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sábado, 27 de fevereiro de 2016
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Sistema de Organização Modular de Ensino
Por Carlos Bordalo
Com a colaboração dos professores
Arleia Jeorgia e Vinicio Nascimento (*)
O Sistema de Organização Modular
de Ensino - SOME, faz parte do Sistema Educacional do Pará desde 1980 e hoje,
através da lei estadual 7806/14 (LEI DO SOME), funciona como Política Pública
Educacional do Estado. Para se ter uma ideia de seu crescimento, em 2013 o SOME
já atendia a 98 municípios, 413 comunidades, 38.134 estudantes e possuía em seu
quadro docente 1.123 professores.
Atualmente, temos em nossa
conjuntura estadual do SOME grandes deficiências devido ao não comprimento da
lei 7806/14 por parte da SEDUC, comprometendo assim as estruturas pedagógicas,
as condições de trabalho docente, incluindo a falta de segurança nas escolas.
O governo, apesar de ter aprovado
a Lei Específica do SOME, não investe em melhoria, quando não promove concurso
público para suprir as demandas docentes ao longo do Estado, provocando assim
uma falsa reposição de aulas de diversas disciplinas, deixando o ensino de
nossos alunos do campo, das águas, florestas e aldeias indígenas, com uma
deficiência perniciosa.
Além disso, o governo não
constrói escolas no Estado ou deixa de recuperar as existentes, o que faz com
que as escolas municipais fiquem superlotadas e sem espaço para que os alunos
do Ensino Médio Modular tenham um espaço digno para bem aproveitar as aulas que
ali são ofertadas.
Alunos e professores ficam à
mercê da violência e de salas de aula superlotadas nas escolas e muitas vezes
espaços sem as mínimas condições da prática educacional.
Não satisfeito com esse cenário
de caos na educação paraense, e especificamente no SOME, o governo atual do
Pará ainda quer reduzir pela metade o número de comunidades que o sistema
modular atende neste estado, segundo o coordenador do SOME/SEDUC, André Malato,
na última reunião com um grupo de professores no dia 17 de fevereiro de 2016.
O governo pretende inserir novos
projetos, como MUNDIAR E SEI (Sistema de Ensino Interativo), que são do setor
privado e tem como objetivos substituir paulatinamente esta modalidade de
ensino público para alunos do campo, da floresta, da água, povos tradicionais,
assentados e indígenas.
O projeto piloto do SEI iniciaria
pelas regiões do Baixo Tocantins, das Ilhas e região Bragantina. Pelo projeto,
ao invés dos alunos terem aulas presenciais com professores de TODAS as
disciplinas que compõem a grade curricular da base comum, como é o real direito
dos alunos desse Estado, o governo Jatene quer impor ao nosso alunado assistir
“aulas” com a presença de um professor Uni docente (Multidisciplinar) para
orientar as vídeo-aulas, que serão repassadas através de uma televisão ao longo
do período de 4h diárias.
Se com um corpo docente decente o
Ensino no SOME já tem suas dificuldades, e nosso alunado já é prejudicado por
esses fatores, imaginem com apenas um docente e uma televisão o que acontecerá
com o futuro do Ensino Médio no campo, o que acontecerá com o aprendizado dos
mais de 38 mil alunos existentes no SOME?
(*) Professora Arleia Jeorgea e
professor Vinício Nascimento compõem a Coordenação Estadual do SINTEPP.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME
Ontem, os educadores do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, da 11ª URE, se reuniram para discutir os impactos no SOME com a implantação dos projetos do governo SEI e MUNDIAR: Redução e extinção de localidades atendidas pelo SOME, tendo como consequência a precarização da educação e redução de Carga Horária dos Professores que atuam na modalidade de ensino, que este ano completa 36 anos.
Foi tirado como encaminhamentos reunião com comunidade escolar para esclarecimento da situação.
Pedido de assinatura de apoio a não implantação do SEI e MUNDIAR, além de uma agenda de ações.
Foram tiradas datas pré definidas e tirada uma comissão de professores representantes da 11ª URE, formada pelos professores Manoel Cândido, John Lennon e José Ribamar.
sábado, 13 de fevereiro de 2016
Dia Mundial do Rádio
O Dia Mundial do Rádio foi declarado pela Unesco em razão da primeira transmissão da Rádio ONU, em 1946.
Fonte: Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Ato em Defesa do Ver-O-Peso
Amanhã, Ato em defesa do Ver o Peso. Queremos a Revitalização do Ver o Peso, mas com responsabilidade com nossa memória e com nosso patrimônio e respeito aos trabalhadores do Ver o Peso!
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