31/10 Palestra: Orçamento do Estado: limites e possibilidades
Centro Social de Nazaré às 09 h.
01/11 Ato público
ALEPA às 09 h.
03/11 Reuniões distritais
Quadro abaixo - 09 h.
04/11 Assembleia Geral
Centro Social de Nazaré às 09 h.
REUNIÕES DISTRITAIS
DAICO/DAOUT - EE. PALMIRA GABRIEL
DAMOS - EE. Honorato Filgueiras
DABEN - EE. Franciso Berton
DAENT - EE. Jarbas Passarinho [Alte. Barroso]
DABEL - EE. Deodoro de Mendonça
DASAC - EE. Vera Simplício
DAGUA - EE. Barão de Igarapé Miri
Total de visualizações de página
domingo, 30 de outubro de 2011
O Pará no século XIX
Em se tratando da Amazônia, a partir do século XIX, nota-se a divisão nessa parte do nosso país: Já que as margens do vale e seus afluentes; assim como, as cabeceiras e terras firmes, que eram denominados de "sertões", aqui na Amazônia de colônia.
O interessante, em uma carta mandada para o Rei João IV, em 1653, diz o seguinte: " Os moradores deste novo mundo, ou são portugueses ou índios naturais da terra. Os índios, uns são gentios, que vivem nos sertões, infinitos no número e diversidade de línguas; outros , são pela maior parte cristãos, que vivem entre os portugueses".
Sabe-se que na metade do século XVIII, o "Directório dos Índios" consolidou-se e organizou-se o cadastramento dos indígenas nas vilas. Dessa forma, apenas 2500 almas, tinham sido escritas e mais da metade viviam no Baixo Amazonas. Enquanto os outros estavam na zona dos sertões.
Na verdade foram alistadas cerca de 7250 pessoas nas comunidades ligadas à Belém.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Greve dos Educadores do Estado do Pará
Professores(as) são enforcados por natureza. Por isso, não deu em nada a audiência entre os seus representantes e o Governo,mediada pelo juiz Elder Lisboa, com objetivo de buscar um acordo.
Uma coisa é suportar ser colocado no cadafalso, outra é aceitar pôr a corda no pescoço. Greves de professores(as) da rede estadual de ensino são semelhantes as estrelas e só terminam quando seu hidrogênio é totalmente consumido!!!
Pelo jeito, a greve vai continuar independente do que sentenciar o juiz!!!
Reflexões sobre a greve dos professores(as)
“Os professores suspendem a greve e o governo se compromete em quitar o pagamento do piso em até 12 vezes, a partir de janeiro de 2012, isso caso o MEC nos repasse a verba para integralizar o pagamento”. Alice Viana Secretaria de Administração do desgoverno Jatene.
O blogueiro refrescando a memória de seus seus leitores(a) faz as seguintes reflexões:
1) Que o MEC já afirmou que não tem nada a ver com essa história inventada pelos tucanos e que tudo indica não irá fazer a tal complementação;
2) Que o provável motivo da negativa do MEC é que o governo tucano não está cumprindo a obrigação constituição de aplicar no mínimo 25% do orçamento do Estado em educação;
3) Que após trinta dias de greve o desgoverno tucano já tinha condições de negociar um acordo para por fim ao movimento, que incentivou criando falsas expectativas, apresentando propostas mirabolantes, inventando factoides que acabaram desagradando a grande maioria da categoria e estimulando o movimento grevista;
4) Que ao escolher derrotar politicamente o movimento justo dos professores(as) pelo piso salarial legal com métodos ortodoxos, nada inteligentes e repressivos só prorrogou e alimentou a greve que tudo indica, pelo andar dos acontecimentos, poderá inviabilizar do ponto de vista pedagógico o ano letivo dos alunos(as) da rede estadual de ensino;
5) Qualquer acordo sobre a reposição de aula que se seja parido ao final da greve (aulas aos sábados, essa será a proposta do tucanato) não reverterá a dura realidade do ano letivo comprometido e de que os nossos alunos(as) serão os grandes prejudicados;
6) O governo sabia de tudo isso e tem recursos para pagar o piso, mas fez uma opção de derrotar politicamente a categoria para evitar greves e desgastes futuros, em detrimento dos interesses dos alunos(as) e de toda a sociedade paraense.
Seria por essas razões que Alice Viana e o desconhecido Secretário de Educação vivem dando a corda para os professores(as) se enforcarem?
Fonte: csd.educacao-pa
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
PM diz não ter provas que incriminem Orlando Silva
O policial militar João Dias Ferreira disse hoje (24) que não possui nenhuma prova do envolvimento do ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), e de seu antecessor, Agnelo Queiroz (PT), no suposto esquema de desvios de recursos públicos do Ministério. João Dias afirmou categoricamente que não gravou diálogos de Orlando Silva e que não há nada que o incrimine. "Em nenhuma delas [das gravações] tem a voz do ministro".
As declarações foram dadas quando o policial militar prestou novo depoimento e entregou à Polícia Federal (PF) um aparelho de telefone celular contendo 13 gravações de conversas dele com membros do Ministério do Esporte. Segundo ele, nos diálogos seria possível identificar a intenção de fraudar prestações de contas dos convênios que firmou com a pasta.
O acusador também levou quatro ofícios emitidos pelo Ministério que, segundo ele, contêm “informações contraditórias" sobre a fiscalização dos repasses de verbas da pasta a entidades conveniadas. O material envolveria assessores da cúpula do ministério. Mas, até o momento, segundo a PF, não há qualquer comprovação da participação do ministro Orlando Silva no suposto esquema.
O celular foi encaminhado para perícia e os resultados devem ser divulgados na próxima semana, segundo a PF. Em seu novo depoimento, nada mais foi acrescentado nas investigações. Ele continua afirmando que está sendo “ameaçado e perseguido” por conta das denúncias que apresentou à revista Veja, que publicou matéria na edição da semana passada somente baseada na entrevista feita com João Dias. No entanto, negou proteção especial.
O policial, que deve depor a uma comissão da Câmara dos Deputados nos próximos dias, acusou o ministro do Esporte, Orlando Silva, de integrar um esquema de desvio de verbas públicas do programa Segundo Tempo.
Nova reportagem sem provas
Na edição desta semana, a revista Veja transcreveu um diálogo que teria ocorrido em abril de 2008, entre João Dias e dois servidores do Ministério do Esporte. Na transcrição do semanário, eles combinam o envio de um documento à Polícia Militar desmentindo supostas irregularidades na execução de convênios firmados entre a pasta e ONGs controladas pelo policial.
Em nota divulgada neste sábado (22), o Ministério do Esporte questionou a apresentação da conversa transcrita pela revista da editora Abril. Segundo o texto, a pasta pedirá à PF para incorporar a gravação à investigação em andamento sobre o suposto esquema de desvio.
"A manipulação começa já na abertura da reportagem. A revista faz uma montagem e cola sobre uma foto do ministro a frase entre aspas: 'A coisa fugiu do controle', declaração que o ministro nunca fez", diz um trecho da nota.
Há pouco, o ministério divulgou nova nota informando que o "secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, constituiu nesta segunda-feira, 24 de outubro, uma Comissão de Sindicância para investigar acusações publicadas pela revista Veja, nas páginas 88, 89 e 90 da sua edição número 2240, de suposto envolvimento de servidores do Ministério em irregularidades administrativas".
Fonte: Vermelho.org.br
domingo, 23 de outubro de 2011
Frase do dia
"NAS GRANDES BATALHAS DA VIDA, O PRIMEIRO PASSO PARA A VITÓRIA É O
DESEJO DE VENCER"
MAHATMA GANDHI.
DESEJO DE VENCER"
MAHATMA GANDHI.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Agenda da Greve dos Educadores do Pará
17/10 – Ato político na E.E. Costa e Silva, às 7 horas:
17/10 - Mobilização nos distritos DAICO/DAOUT e E.E Palmira Gabriel, às 8 horas;
17/10 - Coletiva de Imprensa sede do sindicato, às 10h;
17/10 - Agitação com carro som - DAENT, às 8 horas;
17/10 - Mobilização nas Escolas do DABEN/DAENT;
18/10 - Ato político na ALEPA, às 9 horas;
19/10 - Ato no Fórum de Justiça Estadual - Praça Felipe Patroni, às 11 horas;
19/10 - Mobilização na E.E. Raimundo Viana, às 14 horas;
19/10 - Reunião do Comando de Greve DAICO/DAOUT - E.E. Palmira Gabriel, às 15 horas;
19/10 - Lançamento do Comitê Estadual em defesa dos 10% do PIB para Educação - UFPA/Vadião, às17 horas;
- 20/10 - Reuniões distritais, às 15 horas;
- 21/10 - Assembleia Geral, às 9 horas (LOCAL A DEFINIR);
- 26/10 - Marcha da Educação no Trevo do Satélite, às 8:30 horas;
- 28/10 - Ato Político Unificado com outras categorias e servidores estaduais, às 9 horas (LOCAL A DEFINIR)
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Verdades da Profissão de Professor
Paulo Freire*
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
* Um dos maiores educadores do mundo. Uma feliz comemoração pelo nosso dia.
domingo, 9 de outubro de 2011
Senhora de Toda Hora
Manoel Valente *
Salve Maria de Nazaré!
O povo aclama com muita fé.
Nossa Senhora de Toda Hora
Que Deus te ouça por tanta fé.
És protetora, companheira, mãe amiga.
Sempre a nos dar guarida e, também, nos socorrer.
Seja romeiro, devoto ou descrente.
Abençoas tanta gente, mesmo sem te recorrer.
Também na corda que nos une desde cedo,
Que envolve dor e medo, calma e disposição,
A multidão se consome na fadiga
E canta agradecida pela tua intercessão.
* manoelvalente@bol.com.br
Educação
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
Paulo Freire.
"Se você acha que a educação é cara, tenha coragem de experimentar a ignorância".
Derek Bok.
Feliz Círio para todos.
Paulo Freire.
"Se você acha que a educação é cara, tenha coragem de experimentar a ignorância".
Derek Bok.
Feliz Círio para todos.
sábado, 8 de outubro de 2011
Agenda da Greve dos Educadores do Estado do Pará
13/10 – Seminário com os funcionários de escolas, 9 horas, no Centro Social de Nazaré
13/10 – REUNIÕES DISTRITAIS, às 14 horas:
- DAICO/DAOUT: EE. “PALMIRA GABRIEL”
- DAMOS: EE. “HONORATO FILGUEIRAS”
- DABEN: EE. “FRANCISCO BERTON”
- DAENTE: EE. “JARBAS PASSARINHO”
- DABEL: EE. “DEODORO DE MENDONÇA”
- DASAC: EE. “VERA SIMPLÍCIO”
- DAGUA: EE. “BARÃO DE IGARAPÉ MIRIM”
- 14/10 – Assembleia Geral no Ginásio do IFPA [antigo CEFET]
- 18/10 – Ato público na frente da ALEPA, às 9 horas
13/10 – REUNIÕES DISTRITAIS, às 14 horas:
- DAICO/DAOUT: EE. “PALMIRA GABRIEL”
- DAMOS: EE. “HONORATO FILGUEIRAS”
- DABEN: EE. “FRANCISCO BERTON”
- DAENTE: EE. “JARBAS PASSARINHO”
- DABEL: EE. “DEODORO DE MENDONÇA”
- DASAC: EE. “VERA SIMPLÍCIO”
- DAGUA: EE. “BARÃO DE IGARAPÉ MIRIM”
- 14/10 – Assembleia Geral no Ginásio do IFPA [antigo CEFET]
- 18/10 – Ato público na frente da ALEPA, às 9 horas
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Agenda da Greve dos Educadores do Estado do Pará
03/10: Mobilização nas escolas;
04/10: Mobilização nas escolas;
05/10: Ato Público com concentração às 9h, na escadinha, ao lado da Estação das Docas.
04/10: Mobilização nas escolas;
05/10: Ato Público com concentração às 9h, na escadinha, ao lado da Estação das Docas.
Dilma inicia viagem de uma semana pela Europa
A presidenta Dilma Rousseff iniciou nesta segunda-feira a viagem de uma semana por três países: Bélgica, Bulgária e Turquia. Hoje, ela teve encontro com o primeiro-ministro belga, Yves Leterme. Antes, ocorreu uma reunião com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, para discutir os preparativos da Copa do Mundo de 2014.
Amanhã (4/10), Dilma participa da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia e, em seguida, de almoço oferecido pelo rei Alberto II. À tarde, vai ao encerramento do Seminário Empresarial Brasil-União Europeia e à cerimônia de abertura do festival cultural Europalia.
Na capital búlgara, a presidenta terá encontros na quarta-feira (5/10) com o presidente Georgi Parvanov e o primeiro-ministro Boyco Borissov. No dia seguinte (6/10), Dilma se desloca para a cidade de Gabrovo, onde será recebida por seus familiares búlgaros.
Na sexta-feira (7/10), a Presidenta participa na Turquia de cerimônia de oferenda floral, no Mausoléu de Ataturk, e do encerramento do Encontro Empresarial Brasil-Turquia. À tarde, haverá cerimônia oficial de chegada, seguida de reunião privada com o presidente turco Abdullah Gül.
domingo, 2 de outubro de 2011
Queimadas na Amazônia
Durante o período do verão na Amazônia, é comum as queimadas na beira das estradas, o que pode provocar sérios perigos, para o homem e a natureza.
Notamos, conforme imagem recente, na PA-140, a presença de focos de fogo, tanto para o interior do terrenos, como fora da cerca.
Os órgãos responsáveis pelo meio ambiente, em nosso estado, precisam ter pulso firme e tomar ações para combater essas práticas ilegais que venham prejudicar a nossa floresta.
Assinar:
Postagens (Atom)