Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de março de 2016

Impeachment da Presidente Dilma




Os atos do dia 18 de março de 2016, quando a classe trabalhadora foi para as ruas e praças defender a democracia e o estado de direito, foi um marco histórico na sociedade brasileira, visto até então, só com as Diretas Já!


A conjuntura atual no Brasil é crítica, quando o campo que uniu em favor do movimento golpista ultrapassa sua legalidade, tentando impor o que seria legal, porém, a Frente Brasil Popular que aglutina setores, movimentos e partidos em prol da democracia e liberdades demonstra seu poder de força e mobilização quando mais de um milhão de pessoas saíram em defesa do governo que foi eleito democraticamente, pela maioria da população em 2014.


A luta política de massas é o objetivo dos vários comitês criados pelo Brasil, vinculados a articulação e a aglutinação para pressionar as diversas frentes que lutam pelo golpe, já que não tem crime nenhum e querem o impeachment da Presidente da República.


Ressalto que a recomposição do campo democrático é salutar, unindo as esquerdas e partidos que estão construindo cenários dinâmicos e de resistências contra a frente golpista.


  

sábado, 12 de março de 2016

Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME: Seminário











Dando continuidade da luta dos trabalhadores em educação, através dos educadores que atuam no Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, foi realizado, ontem, o primeiro Seminário do SOME promovido pelo SINTEPP/Estadual, com objetivos de discutir e aprovar ações em defesa do SOME, contra a implementação do Sistema Educacional Interativo - SEI. Entre as ações aprovadas em defesa do SOME e de combate a implementação do SEI/Mundiar: Realizar audiências públicas nos municípios, onde funcionam o SOME no dia 15/03/2916, considerando a data do aniversário dessa modalidade de ensino, que completará 36 anos de existência. Esta é uma das ações mais próxima a ser realizada. Parabéns a todos os professores do SOME que são guerreiros em defesa de uma educação pública e de qualidade. Eis algumas imagens do evento.
 




































sexta-feira, 11 de março de 2016

Audiência Pública do SOME







Na manhã de hoje, foi realizada a Audiência Pública pela Assembleia Legislativa – ALEPA, em defesa da modalidade de ensino Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, que completa 36 anos no dia 15 de abril próximo.







O auditório da ALEPA ficou pequeno com a participação dos alunos, dos pais dos alunos, professores e lideranças comunitárias de diversos municípios que são contrários à implantação do Sistema Educacional Iterativo – SEI e Projeto Mundial, que o governo tucano estadual deseja impor para a sociedade paraense.







Para os participantes da Audiência que considera um afronta quando o governo tucano tenta impor uma política pública, com viés privatista, com a compra de equipamentos em substituição ao professor. Portanto, a presença do professor seria substituída pelo vídeo e DVDs.






A sessão contou com a presença de mais de cem pessoas, portanto, um número significativo de pessoas. A mesa estava composta pelos Deputados Estadual Lélio Costa, Iran Lima, Carlos Bordalo e Airton Faleiro; pelo Coordenador Indígena Edelson Poró, Thiago Barbosa e Mateus pelo Sintepp,Vereadora Marinor Brito pela Câmara Municipal de Belém e o ex-aluno do SOME Jones Mendes, aprovado recentemente no doutorado. 










 Durante as intervenções aconteceram denúncias das péssimas condições de trabalho nas várias localidades onde os professores desenvolvem suas atividades pedagógicas; assim como a falta de infraestrutura e o assédio moral por parte dos gestores das Unidades Regionais de Ensino – URES. Também, foi ressaltado pelas lideranças que interviram os Projetos SEI e Mundiar recebendo críticas dos educadores já que não qualidade na aprendizagem.









Foi enfatizado, já que o Estado possui dinheiro, que em vez de criar outros projetos para a sociedade paraense, seria melhor investir esse dinheiro nas problemáticas atuais da educação, principalmente no SOME, como construção de Escolas, equipamentos para a comunidade escolar entre outras prioridades.








A Audiência Pública em favor do SOME foi um sucesso.










Amanhã, a partir das 8 hs. a categoria participará do seminário, onde sairá os encaminhamentos e agenda de atividades.



segunda-feira, 7 de março de 2016

Às mulheres no SOME






Nesta data, oito de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, nós professores do SOME, queremos também prestar nossas homenagens a vocês mulheres, muito embora saibamos que todos os dias são seus. Vocês dão um quê de especial ao SOME, se já não bastasse seus filhos, vocês educam além seus alunos, nós, homens que convivemos com vocês ao longo da jornada do SOME. A música do tremendão Erasmo Carlos fala um pouco por nós quando ele canta “mulher, mulher na escola em que você foi ensinada, jamais tirei um dez, sou forte, mas não chego aos seus pés”... De fato, vocês são fortes, guerreiras, determinadas, sabem pra onde vão e o que querem.



Uma parte significativa de professores do SOME que são mulheres, portanto, são protagonizadoras da educação no campo, e em especial no Sistema Modular de Ensino. 


A importância de vocês no cotidiano é fundamental já que lutam pela autonomia, justiça, igualdade e liberdade, além de atuarem na sala de aula, seus ensinamentos vão além, não se limitam a ensinarem para que seus alunos sejam aprovados no ENEM, vocês educam para a vida.



Sabemos que a educação deve ser construída coletivamente, com a participação de diversos sujeitos que integram e estimulam emancipação dos sujeitos, e a participação de vocês, mulheres professoras, é de suma importância.



Sabemos o quanto é difícil pra vocês mulher, deixarem seus afazeres, casa, filhos e lutarem por uma educação melhor e é isso que as fazem belas, amigas, mães maravilhosas, companheiras, únicas, encantadoras, enfim, pessoas especiais.



Que o dia 8 de março reafirme o ideal de liberdade e igualdade de gênero no contexto das lutas femininas, pois vocês mulheres merecem todo nosso respeito e gratidão pela sua importância no contexto social. Parabéns mulheres, estamos firmes e fortes com vocês.


Viva o dia oito de março! Viva as mulheres do SOME!



A vocês uma singela homenagem dos colegas educadores do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME Valdivino Cunha (Sociologia) e Ribamar de Oliveira (História).