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sábado, 30 de março de 2019

Lula e a Esquerda do Século XXI




Obra de Emir Sader



Excelente palestra do professor e escritor Emir Sader, seguido de debate e lançamento da obra "Lula e a Esquerda do Século XXI", no sindicato do bancários, ontem.



Palestra



O palestrante fez contextualização histórica e sociológica da conjuntura atual, sempre provocando questões de interesse da sociedade. Analisou criticamente o último processo eleitoral para Presidente da República, que culminou com eleição de um candidato de extrema direita. 




perguntas para o professor



Vamos para leitura da obra de Emir Sader, publicada pelo Laboratório de Política Politica - LPP,, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. 



O Blogueiro com o Palestrante



quinta-feira, 14 de março de 2019

Movimentos Sociais na Amazônia







No município de Abaetetuba, região do baixo tocantins, no Estado do Pará, os movimentos sociais conseguiram vitória significativa com a organização de várias entidades representativas. 






Representantes  do Conselho do FUNDEB, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sintepp, Vereadores, Representantes de Escolas do Estado, Pais de alunos, Promotor Público, Cooperativa e Sindicato dos Rabeteiros e Governo Municipal participaram da Audiência Judicial com o Juiz da 1ª Vara sobre a Regulamentação do Transporte Escolar no município.







Diante da pressão das entidades e instituições que participaram, ficou definido que a Prefeitura Municipal de Abaetetuba irá cumprir em 48 horas para regulamentação do atendimento  do transporte escolar no município e pagar as dívidas com os rabeteiros, que prestam serviços, nas regiões das ilhas e na cidade. 







O não cumprimento da decisão, as multas irão pessoalmente para a Secretaria Municipal de Educação e Prefeito. Ficou, também, acordado que a Prefeitura terá cinco (05) dias para apresentar justificativas do não atendimento da liminar ou se está com o transporte escolar funcionando desde novembro de 2018.






Do lado de fora do Fórum da Comarca de Abaetetuba, um número significativo de pais de alunos, alunos e comunitários participaram de uma grande Ato, com intervenções de várias lideranças e presentes utilizaram do microfone no carro som para fazer seus protestos reivindicando o Transporte Escolar público digno e de qualidade, 






Parabenizo as entidades envolvidas, como a Cáritas, Pastoral Social da Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz, das Ilhas, movimentos sociais do campo entre outras e organização politica do movimento.

















































O Blogueiro agradece a Professora e Sindicalista Waldira Calado, com as imagens e fontes.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Ser mulher antes de tudo é um ato de Rebeldia.

                                                           

                                                                               *Ellen Marvão






Não  é um dia especial, mas sim todos os dias que nós mulheres nos rebelamos contra o sistema, a sociedade que é sim opressora, sexista, misoginia e machista. 






Nos rebelamos porque ainda hoje não temos total liberdade dos nossos corpos, dos nossos ventres, para alguns é apenas um "Mimi", barato e para outros não passamos de um pedaço de carne.






Ser mulher é um ato de rebeldia, de coragem pois, estamos aí lutando pela igualdade política, igualdade salarial, igualdade de vida. Pelo direito de ser humano.






Somos mulheres e carregamos dentro de nós a continuidade da vida. Somos todas: Marielles, Marisas, Marias, Anas, Silvias, Nelmas, Célias, Fadas, Bruxas, Putas, Mães. Mulheres. Não se quer flores, SE QUER RESPEITO. FELIZ TODOS OS DIAS DAS MULHERES


























* A autora é  escritora e Professora do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, Socióloga lotada na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará -SEDUC, PA.

sexta-feira, 1 de março de 2019

39 ANOS DE SOME NO PARÁ




* Marcus Aurélio Pereira Fialho



No próximo dia 15 de abril, o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) irá completar 39 anos de funcionamento, no Estado do Pará. O SOME foi homologado pela resolução no 161/82 de 3/11/82 e incorporado ao sistema de ensino do Pará, sob a responsabilidade da Fundação Educacional do Estado do Para (FEP).



O sistema foi criado para expandir as oportunidades educacionais a nível de ensino médio para a população do interior do Pará, principalmente pela falta de continuidade no ensino, pela distância dos municípios, pela inexistência de escolas de ensino fundamental, falta de recursos humanos habilitados e inexpressividade dos municípios quanto ao setor econômico. Os quatro primeiros municípios a serem atendidos foram: Curuçá, Igarapé-Miri, Igarapé Açu e Nova Timboteua.



O SOME funciona por módulos, trabalhados em 50 dias para o desenvolvimento do conteúdo programático e aplicação de duas avaliações e uma recuperação paralela de oito dias. O ano letivo é composto por 200 dias, divididos em quatro módulos funcionando simultaneamente em quatro localidades, que constituem um circuito, no qual os professores fazem rodízio, trabalhando os blocos de disciplinas.



Estas são ministradas nas quatros localidades, seguindo-se rigorosamente a grade curricular em vigor. O calendário escolar é específico para uso do sistema. Em 1986, visando formalizar o acordo com as prefeituras, até então verbal, foi efetivado um convênio padrão entre elas e a Seduc.



No dia 18 de abril de 1991, as formas regimentais do projeto foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), através da resolução 135. Com base nos estudos realizados sobre o SOME, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) através do decreto 0390/2003 de 8/9/2003 renomeou o SOME para Grupo Especial de Ensino Modular (GEEM).



Em 2005, a Seduc, por intermédio da portaria 064/05, define a classificação dos municípios e localidade por categorias A, B e C considerando o nível de dificuldade de acesso às localidades, nos termos estabelecidos pelo decreto no 0390/2003, 30%, 60% e 100%.



Em 2014, um dos principais objetivos conquistados da comunidade escolar do SOME foi efetivado através da regulamentação e sanção da Lei 7.806 (lei do SOME) de 29 de Abril de 2014. Em meados de 2016, a SEDUC em parceria com o SINTEPP, elaborou uma minuta de convênio entre Prefeituras e Estado para melhorar o atendimento do SOME nas comunidades rurais do Pará.



Atualmente,  o SOME está presente em 96 municípios do Pará, em 465 comunidades rurais, atendendo mais de 40 mil alunos e com um quadro de aproximadamente 1.100 professores.


* O autor é Biólogo, Especialista  em Educação Ambiental, Professor do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, lotado na Unidade Regional de Educação - URE, em Conceição do Araguaia. Texto publicado no Jornal de Redenção AN 10, O seu portal de notícias do Sul do Pará, no Caderno Atualidades, no dia 28 de fevereiro de 2019.