africana
05 a 19/12
08
Pesquisa sobre as danças de origem dos negos (capoeira, hip-hop, coreografias fundamentada nas  raízes  negra)
05 a 19/12
09
Leitura de paradidáticos sobre a consciência negra na literatura infanto-juvenil
05 a 19/12
10
Pesquisa sobre a mulher negra  na sociedade brasileira
05 a 19/12
11
Produção e exposição dos vídeos produzidos pelos educandos
05 a 19/12
12
Oficina de estética no cabelo (tranças)
20 /12
13
Amostra da culinária de origem africana
20 /12
14
Concurso de “Beleza Negra da Escola Maria Gabriela”
20 /12
15
Apresentação de danças (capoeira, reg, hip-hop, batucada)
20 /12
16
Apresentação da banda de rock dos alunos da 802.
20 /12
17
Torneio de futsal, dama, xadrez, corrida, passeio de bicicleta, etc.
20 /12
18
Apresentação de performance de personagens negros da literatura brasileira
          23/12

SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR TURMAS / PROFESSOR
TURNO: MANHÃ
ATIVIDADES
TURMAS
PROFESSOR COORDENADOR

Leitura de paradidáticos sobre a consciência negra na literatura infanto-juvenil

501, 502,503


IVAN

Pesquisa sobre culinária de origem africana

601,602

DÉA


Leitura, interpretação e produção de letras de músicas (hip-hop, samba, paródias)


701,702

FÁTIMA

Pesquisa sobre as danças de origem dos negos (capoeira, hip-hop, coreografias fundamentada nas  raízes  negra)


801,802



SARA

Produção e exposição dos vídeos sobre os jovens negros na sociedade

101


MÁRCIO

Pesquisa sobre personagens negros na literatura

201


JEREMIAS

Pesquisa sobre a mulher negra  na sociedade brasileira

301


DINEIDE

TURNO: TARDE
ATIVIDADES
TURMAS
PROFESSOR COORDENADOR

Leitura de paradidáticos sobre a consciência negra na literatura infanto-juvenil

501, 502


MARLEIDE

Pesquisa sobre culinária de origem africana

601,602


DÉA

Leitura, interpretação e produção de letras de músicas (hip-hop, samba, paródias)

                      701,702

IVONE

Pesquisa sobre as danças de origem dos negos (capoeira, hip-hop, coreografias fundamentada nas  raízes  negra)


801,802



RONI

Produção e exposição dos vídeos sobre os jovens negros na sociedade

101


BETH

Pesquisa sobre personagens negros na literatura

201


ARICLEIDE

Pesquisa e exposição de pessoas negras que se destacaram na história (literatura, esporte, política), por meio de grafitagem, charge


3ª ETAPA, 4ª ETAPA


IVONE

TURNO: NOITE
ATIVIDADES
TURMAS
PROFESSOR COORDENADOR


3ª etapa




4ª etapa 1




4ª etapa 2




101




102




103




104




105




1º ano




201




202




301





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:


Arantes. V.A. (org.).(2003) Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas.(2 ed.) São Paulo: Summus.

Gadotti, M. (1986). Autonomia da Escola: Princípios e Propostas. 2 ed. São Paulo: Cortez
Leite, L. H. A (2006). Pedagogia de projetos. Revista Presença pedagógica. V. 2, nº 8, p. 26-33.
Parâmetros Curriculares Nacionais (1999). Adaptações Curriculares – Ministério da Educação – Brasília
Perrenoud, Philippe (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
_____________. (1999). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas sociológicas. Lisboa, Publicações Dom Quixote.
_____________. (1998). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Vygotsky, L.S.  (1998) A formação social da mente. São Paulo :Martins Fontes.
__________. (1991). Pensamento e linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes.

Autoras do projeto:

1.      Professora Walquíria Carvalho – Língua Portuguesa

2.      Professora Fátima Oliveira – História e Estudos Amazônicos

3.      Professora Aricleide Tavares – Língua Portuguesa



Imagens em vários momentos do projeto:



















































Gostaria de parabenizar a comunidade escolar e agradecer as autoras do projeto, para que se tornasse público.  Valeu galera.