Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2011

BLOG - Um ano de informações


Este espaço completa um ano, com quase cinco mil acessos, número significativo, já que está voltado para o público que trabalha na educação. Ressalto que, tendo como principal objetivo, divulgar as ações dos educadores do ensino básico, extrapolou nossas expectativas, abrindo espaço para críticas, debates e o fortalecimento da democracia participativa.

Nestes doze meses em que estamos no ar, temos algumas considerações a fazer.

Na concepção que temos, este espaço, serviu como continuidade das experiências anteriores, como na Rádio Comunitária "Cidade Livre" e Rádio Web Seduc, porém, mudou apenas a linguagem.

Neste período, este espaço, serviu como focar uma visão política, seja estadual, seja nacional, onde foi possível dizer, através de minhas opiniões e colaboradores como está acontecendo um fato ou tema, para que nossos leitores possam ampliar seus conhecimentos.

Sem nunca negar minha concepção política, já que milito desde o movimento estudantil, neste cenário, mostrei-me contrário aos interesses das elites, imperialismo e oligarquias que comandam o estado, nação e mundo, há vários anos; assim, também contrário a política conservadora, stalinista e ditatorial.

Durante este período, recebi várias colaborações de companheiro(a)s, que mandaram e mandam suas matérias para eu postar, em especial para o Professor de Sociologia do SOME, Valdivino Cunha, a Professora de História Maria de Fátima Oliveira, da EEEFM "Maria Gabriela Ramos de Oliveira", do Conjunto Maguari, estudante Jussara Sofia, entre outros.

Gostaria de agradecer os comentários, seja apoiando, seja criticando, mas todos colaboram na minha formação.Recebi, também, alguns e-mails em que este espaço serviu para muitos como referência para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, Monografias, Dissertações, Teses e abertura de outros Blogs. Sem dúvida, este é nosso papel, trocar experiências para que a sociedade seja justa, digna e socialista.

Levando em consideração as estatísticas do nosso Blog, vale ressaltar que em média os acessos ao mês é de 474. Nestes doze meses, já tivemos, no momento 4.937 visitantes, sendo as postagens mais acessadas - Parabéns, Abaetetuba, Nós te Abraçamos (III), com 136 visitantes, Quatro Bocas - História e Memória, com 135 acessos , Rio Itacuruçá - História e Memória, com 126 visitantes  e Atuação dos Movimentos Populares no Conjunto Maguari, com 74 acessos. Com mais de 85 países que visitaram, os mais acessados são, Brasil com 3.324, EUA com 373, Eslovênia com 78, Canadá com 60, Alemanha com 50 entre outros.

Vamos continuar com nosso trabalho e os colegas que estão dispostos a divulgar seus projetos e matérias de interesses  na área da educação, pode mandar que postaremos.


sábado, 30 de julho de 2011

Salinópolis

Estive essa semana em Salinas, de férias com minha família e observei a situação caótica das ruas que continuam intransitáveis, dando prejuízo aos carros, como o desalinhamento.

Para um balneário, que trabalha com o turismo, a cidade necessita de cuidados por parte dos gestores do município.

Saindo dessa realidade, uma outra é compensada pela beleza das praias, como a imagem que retrata a praia do Farol Velho.




Mão de obra escrava na Amazônia

É triste a situação quando se trata de mão de obra na Amazônia. Se buscarmos um pouco da nossa história, notamos a presença forte do ser humano, enquanto subjugado das oligarquias que comandaram durante o período colonial e imperial.

Hoje,ainda, em pleno século XXI, a mão de obra  amazônida continua desvalorizada, em vários setores, principalmente, o  agrícola. 

O estado do Pará, é considerado que mais tem infratores em relação a exploração dos trabalhadores do  campo. Nota-se, atualmente, segundo dados do Ministério do Trabalho,  o estado corresponde a 24,7% dos autuados, tendo sido incluídos 62 pessoas no cadastro de empregadores autuados por exploração do trabalho escravo.


Investimento na Educação

A Presidenta Dilma Rousseff anunciou na última terça-feira um programa que vai beneficiar diretamente os estudantes brasileiros. Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), foi lançado o Ciência sem Fronteiras, que vai conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior a jovens brasileiros.



Dilma disse que o Brasil passará a outro patamar na área de ciência, tecnologia e inovação. As áreas contempladas serão: ciências da saúde, ciências da vida e engenharias, e tecnologias. Segundo ela, esses estudantes formarão a base do novo pensamento educacional ao retornarem para o país.



Outra notícia importante foi a escolha de Pelé como embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014. Pelé foi recebido na terça-feira no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma, que assinou o decreto para criar o título inédito concedido ao ex-jogador.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estradas sem morte

No final de semana que passou, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, no estado do Pará, não aconteceram mortes.

Aconteceram 39 acidentes resultando em 31 pessoas feridas, sem caso grave.Sendo fiscalizado 2259 veículos e 578 autuações por infrações.

Temos que ressaltar, que nas estradas a velocidade máxima é de 110 Km, mas, interessante é que os carros saem das fábricas, tendo no mínimo 220 Km ou mais. O que deveria ser feito, seria os orgãos que trabalham com o trânsito nacional coibir ou proibir essas quilometragens saírem das indústrias.



terça-feira, 26 de julho de 2011

Parabéns

Estive recentemente no berço, completando mais uma passagem de ano.E recebí várias mensagens de colegas de todo o Estado, através dos celulares, este espaço e facebook, os quais agradeço.Eis algumas:

"Que Deus abençõe você e sua família, que os dias, semanas, meses e anos sejam repletos de felicidades" - Parabéns. Marcelo e Família - Conjunto Maguari, Belém.

"Ribamar, você é muito especial, igual a você não tem igual" -Parabéns - Família Soares, Bujaru,Pará.

"Professor Ribamar, que seus dias futuros sejam cheios de bençãos divinas e realizações desejadas" - Um grande abraço. Diretora Érica, Vice-Diretora Marluce Oliveira e outros. Quatipuru, Pará.

"Professor Ribamar você é o grande culpado da nossa alegria, principalmente aqui no Cumaru. Tantos momentos bons... Este não poderia ser melhor seus 50 anos de festas, saúde e felicidades" - Parabéns. Edna Monteiro e Carlos. Conjunto Maguari, Belém.

"Riba, felicidades! Que tenha sempre saúde, paz e este dom de reunir pessoas" - Parabéns. Claudia Maués,Conjunto Maguari,Belém.

"Professor Ribamar, saúde e felicidades. Tudo de bom para o senhor" - Parabéns. Dos amigos de Cumaru,Vigia, Pará.


sábado, 23 de julho de 2011

PRECONCEITO


Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a cor da pelo faz a diferença em determinado momento das pessoas, principalmente no trabalho e diante da polícia ou da Justiça.


A pesquisa foi realizada com a participação de 15 mil pessoas entrevistadas em cinco estados e o Distrito Federal. Segundo o Site do IBGE: “o estudo “Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça” (PCERP) coletou informações em 2008, em uma amostra de cerca de 15 mil domicílios, no Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. Entre os resultados, destaca-se o reconhecimento, por 63,7% dos entrevistados, de que a cor ou raça influencia na vida”.


Historicamente, sabemos que dependendo das situações nas quais a cor ou raça tem maior influência, Segundo a pesquisa no trabalho aparece em primeiro lugar, logo em seguida vem a relação com a polícia/justiça; além da relação do convívio social e a escola.



terça-feira, 19 de julho de 2011

UNE: Um Grito de Justiça

                   
                      “Nascemos sozinhos, morremos sozinhos, mas somente juntos podemos construir uma vida”

Revendo o filme DAENS: Um grito de Justiça, ontem, já que considero um dos mais bem produzido e lindo e trabalho como instrumento pedagógico, vieram algumas reflexões.

O filme que se passa no final do século XIX, na Bélgica, na cidade de Aalast, cidade de origem flamenga e também onde começaram as primeiras rebeliões dos trabalhadores da indústria, neste caso de tecelagem, por melhores condições de trabalho. Nesse momento, as leis trabalhistas não vigoravam.

O interessante, é que no país belga, as pessoas falavam dois idiomas, ou seja, no norte do país, o holandês, de origem flamenga e no sul, o francês, de origem da comunidade Vala.

Sem dúvida isso dificultava a comunicação entre os trabalhadores.

Com a chegada do padre Adolf Daens, na cidade que se apropria, juntamente com seu cunhado, que é proprietário de uma gráfica, onde é produzido o jornal da Igreja Católica, que utiliza para esclarecer a população da miséria em que viviam e que precisariam lutar pela justiça e seus direitos.

O filme retrata a exploração das mulheres, que formavam a massa dos trabalhadores e as crianças, que começavam a trabalhar a partir dos seis anos.

O Padre Adolf Daens, buscando organizar o povo se candidata a Deputado, é eleito; porém iria enfrentar os burgueses e a Igreja que defendem os interesses das empresas.

Após assistir, pego nos jornalecos burgueses, onde criticam o apoio do governo federal ao 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE.

Infelizmente, a maioria da imprensa é conservadora e boa parte dos trabalhadores está a serviço dos seus patrões. É por isso, que falam nesses aspectos.

Será que não seria necessário se formar uma comissão para analisar a origem dessas fortunas, em que boa parte, está nas mãos das oligarquias, que trabalham com as comunicações?

Ou os trabalhadores da imprensa ou outros nunca passaram pelo um Centro Acadêmico ou Diretório Central de Estudantes? Acredito que o estudante, que estuda na universidade e não passa por uma dessas entidades, realmente não conhece a instituição.

Ou os empresários querem só o apoio do estado para suas empresas e não para um Encontro tão importante em nível de organização para a sociedade brasileira e para o mundo. Será que esses infelizes, que são contrários a uma sociedade justa e igualitária, não sabem que daí é que saem grandes quadros que irão dirigir os estados e o país.

O governo de esquerda cresce, buscando outro tipo de sociedade que não é a atual, enquanto forças retrógradas estão desesperadas, com ações que mexem com seus bolsos. Realmente, não querem que tenhamos uma consciência política crítica.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nova Diretoria da UNE


Com informações do portal Vermelho


Os cariocas Daniel Illiescu (foto) e Clarissa Cunha foram eleitos presidente e vice da União Nacional dos Estudantes no segundo dia de plenária final de seu 52º Congresso. A eleição foi realizada no Ginásio Goiânia Arena e 3.153 delegados escolheram a nova direção. Ambos foram eleitos na chapa Movimento Estudantil Unificado e deverão assumir a entidade a partir de 11 de agosto, data da posse.



Confira abaixo o resultado da eleição:



Chapa 3 – Por uma nova UNE: 05 votos

Chapa 5 – Oposição de Esquerda: 581 votos (MES, CST, APS, Enlace, PCR e outros)

Chapa 6 – Movimento Mude: 182 votos (AE, MS)

Chapa 7 – O Movimento Estudantil Unificado para as Mudanças do Brasil: 2367 votos (UJS, Kizomba, PPL, CNB, Mudança e outros)


domingo, 17 de julho de 2011

Lula no 52º Congresso da UNE

Em recente Congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, realizado em Goiânia, em sua edição 52º, o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que o país abriu oportunidades para diversas pessoas de terem acessos a uma universidade, principalmente os mais carentes, através de alguns programas voltados exclusivamente para tal objetivo.



Segundo Lula: “Nós queríamos mais gente em sala de aula”.



Sendo aplaudido de pé a cada intervenção que fazia, Lula lembrou que mais de um milhão de estudantes foram beneficiados, durante a participação do Partido dos Trabalhadores, no governo federal.

sábado, 16 de julho de 2011

Igarapés na Amazônia (III)

Neste período de verão na Amazônia, com o tempo bastante quente, não tem coisa melhor do que procurar um igarapé.

No momento, o igarapé está sendo a alternativa para os amazônidas, já que as praias e piscinas são para os tubarões.


Nos finais de semana  as filas dos ônibus são longas, indo para os balneários lotados.

Nesta imagens de Ponta de Terra, em Bujaru, você nota a beleza do igarapé, denominado Igarapé - Açu.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

OAB – PA.


Em entrevista a imprensa, ontem o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, Jarbas Vasconcelos, frisou muito bem, os ataques que estão sendo feitos pelas oligarquias estaduais contra a entidade e sua pessoa, sendo em virtude da cobrança da OAB, sobre a corrupção na Assembléia Legislativa, que mexe com a elite e políticos do estado.


Para Jarbas Vasconcelos, “(...) Se nós não tivéssemos feito o que fizemos, denunciado quem nós denunciamos; se nós não tivéssemos convocado o povo para uma marcha cívica; pedido a prisão preventiva – que foi decretada – de pessoas que se julgavam intocáveis, e ameaçou a porta de entrada de outros que se consideram mais intocáveis ainda; se isso não tivesse sido feito, eu tenho certeza de que este fato nunca estaria ganhando o noticiário nem do jornal da OAB e muito menos dos nossos grandes jornais aqui do Pará.”. (...)



Realmente, temos que se solidarizar com uma das maiores entidades do país, que merece crédito e respeito. As oligarquias que estão anos no poder do estado do Pará, nunca mostraram este outro lado dela, claro. Nos últimos anos, essas falcatruas, corrupção, roubos, articulações com o dinheiro público estão sendo desmascarados para a sociedade. Quem deve sair ou entregar o cargo, deve ser pessoas que tem “rabo preso” ou estão envolvidas.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Armações do mês de Julho



Como estamos de recesso, sabemos que o mês de Julho é quando a maior parte dos profissionais que trabalham na área de educação sai de férias.

Durante este mês, já aconteceram vários fatos que marcaram a educação em nosso estado, já que a maioria esquece o mundo do trabalho e político.

Gostaria de ressaltar, que os tucanos, que estão no governo do estado do Pará, eleitos pela maioria da população paraense, que representam um seguimento da oligarquia estadual, começaram a preparar seus esquemas, para “detonar” com os profissionais da educação, através da Secretaria Estadual de Educação, entre suas decisões, nós temos: Portaria, explicando aos gestores que os Conselhos Escolares deveram ficar sob a responsabilidade de um setor da Secretaria Estadual de Educação. No governo de Ana Júlia, aconteceram várias discussões e reuniões para a efetivação do processo eleitoral nas escolas públicas, que é um processo democrático, e hoje, os tucanos querem acabar com a participação da sociedade nas escolas, isso é incrível, é um retrocesso democrático, já que as unidades escolares são públicas. Outro aspecto são as indicações de direção para algumas escolas pela SEDUC. Quando os funcionários retornarem no mês de agosto, algumas escolas terão novos diretores, conseqüências dessa falta de compromisso com a população.



Assim, infelizmente, a população vota em seus próprios inimigos. Acredito que os tucanos e Barbalhos deveriam explicar para a sociedade seus envolvimentos na corrupção da Assembléia Legislativa do Estado, em vez de fazer dos órgãos públicos cabides eleitorais e controle.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Professores entram em confronto com a Polícia

Durante manifestação dos professores e profissionais da educação do Rio de Janeiro, que estão em greve desde o dia 07 de junho e a falta de diálogo com o governo estadual do Rio de Janeiro, os professores e profissionais da educacão tentaram mais uma vez conseguir seus objetivos.



Com cerca de 500 profissionais da educação, a manifestação se concentrou na Assembléia Legislativa, onde a categoria decidiu a continuidade da Greve. Após essa decisão, caminhou para a Secretaria Estadual de Educação, onde, inclusive aconteceu o confronto com a Polícia.



No momento o Secretário de Planejamento e o de Educação, juntamente com os sindicalistas estão na mesa de negociação.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

" Aruanda / Banho de Cheiro "

                                                                                          Eneida de Morais
  



“ Qual a melhor etapa de tua vida? Todas, todas. Não perdi um minuto; vivi intensamente todas as minhas horas. Não tenho saudades especiais, apenas cultivo certas lembranças e lições e experiências. Depois de certo tempo, vitórias e derrotas se confundem. (...)”

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bancários gaúchos comemoram vitória da Chapa 1

Recebi e-mail no dia 30/06/2011 e desde já parabenizo toda companheirada que venceu

através do processo eleitoral com a Chapa 1 - Cutista - nas eleições do Sindicato de

Porto Alegre com 61,24% dos votos.

Bancários gaúchos comemoram vitória da Chapa 1


A Chapa 1 - Atitude Bancária, apoiada pela Contraf-CUT, venceu as eleições para a

gestão 2011/2014 do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre com 3.568 votos, o que

representa 61,24% dos válidos. A apuração foi encerrada às 22h50 desta quinta-feira,

dia 30, na Casa dos Bancários, no centro da capital gaúcha.



A Chapa 3, ligada ao Movimento Revolucionário (um racha do PSTU), ficou em

segundo lugar com 1.317 votos, o que significa 22,61% dos válidos.



Já a Chapa 2, vinculada ao Conlutas, recebeu 941 votos, atingindo 16,15% dos válidos.

Foram ainda registrados 37 votos nulos e 72 brancos, somando 109 inválidos. Houve

um total de 5.935 votantes.



A democracia e a tranquilidade marcaram o pleito. A votação teve início na segunda-

feira, dia 27, e terminou às 17h desta quinta-feira.



O presidente eleito é Mauro Salles Machado, 47 anos, funcionário do Santander, que

exerce atualmente a função de diretor de Políticas Sociais e Cidadania do Sindicato. O

mandato da nova direção iniciará no dia 16 de agosto.



"Nossa votação representa a aprovação da categoria para o trabalho que estamos

realizando. Por isso, vamos dar continuidade, com muito respeito à vontade dos

bancários, com transparência e democracia, mas, acima de tudo, na luta intransigente

em defesa dos direitos dos bancários e na busca de conquistas. É a vitória dos

trabalhadores", declarou Mauro, logo após ter assegurado 50% dos votos mais um,

garantindo a vitória já no primeiro turno.





Resultado da apuração



Chapa 1

Votos - 3.568

Percentual - 61,24%



Chapa 2

Votos - 941

Percentual - 16,15%



Chapa 3

Votos - 1.317

Percentual - 22,61%



Brancos - 72



Nulos - 37



Inválidos - 109



Total - 5.935 votantes





Crédito: Cristiano Estrela

Sistema Único de Assistência Social - SUAS


A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem, no Palácio do Planalto, o projeto de lei que determina a organização da assistência social e consolida o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É um importante passo para o plano Brasil sem Miséria, que pretende tirar 16 milhões de pessoas da pobreza extrema.



O SUAS garante o direito à assistência e proteção às famílias e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. O sistema tem adesão de 99,5% dos municípios.



Com coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e gestão dos municípios, Estados e Distrito Federal, o SUAS foi criado em 15 de julho de 2005 e receberá fiscalização dos conselhos de assistência social, integrados por representantes dos governos e sociedade civil.



Visita a Rondônia



Ontem, a presidenta Dilma concedeu entrevistas a emissoras de rádio em Rondônia e afirmou que o governo federal manterá um pacote de obras para o estado. Ela esteve no canteiro de obras da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira.



Dilma destacou a importância do estado como sendo “uma fronteira agrícola com maior potencial de desenvolvimento do Brasil” e assinalou os investimentos de R$ 554 milhões para obras de saneamento e tratamento de água e esgotos na capital rondoniense.

Fonte: Dilma.com.br

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dia Nacional de Mobilização em defesa da classe trabalhadora - CUT


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) decidiu realizar um Dia Nacional de Mobilização em defesa da classe trabalhadora, a Executiva Nacional deliberou que era necessário procurar entidades com histórico de luta, mobilização, representatividade e, especialmente, com bandeiras de luta em sintonia com a Plataforma que a CUT formula e pratica desde a sua criação. O objetivo era e continua sendo claro: priorizar a unificação em torno de uma pauta comum entre as entidades e os movimentos.



O Dia 6 de Julho deverá marcar o início das Campanhas Salariais Unificadas da CUT para o segundo semestre, quando o conjunto das entidades CUTISTAS, as nossas categorias, farão um grande embate pelos aumentos reais dos salarários.



A CUT- PA participa deste momento histórico para o Brasil, onde milhares de categorias estarão unidas para defender um país mais justo, livre, capaz de distribuir emprego e renda, promover ganhos reais para todos e priorizar a educação. E fará isso em parceria com representantes dos movimentos sociais como o Movimento dos Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC), e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGRI), além de todos os seus sindicatos filiados, que servirão para fortalecer as entidades em luta por melhores condições de vida e de trabalho. Vale ressaltar que o Presidente da CUT-NACIONAL, Arthur Henrique, estará presente no evento.

Dentre as bandeiras desta mobilização, a CUT-PA, foca a importância no combate ao trabalho escravo, a luta pelo financiamento da agricultura familiar, reforma agrária e políticas agrícolas, e principalmente o combate à violência no campo. Para que não haja mais casos de assassinatos de trabalhadores rurais, ambientalistas, missionários, que lutam contra os crimes no campo, contra o crime organizado, para preservar o meio ambiente.



Não estamos exigindo mais do que devemos, estamos exigindo o que deve ser feito. O Pará não pode continuar sendo uma terra sem lei. Chega de Corrupção, de Trabalho Escravo, de Trabalho Infantil! Chega de Prostituição Infantil, de Desigualdade por Raça e Gênero! Chega de Impunidade!


SOMOS DIFERENTES, SOMOS CUT!



VII Congresso do MMCC


Hoje,  teremos início o VII Congresso do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade e vai até o dia 08, tendo como tema " Amazônia Feminina Reafirmando seus Direitos e Diversidades".

O MMCC-Pa, é uma entidade de massa, autônoma, democrática, independente,sem fins lucrativos. Constituiu –se legalmente em Julho de 1985. Tem como objetivo articular as lutas das mulheres do campo e da cidade contra todas as formas de exploração e discriminação social, política, econômica,religiosa, cultural, racial e sexual que atinjam o conjunto de mulheres na sociedade.


terça-feira, 5 de julho de 2011

Igarapés na Amazônia (II)


Igarapé na Localidade de Cumaru em Vigia

Estive neste final de semana, no município de Vigia de Nazaré, especialmente na localidade de Cumaru Grande, que fica 75 Km do Entroncamento, em Belém do Pará, claro, férias escolares e estou aproveitando, juntamente, com a família,  os nossos igarapés.

Apesar de tudo que a natureza proporciona ao ser humano, durante o trajeto notei que boa parte desses igarapés tem como finalidade o seu término, já que suas cabeceiras estão sendo desmatadas para criação de gado, sem nenhuma preocupação com o meio ambiente.

Estive com alguns colegas, fazendo algumas atividades de pesquisas, junto aos moradores, segundo eles, a realidade desses igarapés são muito diferentes de alguns anos atrás, inclusive servindo como fonte de alimentação, através da pesca. Já hoje, não é possível .

Gostaríamos de ressaltar e pedir ao ministério público, que deveria fazer algumas incursões, na zona rural, onde existem igarapés para que sejam tomadas medidas sérias e responsáveis para conter essa "onda" de tentar acabar nossos igarapés, inclusive multando quem merece.