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sábado, 28 de abril de 2012

Educação em Bujaru

Recebo neste momento o Informativo Educação Bujaru, com comunicações sobre a educação do município de Bujaru e o patrocínio da Secretaria Municipal de Educação. Nele temos o seguinte:


- Que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação de Bujaru, com o objetivo de valorizar, incentivar e reconhecer a prática docente, bem como a importância de seus educadores para o progresso da educação bujaruense, lançou o prêmio "Valorização da Prática Pedagógica do Educador". O evento que aconteceu no dia dois de dezembro, no auditório municipal, contou com a inscrição de 18 projetos, dos quais 11 foram de Escolas da Cidade e 07 das Escolas da Zona Rural. Das Escolas da Cidade o projeto vencedor foi a professora Lídia Cristina Santos da Escola "São Joaquim", cujo tema Vivenciando a prática da leitura e da escrita em situações de encantamento. E da Zona Rural o vencedor foi a professora Vanessa Gomes da Silva, da Escola "São Raimundo"(Vila), com o tema: Prática Social do Uso da Mandioca. Foram premiados os professores do 1º e 2º lugar que participaram do concurso e também os técnicos das respectivas Escolas vencedoras, que receberam Notebook e Netbook, respectivamente.  



O Pref. Lúcio Bessa do PT reinaugura a escola



Através de parceria a Prefeitura Municipal de Bujaru está conseguindo melhorar a qualidade da educação garantindo as condições de permanência para o educando na escola. Entre as ações está a melhoria nos prédios escolares, onde os espaços físicos estão sendo reformados e ampliandos, como aconteceu no dia 27 de abril o grande evento de  reinauguração da Escola "São Benedito", na localidade de São Lopes. A comunidade escolar, e convidados demonstrando todo seu carinho, respeito e agradecimento a mais esta realização do Prefeito Lúcio Bessa.






Prof. Valdivino Cunha representando o SOME


domingo, 22 de abril de 2012

Igarapés da Amazônia V

A mãe natureza proporciona ao homem, os diversos recursos que podem ser utilizados para suprir suas necessidades como acontece na Amazônia, que oferece entre suas belezas os igarapés. Vejam aí, o Igarapé de Jutaí, que faz fronteira entre o município de Bujaru e Concórdia do Pará (PA-140, Km 17).



Beleza da Amazônia - Lindo !



Área de Lazer


Uma boa pedida para os finais de semana.

sábado, 21 de abril de 2012

Imagens da Visita Pedagógica ao Laboratório de Informática













Visita Pedagógica ao Laboratório de Informática da escola-Sede "D.Mário Vilas Boas"


Dando prosseguimento ao Projeto:  Visita Pedagógica ao Laboratório de Informática da Escola-Sede “D. Mário Vilas Boas”, o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME e Prefeitura Municipal de Bujaru,  com alunos da Escola Pólo "São Benedito", da localidade de São Lopes, foi realizada nesta sexta-feira - 20 de abril  - a oficina de informática pela parte da manhã  com as turmas de 8ª série e 1ª série do ensino médio.

 Sabemos que em nenhuma outra época da humanidade,  nossos alunos tiveram acesso tão fácil a tantas informações como atualmente, tudo isto porque fazemos parte de uma revolução que tem tudo a ver com o dia a dia da escola e pode ser resumido em duas palavras: informação tecnológica e dessa forma nós, enquanto educadores  temos que lutar para que o nosso alunado, notadamente da zona rural como é o caso do alunos atendidos pelo SOME tenha acesso ao esse mundo tecnológico. O  fato deles residirem e estudarem na zona rural , não quer dizer que eles estejam fadados a ficarem fora do mundo tecnológico.

E com a chegada do computador em nossa sociedade, o mundo do trabalho se transforma e, dessa forma, indiscutivelmente os educadores compromissados com a educação e que tem responsabilidades em contribuir com o desenvolvimento crítico e mostrar o mundo atual aos alunos tem que estar conectado com as mídias educativas. E essas mídias educativas que é uma realidade tornando-se estratégias criativas e inovadoras que tenha como eixo central uma aprendizagem significativa e produtiva.

No entanto para dar conta dessa realidade que elaboramos e executamos esta metodologia onde  pensamos na perspectiva de um projeto pedagógico voltado para a formação de competências e habilidades em especial, em uma organização curricular que oriente suas aplicações e com que faça que nossos alunos do SOME, que é uma modalidade diferenciada das outras de ensino do estado, entendam e comecem a ter contato com essa ferramenta importante para a educação.


Tendo como objetivos do projeto:  Levar os alunos terem contato direto com o computador com iniciação ao mundo da informática e da tecnologia e visitar e conhecer as instalações do Laboratório de Informática da escola sede D. Mário de Miranda Villas Boas. 

A metodologia utilizada do projeto que foi executada em forma de visita que ocorreu, ontem,  iniciando com a saída do ônibus-escolar  da escola-pólo "São Benedito" de São Lopes conforme previsto para 07h30min com destino  à sede do município de Bujaru,  Escola-Sede. O alunos foram conduzidos ao laboratório de informática. As orientações foram feitas por um técnico em informática que passaram informações preliminares sobre o uso de um computador e acesso a rede mundial de computadores.

Na visita houve o aproveitamento para conhecer a escola-sede; assim como a Biblioteca. No final da oficina  foi solicitado para os alunos elaborar um relatório sobre a visita, onde as turmas envolvidas foram as  8ª Série (Tarde) e 1ª Série (Noite).

A equipe de educadores responsáveis pelo projeto foram os professores  Adriana Silva e Silva, Raimundo Lázaro, Beatriz Ribeiro, Valdecir Alves, Rosemary Pombo, Valdivino Cunha e Ribamar de Oliveira; envolvendo as seguintes disciplinas:  História/Estudos Amazônicos/Sociologia/Filosofia/Religião.



Alunos chegando na escola

sexta-feira, 20 de abril de 2012

TST realiza seminário para debater os rumos do sindicalismo no Brasil

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai realizar entre os dias 25 e 27 de abril "Seminário Liberdade Sindical e os Novos Rumos do Sindicalismo no Brasil".

No evento organizado pelo TST pretende-se analisar os principais aspectos do sistema sindical brasileiro - unicidade, fontes de custeio, direito de greve e negociação coletiva no serviço público, proteção contra condutas antissindicais.

O seminário é aberto à participação pública, cujo público-alvo são os magistrados, procuradores, dirigentes sindicais, servidores, professores e estudantes.

Já confirmaram presença nos debates os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Brito, e do TST, ministro João Oreste Dalazen, que farão a abertura do seminário.

Estarão ainda no evento, os presidentes das centrais sindicais: CUT, Artur Henrique da Silva, Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna (secretário-geral), UGT, Ricardo Patah, entre outros.

As inscrições são limitas e podem ser feitas até o dia 24 de abril.
Para se inscrever no seminário clique aqui. Veja a programação dos debates
PROGRAMAÇÃO

1º DIA
25/04 - Quarta-feira

18h - CREDENCIAMENTO

19h - ABERTURA

•Ministro Carlos Ayres Britto – Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.

•Ministro João Oreste Dalazen - Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

19h30 - "LIBERDADE SINDICAL E TRABALHO DECENTE".

•Mario Ackerman – Professor Titular e Diretor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Membro da Comissão de Peritos na Aplicação de Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

20h30 - ENCERRAMENTO DO 1º DIA


2º DIA

26/04 – Quinta-feira

1º PAINEL

9h - "Convenção 87 da Oit e Constituição brasileira"

Presidente/Moderador: Ministra Maria Cristina Irogoyen Peduzzi, Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Painelistas:

•Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto – Procurador do Ministério Público do Trabalho. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Minas Gerais - UFMG. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB.

• Maristela Basso – Advogada. Doutora em Direito Internacional (Ph.D) e Livre-Docente (Pós-Doutora-Post-Ph.D) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo - USP. Professora de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco).

10h - DEBATE

10h30 - INTERVALO

PALESTRA

10h45 - "LIBERDADE SINDICAL E DISCRIMINAÇÃO: A PROTEÇÃO CONTRA AS CONDUTAS ANTISINDICAIS".

•Cleopatra Doumbia-Henry – Diretora do Departamento de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

11h30 - INTERVALO

2º PAINEL

13h30 - "ORGANIZAÇÃO SINDICAL: Registro Sindical. PLURALIDADE E UNICIDADE. FONTES DE CUSTEIO"

Presidente/Moderador: Ministro João Oreste Dalazen, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Painelistas:

• Horacio Guido – Especialista em Liberdade Sindical do Departamento de Normas Internacionais do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

•José Carlos Arouca – Desembargador aposentado do TRT da 2ª Região. Assessor Sindical, Membro do Corpo Técnico do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

•José Francisco Siqueira Neto – Advogado. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Professor titular, coordenador do Programa de Pós Gradução Stricto Sensu em Direito Político e Econômico e Vice Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

• Zilmara David de Alencar – Secretária de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

15h30 - INTERVALO

3º PAINEL

15h45 - "ORGANIZAÇÃO SINDICAL NO BRASIL: Registro Sindical. PLURALIDADE E UNICIDADE. FONTES DE CUSTEIO. A visão dos atores sociais".

Presidente/Moderador: Ministro João Oreste Dalazen, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Painelistas:

•Artur Henrique da Silva Santos – Sociólogo. Presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT.

•João Carlos Gonçalves (Juruna) – Secretário-Geral da Executiva Nacional da Força Sindical.

•Ricardo Patah – Presidente da União Geral dos Trabalhadores – UGT

•José Pastore – Consultor da Confederação Nacional da Indústria - CNA.

•Cristiano Zaranza – Assessor jurídico da Confederação Nacional da Agricultura – CNA.

17h45 - DEBATE

18h15 - ENCERRAMENTO DO 2º DIA


3º DIA

27/04 Sexta-feira

4º PAINEL

9h - "experiências inovadoras de atuação sindical. reflexões sobre as novas perspectivas do sindicalismo no brasil"

Presidente/Moderador: Ministro João Oreste Dalazen, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Painelistas

•José Feijóo – Assessor da Secretaria Geral da Presidência da República.

•Manuel Campos – Coordenador de Projetos da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas – FITIM.

• Sergio Nobre – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

10h - DEBATE

10h15 - INTERVALO

5º PAINEL

10h30 - "direito de greve e negociação coletiva no setor público. Implementação da convenção 151 da OIT no Brasil."

Presidente/Moderador: Ministro João Oreste Dalazen, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Painelistas

• Ingo Wolfgang Sarlet – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Doutor em Direito pela Universidade de Munique, Alemanha. Professor da Faculdade de Direito e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito e em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

•Mario Ackerman – Professor Titular e Diretor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Membro da Comissão de Peritos na Aplicação de Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

• Aloysio Nunes Ferreira – Senador da República. Autor do Projeto de Lei 710/11, que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos.

11h30 - DEBATE

12h - ENCERRAMENTO
 
Tatiana Oliveira
Marcha Mundial das Mulheres
mulheresemmarcha.blogspot.com

domingo, 15 de abril de 2012

Educação de qualidade ?

 Escola de Ponta de Terra sem alunos


A comunidade de Ponta de Terra (Igarapé-Açu), no município de Bujaru - PA está apreensiva em relação ao início do ano letivo de 2012 para os alunos de 5ª séries ao 3º ano que ainda não começou. Vejamos um breve histórico da educação neste município.

Até o ano de 2011, o projeto da Secretaria Estadual de Educação, Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, era o responsável pelo ensino na localidade que atendia quase vinte comunidades na escola-polo. Porém, este ano, por questões políticas, a Secretaria de Educação resolveu implantar a modalidade do ensino regular, retirando de vez o SOME, sem a menor explicação para os alunos e os pais dos próprios alunos. Sabemos, que de forma errada, já que a retirada de uma modalidade de ensino de forma gradativa é mais coerente à medida que vão compactando as turmas.

Temos recebido diversos e-mails e telefones dos membros da localidade de Ponta de Terra. Por conta dessas irregularidades, cometidas pelos órgãos públicos, inclusive, diversos alunos já estão sendo matriculados em outras localidades, como São Lopes, Curva e cidade de Bujaru, em virtude dessa situação, para quem pode; enquanto isso, um número significativo de estudantes fica sem estudar, não só pela distância geográfica, mas também pela distante educação de qualidade tão prometida pelo poder publico.

sábado, 14 de abril de 2012

Visita Pedagógica

                                                                                       
                                                                                           Valdivino Cunha*







Alunos de São Lopes tendo o primeiro contato com a informática


Aconteceu ontem, 13/04/2012 uma atividade escolar que foi a visita dos alunos do Sistema Modular de Ensino - SOME, da comunidade  de São Lopes, Bujaru-Pa. Participaram da atividade educativa os alunos da 6ª e 7ª série do ensino fundamental da escola São Lopes, anexo da escola D. Mário de Miranda Vilas Boas.


Alunos atentos para a novidade


A atividade pedagógica teve como objetivo levar os alunos a terem os primeiros contatos com o mundo da informática, afinal, o aluno precisa conhecer a “aldeia global” em que vive.


O apoio do corpo técnico-administrativo foi fundamental


Entendemos que  conceito de alfabetização tem que levar em consideração a inserção do aluno no mundo da tecnologia e da informática, sob pena de estarmos cometendo um grande erro do ponto de vista educacional, pois, os ditames do mundo moderno exige que cada um dos nossos alunos detenha minimamente os fundamentos básico da informática para que não venhamos a diplomar analfabetos tecnológicos.



O interesse dos alunos foi ótimo para o 1º contato



A atividade foi realizada pelos professores Ribamar de Oliveira, Valdivino Cunha, Lásaro, Beatriz Ribeiro, Valdecir Alves, Adriana Silva, Rosiane Pombo e com apoio da direção e do corpo técnico da escola "D. Mário de Miranda Vilas Boas", escola-sede do município de Bujaru.


A oficina de informática foi um sucesso


                                                                        * O autor é Sociólogo do SOME.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

CNTE divulga a tabela atualizada de salários do magistério nos estados

Fonte: Cnte.org.br



A CNTE divulgou a tabela atualizada indicando quais estados cumprem a Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738). De acordo com informações repassadas pelos sindicatos filiados à Confederação, agora são 13 as unidades da Federação que não pagam o piso anunciado pelo MEC, de R$ 1.451,00. Já o número de estados que ainda não cumprem a jornada extraclasse de um terço da carga horária definida na legislação, a chamada hora-atividade, se mantém em 16.


Na primeira vez que a CNTE divulgou o levantamento, no início de março, eram 17 as unidades da Federação que não pagavam o piso. Desde então, quatro estados reajustaram os vencimentos da categoria em 22,22%, percentual de correção definido pelo MEC. São eles: Acre, Ceará, Rio Grande do Norte e Rondônia. (CNTE)


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ato Cultural em Outeiro

Dilma fez primeira visita oficial aos Estados Unidos




Em dois dias, a presidenta Dilma Rousseff teve uma agenda extensa de atividades nos Estados Unidos, durante sua primeira visita oficial ao país. Em Washington, ela se reuniu com o presidente norte-americano Barack Obama, que prometeu mudanças na concessão de vistos a turistas brasileiros para entrada nos Estados Unidos.



No encontro da Casa Branca, Dilma convidou Obama para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho no Brasil.



No dia seguinte, a presidenta foi a Boston para uma visita a um dos maiores centros de ensino e conhecimento do mundo, a Universidade de Harvard. Lá, ela fez uma palestra na escola de governo da instituição e também se encontrou com estudantes brasileiros que estão nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras

PROGRAMAÇÃO CULTURAL



Vamos participar !

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Moção de solidariedade aos trabalhadores da Espanha

                                                                                                                     Cnte.org.br


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil e filiada à Internacional da Educação (IE), vem a público manifestar seu irrestrito apoio à luta dos professores espanhóis e de todos os trabalhadores em defesa da educação pública na Espanha.


Há alguns anos a Espanha era um exemplo de como as políticas públicas podem exercer relevante papel no equilíbrio e equidade social. Entretanto, a resposta do governo espanhol à crise financeira - cujo remédio é tão ortodoxo quanto previsível era a própria crise - exige que, uma vez mais, a classe trabalhadora exerça seu protagonismo diante das falácias e do receituário neoliberal levado à cabo, neste momento, pela União Europeia e pelo FMI, que escondem, na verdade, interesses financeiros de agiotas à espreita das crises para chantagear os governos de plantão.


Hoje, as centrais sindicais espanholas e as organizações de educadores filiadas à IE (FECCOO, FETE UGT e STES) entre outros setores realizam uma greve geral, convocada a partir da aprovação da reforma trabalhista, que nega a negociação coletiva e apresenta sérios riscos a outros direitos da classe trabalhadora.


Em 2011, a IE denunciou ao mundo os cortes em investimento público na educação e a redução de salários dos professores acompanhado do aumento de estudantes por sala de aula. O quadro, com a aprovação das reformas, para 2012 se desenha uma calamidade social.


Investir em políticas públicas e proteger o trabalho decente são as melhores formas para sair da crise e evitar a exclusão social desta e da próxima geração. E é exatamente nesses momentos (de crise política, social, financeira) que a educação pública exerce sua centralidade, propiciando a autonomia cidadã que os trabalhadores necessitam para produzir a riqueza que garante a manutenção e crescimento de qualquer sociedade.

Assim, a CNTE deseja êxitos à greve geral e ratificamos a necessidade de denunciar ao mundo que a reforma trabalhista é uma negação de direitos e uma medida política vazia de propostas e ideias concretas. (CNTE)


O Brasil é laico

Cuba

Seminário

domingo, 8 de abril de 2012

Saúde de Cuba exemplo para o mundo



Com o final da guerra ideológica entre capitalistas e comunistas, um dos países que ganhou destaque no mundo foi Cuba, tornando-se um exemplo.

Entre os aspectos que podemos ressaltar neste país socialista, é a saúde pública. Para inicio de conversa, gostaria de dizer, que em Cuba não existe saúde privada, como acontece no Brasil que tem planos de saúde, que são verdadeiros comércios em que muitos não estão preocupados com a qualidade de atendimento de quem paga, mas sim com o retorno de seus lucros.

Sabemos que a saúde é um direito da população, ficando a responsabilidade para o estado e município; porém uma triste realidade é quando visito um hospital público, sem falar no Pronto Socorro.

Na terra do comandante de Fidel Castro o sistema de saúde é único, inclusive com a participação ativa da comunidade organizada, igualzinho no nosso país! Quem dera.

Interessante que qualquer profissional da saúde, principalmente os médicos, tem que ter disposição para trabalhar em qualquer parte do mundo. Alguns dados recentes informam que médicos de Cuba atuam em 133 países, pois são referências na área.

O sistema de Saúde Cubana à nível nacional oferece a prestação de serviços ambulatoriais, médicos e odontológicos, atenção médica e hospitalar, atenção médica e odontológica de urgência, atenção médica domiciliar, controle epidemiológico de doenças transmissíveis, controle higiênico do ambiente, assistência social a idosos e deficientes, educação sanitária da população, desenvolvimento de investigações da saúde e formação e especialização de recursos humanos, produção, importação e distribuição de medicamentos e equipamento médico, coleta, análise e apresentação de informação estatística da saúde, planejamento de desenvolvimento da saúde pública, informações relacionadas com as ciências médicas e atividades científicas.

Deduz-se que esse exemplo deve servir como referência para qualquer país que deseja uma saúde pública de qualidade, falta só planejamento dos comandantes da saúde.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Massacre de Eldorado dos Carajás


A luta pela reforma agrária em nosso país é uma garantia dos direitos humanos e contra a violência e impunidade no campo, que está presente no cotidiano das diversas entidades que reivindicam seus espaços, ideais e objetivos. Portanto, é muito importante a proposta de construir esta Campanha, buscando o envolvimento e a solidariedade internacionais contra a grave situação de violência a que estão expostos os trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiras e aqueles que os apoiam.

Não podemos deixar de considerar que, a violência no campo no Brasil está diretamente vinculada à concentração da terra e do poder. Segundo a Contag: “A concentração fundiária no Brasil é uma das maiores do mundo. Menos de 50 mil proprietários rurais possuem áreas superiores a mil hectares e controlam 50% das terras cadastradas. Cerca de 1% dos proprietários detém 46% de todas as terras. Segundo dados do INCRA, existem cerca de 100 milhões de hectares de terras ociosas no Brasil. Ao mesmo tempo, mais de quatro milhões e meio de famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais não possuem terra e vivem num estado de pobreza extrema”.

Dessa forma, também, a concentração de terra está ligada a concentração do poder.  Sabemos que, para a Contag “Os poucos donos das terras, que sempre receberam privilégios e exerceram influência sobre as instâncias do Estado brasileiro, além de se sentirem donos da natureza e com isso explorá-la até à exaustão, também se comportam como se fossem donos das pessoas, especialmente as mais pobres. Em nome de seus interesses pessoais, financeiros e políticos, os latifundiários exploram, escravizam, ameaçam, torturam e matam aqueles e aquelas que ousam lutar contra seus privilégios”.     

Buscando um pouco do contexto histórico, nota-se que a “concentração fundiária brasileira, que tem sua origem na colonização feita pelos Portugueses, foi sendo aprimorada ao longo dos séculos, apoiada pelas políticas governamentais que sempre privilegiaram o latifúndio em detrimento da realização da reforma agrária ou da agricultura familiar. Atualmente, o modelo agrícola embasado no agronegócio monocultor e voltado para a exportação, se expande rapidamente. Fazendeiros, madeireiros, grandes plantadores da soja, de algodão, cana de açúcar, etc., em nome da modernidade e da produtividade, avançam sobre terras públicas, áreas indígenas, áreas ocupados por populações tradicionais e posseiros, ribeirinhos e outros. No afã de ampliar suas terras, acirram os conflitos no campo e produzem a violência das mais variadas formas como a super. Exploração no trabalho e o trabalho escravo, a grilagem das terras, os crimes ambientais, os espancamentos, sequestros, ameaças e os assassinatos”. 

 No próximo dia 17, o massacre de Eldorado de Carajás estará completando 16 anos, onde 19 camponeses foram assassinados pela polícia. Nesse cenário, notamos que, a impunidade continua muito mais eficaz e forte fazendo com que dos 155 acusados levados ao banco dos réus, apenas dois comandantes da tropa foram condenados. É sério uma situação que é reforçada pelas principais instituições de nosso país. Para o Movimento Sem Terra: "Dezesseis anos depois do massacre, os conflitos no campo continuam; neste ano, três membros do MLST foram assassinados em Minas Gerais. Já em Pernambuco, outros dois companheiros do MST foram tombados por balas de pistoleiros nos últimos dias".

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Que Vergonha !



Triste   -  história de um Professor
Porto Alegre (RS), 16 de julho de 2011
Caro Juremir (CORREIO DO POVO/POA/RS)
Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre , onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio. Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e, talvez, “pela entrada do inverno”, resolveu também ir á aula uma daquelas “alunas-turista” que aparecem vez por outra para “fazer uma social”. Para rever os conhecidos. Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos.

Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação que necessitava de bastante atenção de todos, toca o celular da aluna, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender' e que o Colégio é um local aonde se vai para estudar. Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria mais com ela.

Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, sua mãe ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco procurou a diretoria da Escola.

Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil!... Isso mesmo!... tive que comparecer no dia 13/07/11, na 8.ª (oitava Delegacia de Polícia de Porto Alegre) para prestar esclarecimentos por ter constrangido (“?”) uma adolescente (17 anos), que muito pouco frequenta as aulas e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores'. A que ponto que chegamos? Isso é um desabafo!... Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil.

Sinceramente, acho que é mais um professor que o Estado perde. Tenho outras opções no mercado. Em situações como essa, enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema. Como leitor da tua coluna, e sabendo que abordas com frequência temas relacionados à educação, ''te peço, encarecidamente, que dediques umas linhas a respeito da violência que é perpetrada contra os professores neste país''.
Fica cristalina a visão de que, neste país:
Ø NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES Ø NÃO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO
Ø AFINAL, PARA QUE SER UM PAÍS DE 1° MUNDO SE ESTÁ BOM ASSIM
Alguns exemplos atuais:
· Ronaldinho Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês. Homenageado pela “Academia Brasileira de Letras"...
· Tiririca: R$ 36.000,00 por mês. Membro da “Comissão de Educação e Cultura do Congresso"...
TRADUZINDO: SÓ O SALÁRIO DO PALHAÇO, PAGA 30 PROFESSORES. PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE:CONTRATE O TIRIRICA PARA DAR AULAS PARA SEU FILHO.

Um funcionário da empresa Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um “ACT” ou um professor iniciante, levando em consideração que, para trabalhar na empresa você precisa ter só o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado? Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00… Moral da história: Os professores ganham pouco, porque “só servem para nos ensinar coisas inúteis” como: ler, escrever, pensar,formar cidadãos produtivos, etc., etc., etc....
SUGESTÃO: Mudar a grade curricular das escolas, que passariam a ter as seguintes matérias:
Ø Educação Física: Futebol;
Ø Música: Sertaneja, Pagode, Axé;
Ø História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira; Biografia dos Heróis do Big Brother; Evolução do Pensamento
das "Celebridades"
Ø História da Arte: De Carla Perez a Faustão;
Ø Matemática: Multiplicação fraudulenta do dinheiro de campanha;
Ø Cálculo: Percentual de Comissões e Propinas;
Ø Português e Literatura: ?... Para quê ?...
Ø Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade.
Está bom assim? ... eu quero mais!...
ESSE É O NOSSO BRASIL ...
Vejam o absurdo dos salários no Rio de Janeiro (o que não é diferente do resto do Brasil)
Ø BOPE - R$ 2.260,00.................. para ........ Arriscar a vida;
Ø Bombeiro - R$ 960,00................para ........ Salvar vidas;
Ø Professor - R$ 728,00...............para ........ Preparar para a vida;
Ø Médico - R$ 1.260,00...............para ........ Manter a vida;
E o Deputado Federal?.....R$ 26.700,00 (fora as mordomias, gratificações, viagens internacionais, etc., etc., etc., para FERRAR com a vida de todo mundo, encher o bolso de dinheiro e ainda gratificar os seus “bajuladores” apaniguados naquela manobrinha conhecida do “por fora vazenildo”!).
 

Dilma anuncia medidas para aumentar competitividade da indústria

Dilma anunciou ontem um pacote de medidas para estimular os investimentos públicos e privados, e aumentar a competitividade da indústria brasileira, além de fortalecer a economia e proteger o país dos efeitos da crise econômica internacional.


Para a presidenta, é possível garantir o estímulo ao setor industrial sem adotar ações que prejudiquem os trabalhadores brasileiros. Dilma disse ainda que o modelo de desenvolvimento econômico brasileiro exige uma indústria forte e inovadora.


Segundo Dilma, para executar medidas estruturais, é necessário colocá-las em prática por etapas. A presidenta reiterou que os efeitos da crise econômica internacional são acompanhados “atentamente” pelo governo. Ela lembrou que as medidas adotadas de forma pontual são mais eficientes, pois a economia é dinâmica.

Fonte: Dilma.com.br

domingo, 1 de abril de 2012

Erradicar de vez o trabalho escravo




                                                                                                       Cláudio Puty (*)



“Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas”

Artigo IV da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo – a qual eu tive honra de ter sido eleito para presidir – pode vir a ser um passo fundamental para a consolidação dos direitos humanos no Brasil. Sim, porque o trabalho escravo não é apenas uma questão trabalhista; é crime de violação de direitos humanos. A CPI objetiva colocar a questão do trabalho escravo num plano mais amplo de avaliação das condições de trabalho no país, tanto no campo como na cidade. Seu ponto de partida foi a lista suja do Ministério do Trabalho que inclui 294 empregadores acusados de explorar trabalhadores, negando-lhes qualquer direito trabalhista ou humanitário.


A prática deste crime no Brasil já foi há muito tempo reconhecida; agora é preciso extirpá-lo definitivamente de nossa sociedade. Um país que lutou tanto para estabelecer a ampliar sua democracia e que agora está batendo recordes na geração de emprego não pode admitir a permanência de uma prática tão obsoleta e desumana quanto a servidão.


O artigo 2º da Convenção nº 29 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o trabalho forçado ou obrigatório como “todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob a ameaça de sanção e para a qual não se tenha oferecido espontaneamente”. Na escravidão moderna não existe propriamente tráfico da mão de obra, como na Colônia e no Império, mas privação da liberdade, coação e constrangimento. Muitos analistas afirmam inclusive que as condições atuais são ainda piores do que as sofridas pelos escravos até o século XIX, pois hoje o trabalhador é descartável; se ele adoecer ou morrer, pode ser substituído. Estima-se que existam cerca de 25 mil vítimas do trabalho escravo no Brasil.


Os casos recorrentes desse crime – dias atrás, aliás, o STF abriu ação penal para investigar o deputado João Lyra (PSD-AL) – demonstram que a legislação vigente não tem sido suficiente para resolver o problema. Mesmo com a aplicação de multas e a suspensão do crédito rural, como vem acontecendo nos últimos anos, o recurso ao trabalho escravo ainda é um bom negócio para muitos empresários agrícolas, pois barateia significativamente o custo da mão de obra. Muitos infratores flagrados apenas pagam os direitos trabalhistas e voltam a infringir a lei.

Isso ocorre, entre outras razões, porque o instrumento legal para punição desse crime, o artigo 149 do Código Penal, prevê apenas dois anos de pena mínima, além de dispositivos que permitem abrandá-la, como convertê-la em distribuição de cestas básicas ou prestação de serviços à comunidade.

Nesse sentido, é preciso endurecer a legislação, adotando medidas mais drásticas, como o confisco das terras onde se constate a prática de trabalho escravo. É o que prevê, aliás, a PEC 438/2001, que está em tramitação no Congresso, mas está parada porque setores ligados a ruralistas desonestos a boicotam. Mas agora o presidente da Câmara, Marco Maia, prometeu colocar o projeto em votação antes do dia 13 de maio, aniversário da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura do Brasil.

Um ponto que dificultava a coibição desse tipo de crime era a questão da competência para julgá-lo, decidida em 2006 em favor da Justiça Federal. Agora, é preciso ajustar os procedimentos do Judiciário, estruturando a Justiça Federal nas diversas regiões, principalmente nas de fronteira agrícola, e dar celeridade aos processos.

Também se faz necessário aprimorar a fiscalização, aumentando o número de auditores fiscais do trabalho, delegados e agentes da Polícia Federal e membros dos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Muitos ruralistas alegam que a fiscalização abusa do poder e é guiada por viés ideológico. Ora, estão querendo culpar o termômetro pela febre. Se algum abuso for comprovado, deve ser corrigido; mas que isso não sirva para justificar a recorrência do trabalho escravo.


(*) Deputado federal (PT-PA), presidente da CPI do Trabalho Escravo.

     

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