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Ocupação da Av. Augusto Montenegro/11/2017 |
No início
dos anos 80, o conjunto de rock Pink Flloyd, explode com a música “The Wall”( O Muro”), que
mexe bastante comigo, relacionando com as diversas leituras que fazia naquele
momento, que vão influenciar definitivamente nas minhas ações e práticas
educativas, já que a música (letra) trata dos sistemas de ensino de ditaduras
políticas e a relação entre aluno e professor.
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Encontro em Bragança |
Com essa visão mais ampla, iniciei no
magistério na década do sucesso dessa música, que corresponde metade de minha
idade, por isso, tenho direito, como um cidadão e trabalhador à tão esperada
aposentadoria.
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Ure de Santarém/1990 |
Histórias não contadas
A partir de hoje, passo a pertencer à
família dos sexagenários, um dia especial para mim, é um prazer e privilégio
poder narrar momentos vivenciados ao longo desse processo histórico, já que a
memória continua como sendo de um informante ativo, possuidor de um perfil de
tendência de esquerda, inclusive, incomodando quem deseja a permanência de uma
sociedade conservadora e capitalista. Agora, terei mais tempo, para refletir o
passado que foi construído. Esse é o ciclo da vida.
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São Sebastião/ Bujaru/2013 |
Ao longo dessa trajetória profissional sempre procurei
conciliar teoria e prática. Na década de 80, estava fazendo parte do movimento
estudantil, onde estive em 1985 e 1986, na Secretaria de Esporte, do CA de
História, inicio de 90, o debate sobre Rádio e TVS comunitárias são efervescentes,
no Conjunto Maguari. Década de 90 e 2000, Conselho Escolar, Centro Comunitário
do Conjunto Maguari, Coordenação pedagógica e Coordenação Geral do Some, sem
contar apoio e envolvimento total nas decisões da categoria nas Assembleias,
juntamente com o Sintepp, entre outras funções que trago nas vivências. Isso me
faz muito feliz, que aprendo no dia a dia.
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Abaetetuba/2007 |
Sistema de Organização Modular
de Ensino - SOME
No dia 17 de maio que passou, completei 29 anos nesta
importância política pública que desenvolvo minhas atividades pedagógicas com
filhos dos campesinatos, quilombolas, indígenas e ribeirinha. O Some pra mim,
foi uma escola de vida, já que quando entrei, praticamente, não tinha experiência nenhuma, onde irei fazer algumas considerações.
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Mojuí dos Campos/1990 |
O Sistema Modular me proporcionou conhecer uma parte do Estado.
Olhem aí: Terra Santa, Juruti, Almeirim, Afuá, Aveiro, Fordlândia, Quatipuru,
Bujaru, Canaã do Carajás, Cachoeira do Piriá, Castanhal, Maracanã, Tomé Açu,
Concórdia do Pará, Brejo Grande do Araguaia, Goianésia, Novo Repartimento,
Tailândia, Salinópolis, Alenquer, Barcarena, Abaetetuba, Cametá, São Félix do
Xingu, São Domingos do Capim, entre outros municípios e localidades. Teve municípios que trabalhei mais de uma vez.
Conhecer e andar em lugares diferentes contribuiu bastante nas motivações,
conhecimentos e lazer nas práticas educativas, por onde passei. Esse rodízio
facilitado pela estrutura, funcionamento e organização do Módulo me faz pensar
que cada município e localidade possuem suas particularidades, como por
exemplo: Na região do oeste do Pará, um termo muito utilizado pela população é
a “piracaia”, enquanto o nordeste paraense denomina de “avoado”. Termo
utilizado para comer peixe assado, com farinha e pimenta, cachaça e tocando
violão ou ouvindo músicas. Em Abaetetuba, uma das características do município
é a pesca, enquanto em Bujaru, a base da produção econômica é a agricultura. Em
Juruti, a base da alimentação é o pirarucu, pela facilidade que os moradores
encontram para pescar no Rio Amazonas , enquanto em Goianésia a base é a carne
do boi, assim como em Almeirim é a carne de búfalo. Essas reflexões tornam o
cotidiano escolar mais enriquecedor pelo acúmulo de informações adquiridos
nesses deslocamentos. Enquanto, no ensino regular os professores não têm essas
oportunidades e, nós temos essa história de vida.
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Mojuí dos Campos/1991 |
Em 1989, quando entrei nesta modalidade, passei por processo
seletivo, onde uma das etapas seria falar sobre um projeto que desenvolveria na
comunidade. Uma das marcas do módulo
sempre foi deixar para a comunidade ou escola atividades pedagógicas que
contribuíssem para vida das pessoas daquela localidade. Vivenciei práticas
educativas que nunca e nem imaginava que existiria, nem a universidade me
ensinou. Na prática, adquiri experiências como elaborar um projeto de
intervenção para escola ou comunidade. Além da sala de aula, sempre os
educadores deixavam uma feira de ciências, feira agrícola, festivais, feiras de
cultura, seminários envolvendo a comunidade, jogos estudantis, jogos de xadrez,
concursos de pipas, campeonatos internos e entre comunidades, encontros dos
alunos, visitas pedagógicas, resgates da história e memória das localidades, curso
de formação para professores, curso preparatório para concursos públicos, formação
de lideranças e políticas, entre outras atividades. Ao longo desses 38 anos, o
Some, ou seja, os educadores se envolveram e influenciaram em vários municípios,
em várias decisões, como culturais, econômicas e políticas. Vários professores
foram diretores de escolas, secretários de municípios, vereadores, prefeitos e
assim por diante.
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36 anos do Some: Forquilha - Tomé Açu/2016 |
Esse relato do ano de 1989, no Sistema de Organização Modular
de Ensino – Some, foi no município de Juruti, geograficamente, faz fronteira
com o Estado do Amazonas, perto da famosa cidade de Parintins, cidade turística
dos bois Caprichoso e Garantido. O deslocamento de Belém para Juruti se dava de
avião até o município de Santarém, depois ficava aguardando a embarcação que
passaria, onde o percurso de viagem seria de 14 horas, contra a maré, pelo
maior rio da Amazônia, o Amazonas.
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Vila do Galho - Concórdia do Pará/2013 |
Destaco
uma das experiências muito gratificante, ainda em Juruti, fui convidado por
algumas entidades representativas do município, entre elas o Sindicato dos
Trabalhadores Rurais e Igreja Católica, para o Curso de Formação para
trabalhadores rurais, como instrutor. Assumi o compromisso com as entidades que
seria em um final de semana. Interessante, perceber o bom nível de organização
política desses trabalhadores rurais semianalfabetos. Além de terem o poder de
discernimento e compreensão para transformar a sociedade
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Vila São Raimundo - Bujaru |
As práticas políticas em que atuei em defesa da categoria, sempre
foram participando das principais atividades sindicais diante das decisões dos
trabalhadores da educação do Estado. Entre 2007 a 2010, no governo do Pará, fui
indicado por decisão da maioria dos educadores do Some, para Coordenação Geral.
Com uma equipe eficiente, assumi o
compromisso de organizar e defender a continuação dessa modalidade de ensino,
nos rincões do Estado.
Agradecimento
Teria muito mais considerações, porém, vou ficar sempre
fazendo essas reflexões sobre o Sistema Modular, já que foi essa política
pública que serviu como laboratório pedagógico e de pesquisas para este
professor. Agradeço a todos pelas considerações e respeito durante esse período
que fiquei no Some. No mês de agosto, estou me afastando da sala de aula, ou
seja, me aposentando de uma das atividades mais enriquecedoras do mundo, que é
a educação, portanto, O Muro, de Pink Flloyd, mexeu mesmo, já que “Os anos passam...
As lembranças são eternas, a saudade permanente e nossos olhos em busca de
tempos vividos...”.