Em Belém do Pará, estarei como um colega de lutas e sonhos. Voto para vereador em, Marquinho 13510 e para Prefeitura Municipal de Belém, voto em uma mulher guerreira e combativa , em Regina Barata. Vamos nessa! Todos candidatos pelo Partido dos Trabalhadores - PT.
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domingo, 28 de agosto de 2016
sábado, 20 de agosto de 2016
República Temerária
Nestes tempos de República
Temerária, estamos percebendo que Temer lidera o grupo que quebra a fase mais
importante da História do Brasil, que é o ciclo democrático do país, além de
usurpar desde que assumiu o cargo, através de manobras, com apoio da mídia
tradicional, justiça e parlamentares, que começou em 12 de maio, dos direitos adquiridos
dos trabalhadores e trabalhadores.
Como estratégia para a América
Latina, como temos visto em outros momentos, esse golpe em nosso país, faz
parte dos avanços e crescimentos dos governos democráticos que o grande capital
não se conforma, articulado pelas grandes empresas norte americanas, que tinham
interesses na queda de Dilma Rousseff. Não é pra menos, que muito dinheiro veio
por trás dos objetivos do golpe.
O Cenário político é caótico para
a população brasileira, à beira de um Golpe de Estado, diante do Governo Dilma,
eleita democraticamente nas urnas, com mais de 54 milhões votos, perpetrado por
grupos conservadores, corruptos, fascista e inelegível que não se conformam de
ter perdidos eleições para o maior cargo político do país. Neste cenário, temos
alguns fatores influentes como, as riquezas do Brasil, direitos dos
trabalhadores e sociais, que beneficiavam parte significativa dos mais carentes
entre outros.
A República Temerária continua com
sua meta, onde políticas sociais mínimas estão sendo desconstruídas de formas
gradativas, colocando em andamento a aprovação de pautas, cujos conteúdos vão
ao encontro e interesses de uma elite, que o governo representa, deixando de
lado outros seguimentos da população. Por exemplo, esse governo temerário e
interino cortou 45% dos investimentos em universidades, assim como bolsas de
estudos dos estudantes no exterior. Que compromissos esse grupo tem com o
desenvolvimento de um país? Triste!
Sabemos que a medida que se
aproxima a votação final do golpe disfarçado de impeachment, o governo
temerário endurece ainda mais as medidas que inviabilizam um país, minimamente,
desenvolvido e com justiça social.
Diante de tal situação, a
necessidade da reação da população será massiva em Brasília, a partir do dia 25
de agosto. A sociedade ciente da última votação, no Senado, sabe de sua
participação para impedir mais um golpe no país e mandar sair os golpistas da República Temerária.
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Dia dos pais
No Dia dos pais, o blogueiro comemorou a data junto com a família. Gostaria de agradecer pelo empenho e esforço de todos que estiveram ao meu lado, em um dia tão importante da nossa história. Brigaduuuuuu!
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Dia Nacional de luta em defesa da Educação
Os trabalhadores em educação e os estudantes das escolas públicas saíram juntos pelas ruas de Belém do Pará, para questionar todas as mazelas das escolas em que se encontram, atualmente, no Dia Nacional de luta em defesa da Educação e no Dia dos Estudantes.
A manifestação que teve inicio no Mercado de São Braz, contou com participação significativa dos trabalhadores que atuam na escola pública estadual e municipal; além de apoio de vários movimentos que apoiam as reivindicações em prol da educação, como os estudantes do Movimento Sem Terra, entre outros.
Com intervenções das lideranças dos sindicatos, entidades populares e sociais, o ato culminou com uma grande caminhada do Mercado de São Braz para a Assembleia Legislativa do Estado, para chanar atenção dos deputados estaduais para mostrar a situação em que se encontra a educação no Estado e no Município de Belém,
Durante a passeata, os representantes das entidades focaram para conjuntura política, econômica e social do país e do estado, enfatizando que, o Pte da República atual, entrou pela janela, assumindo o poder político através de manobras com os parlamentares que representam os setores mais reacionários do Congresso Nacional, dos órgãos do judiciário e da mídia tradicional.
Durante as intervenções, foram abordados também, que com o governo golpista, o aumento do desemprego já atinge onze milhões de pessoas no país, acontecendo cortes nas áreas sociais e o aumento da cesta básica, incluindo o feijão.
Ressaltado pelas lideranças, principalmente professores e estudantes, foi a Escola Sem Partido,que é o projeto de lei da discussão e implementação no governo federal, com apoio das alas mais conservadoras e da bancada fundamentalista, que tramita no Congresso. Segundo o pensamento dos defensores dessa proposta, seria acabar com a "doutrinação marxista". Nós educadores, sabermos que com essa possibilidade da direita, acabaria o ensino crítico nas escolas e no País. Como eu daria aula de história, sem mostrar as diversas tendências historiográficas de um fato histórico? Esse governo golpista e seus aliados tem medo que o povo seja crítico e lute pelos seus direitos, por isso, não querem discussão política na sala de aula, Se a escola não refletir os problemas sociais do país, onde nosso aluno vai aprender?
Foram mostradas as mazelas da educação no Estado, como a falta de merenda escolar, as reformas e construções de escolas no Estado que não atendem todos, principalmente na zona rural, a imposição da nova matriz curricular, fazendo com que os estudantes diminua mais seu tempo na Escola.
O Ato foi representativo e um sucesso.
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
terça-feira, 2 de agosto de 2016
A construção pedagógica do SOME no Estado do Pará (Possibilidade possível) I Parte
Introdução
Desde que foi criado no Estado do
Pará, o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, em 1980, tem sido uma
referência e alternativa, enquanto ensino médio. No geral, o ensino médio, tem
passado por várias dificuldades e o Sistema Modular não foge desse contexto.
O nosso objetivo neste estudo, é
fazer com que traga a fomentação do debate e uma possibilidade possível de
proposta pedagógica para esta modalidade de ensino.
Compreender o SOME no Estado do Pará
Entender a educação como um todo,
precisa dizer que a educação escolar diante do contexto vivenciado e das
leituras feitas e refeitas é um desafio para os elementos envolvidos, desde o
porteiro da Escola até o Ministro da Educação.
Nos últimos trinta anos, o sistema educacional expandiu no país de forma
vertiginosa e produtiva, onde consolidou através da Lei 9394/96, atendendo a
população tanto na esfera municipal, como estadual e federal.
O SOME quando foi criado tinha
como principal objetivo atender os alunos da zona rural, onde não tinham
condições de se deslocar para os grandes centros para a obtenção do ensino
médio. Mesmo durante esse período de construção e criação do SOME, ele seria um
entreposto para o ensino regular, não possuindo identidade própria, onde
permaneceu até 2014 como um projeto da Secretaria Estadual de Educação – Seduc.
A partir daí, torna-se uma modalidade de ensino, idealizado por muitos educadores
lotados, ao mesmo tempo, em que o ensino médio em geral possuía como
característica a preparação para o vestibular.
Logo, podemos ressaltar que nesta mesma perspectiva o distanciamento do
mundo de trabalho que poderia ser oferecido para os nossos alunos; assim como
diversas possibilidades para o aprimoramento. Isso é importante mostrar essas necessidades
que seriam demandas da juventude que estudam, principalmente, dos alunos do
SOME, que são da zona rural.
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