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terça-feira, 31 de outubro de 2023

Projeto de Formação e Capacitação de Lideranças de Turmas da Escola Estadual "Maria Gabriela Ramios de Oliveira" e Diretores da UMOJAM

 


               No primeiro semestre do ano de 1998, foi executado Projeto de Formação e Capacitação de Lideranças de Turmas da Escola Estadual "Maria Gabriela Ramios de Oliveira" e Diretores da UMOJAM, entre convênio realizado entre a escola pública EEEFM "Maria Gabriela Ramos de Oliveira" e a União dos Moradores do Conjunto Maguari - UMOJAM. 


             Na apresentação do projeto diz o seguinte: - Estamos num momento histórico em que as relações capital x trabalho estão cada vez mais complexas e mais desiguais, onde o sistema capitalista incorpora uma nova formação histórica na "restruturação produtiva". Se antes dessa nova formação do capital era dificil formar e organizar o movimento social para compreensão e combate da excludente realidade social, hoje, com o avanço do "projeto neoliberal" que estimula a individualidade e combate firmemente o movimento social organizado, urge a necessidade de formação e capacitação educativa de novos quadros para o movimento social.


                Na justificativa é clara: - Existe no Conjunto Maguari uma grande potencialidade de formação política de novos quadros para o movimento social através de trabalho conjunto entre militantes do movimento popular, conselho escolar e pró-grêmio estudantil da EEEFM "Maria Gabriela Ramos de Oliveira" em parceria com a Universidade Popular - UNIPOP. Se por um lado há o início de organização e um gradual amadurecimento de militantes sem experiência no cotidiano do movimento, por outro, essa "formação na luta" esbarra nas limitações da compreensão, análise, crítica e busca da construção de uma nova realidade para o movimento que escape ao abismo e o imediatismo de bandeiras, não deixando de reconhecer sua importância, vislumbrando além disso a possibilidade, através de mecanismos de educação popular, da formação e capacitação de militantes, no intuito de melhor qualificar os quadros existentes, sempre atento à possibilidade de envolver e construir novos individuos com pontenciais para manter permanentemente  um movimento organizado e capacitado, que possa compreender e combater a nova faceta histórica pela qual o capitalismo se organiza e se sustenta numa estrutura social extremamente excludente.


                    Os dez anos de experiência em educação popular capacitou a UNIPOP a ser uma instituição com potenciais reconhecidos para desenvolver este trabalho. Por tais razões a esta parceria estamos nos propondo este projeto. 


                    No objetivo geral, nós temos: Através da educação popular, formar, capacitar e potencializar quadros para o Movimento Social, estimulando a adoção da reflexão crítica da realidade, despertando o significado e a importância da organização e participação nos movimentos sociais.


                     Nos objetivos específicos, nós temos: Combater o refluxo do movimento social organizado, ampliar e fortalecer os elos de articulação entre movimento popuklar e estudantil com instituições de formação e potencialização de novos individuos do movimento social, estimular a prática democrática e construção de cidadania, trocar experiências....

                              Nos procedimentos metodológicos foram: Cursos, palestras, semiunários, dinâmicas educativas de grupos, teatralização, discussão temática em grupos, slides, vídeos......  


                              O projeto executado foi um sucesso!

     

domingo, 29 de outubro de 2023

Noite de autógrafos, foi um sucesso!

 



Lindas homenagens realizadas pelos ex-alun@s, amig@s do poeta, ex-professor do SOME,  Silvio Dos Anjos Silva e lançamento de seus livros, ontem, na Peixaria do Careca, no bairro da Condor. Noite marcante de merecido reconhecimento deste grande educador. O Blogueiro esteve presente com este amigo.




























quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Vice-Reitor da UFPA recebe livros por reconhecimento e contribuição do conhecimento na Amazônia

 




O Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA, o professor doutor Gilmar Pereira da Silva, recebeu na manhã de hoje,  em mãos do professor  doutor Sérgio Bandeira do Nascimento, um dos Organizadores,  o volume I e volume, II,  da Coleção Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME pelo reconhecimento e sua contribuição como professor e como vice-reitor em incentivar o desenvolvimento e avanço do conhecimento na Amazônia. Interessad@s em adquirir os livros, entrar em contato com os Organizadores: Professora Marina Costa( 991647712), Professor Sérgio Bandeira (985985206) e Ribamar Oliveira (984996619).




quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Memórias Vivas das Práticas Educativas pelo SOME

 



           Lembranças vivas ainda guardo como fosse hoje nas práticas educativas desenvolvidas através do recurso metodológico importante para as ciências humanas como a história oral. A utilização deste mecanismo, foi possível enfatizar e executar um dos projetos de resgates das memórias e histórias tendo como base as falas dos moradores do município de Cachoeira de Piriá. Este foi desmembrado do município de Viseu, que em virtude da predominância da prática das atividades minerais, chamava-se Cachoeira do Garimpo. Foi criado em 28 de dezembro de 1995, através da Lei número 5.927, sendo o município sede. Segundo o Censo do IBGE, a população atual é de 19.630 habitantes.


       Após a apresentação no primeiro dia e algumas atividades lúdicas para conhecer melhor e mais a turma,  como educador do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME para uma turma do primeiro ano, de reposição, expliquei a proposta de trabalhar com a história oral e sua importância para o conhecimento; assim como, a introdução dos primeiros passos para a pesquisa paralela ao conteúdo que seria desenvolvido na sala de aula solicitado pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.


         Expliquei que iniciaria com três textos básicos que abordavam o que é a história oral e suas características, com eles ficariam mais claro para entender como iria ser o trabalho que iriam executar. Com isso, lancei a proposta a turma formada com 38 alunos e alunas, gostaram e aceitaram que faríamos uma educação diferente e produtiva buscando escrever a história de suas famílias e assim íamos juntar as entrevistas para a construção da história do município através de grupos com cada um pesquisando um tema.


       O projeto em andamento e sendo executado pelos agentes históricos, com as falas de seus familiares surgem as narrativas interessantes com abordagem efetivamente de quem construiu a história e suas memórias ressaltam as boas lembranças bem vivas. Esta narrativa que a oralidade traz para o presente são transcritas nas produções dos grupos. A identificação das memórias de seus familiares se confunde com suas histórias, o que chama bastante atenção dos aluno-pesquisadores e estimula seus interesses ainda mais pela pesquisa. Problematizando alguns conceitos da história regional, foi possível transpor para a história local numa perspectiva de desconstrução de uma narrativa empírica.


       Sempre procurando relacionar que a formação dos seres humanos faz partes de matrizes que iniciam com os laços culturais da família ou através de grupo social entre os ambientes que se encontram envolvidos. Traçar as narrativas orais em 25 dias do calendário letivo, neste caso, direto, inclusive nos finais de semanas, não é uma tarefa fácil, mas um desafio que os educadores encontram na construção de iniciação a pesquisa, principalmente, na educação básica, nos interiores do Estado, na dimensão de um país. O caso de Cachoeira do Piriá não fugiu à realidade.


       Os grupos temáticos sobre a mulher, a economia, cultura, religião, história e remédios caseiros avançaram nas pesquisas fazendo apenas as sistematizações e revisões das transcrições o que possibilitaram cada tema desse ser um capítulo do livro que organizamos  como resultado desses levantamentos dos aluno-pesquisadores e marcamos no final do módulo as apresentações de cada grupo com seu tema, o que foi excelente.


        Mesmo com pouco dias letivos, o olhar de um tempo, sempre mostram outros significados e rememorar o que essas pessoas têm de interessante, trazem outros significados, mesmo de tristeza, alegria ou saudades. A concretização dessa coletânea de textos, só foi possível com a participação dos informantes.


domingo, 1 de outubro de 2023

Educação e Rádios Comunitárias

 


        O rádio já foi o principal companheiro do ser humano. Do jovem ao adulto, sempre houve uma enorme apreciação pelas variadas atrações radiofônicas.


       Hoje, mesmo com a era da internet, o rádio ainda mantém uma onda de fiéis seguidores, e se apresenta como um importante aliado no processo de ensino nas escolas.


      Não se pode deixar de lado recursos importantes que venham somar na formação da aprendizagem da nossa juventude no Brasil. Atualmente, se percebe um crescimento desse meio de comunicação de massa, considerado tradicional,  e  que mantém grande audiência diariamente, recebendo telefonemas significativos durante um programa no ar, seja na rádio com poucos recursos de equipamentos,  seja com alta tecnologia, e também,  as rádios de funcionamento na web. 


       Levando em consideração uma educação digna e de qualidade, o educador ou educadora sempre se encontram avaliando e reavaliando a melhor  forma de trabalhar e fazer com que o aluno e aluna gostem de estudar e absorvam, qualificadamente, a dinâmica que envlove do ato de ensinar, o ato de aprender e toda troca de experiência que envolve o processo de ensino aprendizagem. 


        São diversos os recursos que podem ser melhorar a aprendizagem,  entre eles podemos acrescentar a educação integrada com a comunicação. 


       Um educador ou educadora que faz uso das rádios comunitárias como recursos pedagógicos no ambiente de ensino proporciona aos alunos e alunas um recurso inovador e o desbloqueio de comunicação de vários discentes. Essa articulação entre educação e comunicação tem avançado significativamente na educação, em áreas em que o aluno ou aluna tem poucos recursos ou conhecimentos.


       A rádio comunitária, comercial ou a rádio escola, é sim um importante aliado no processo de ensino aprendizagem, basta saber usá-lo para colher os frutos.


AroDinei Gaia é Escritor, Poeta, Professor, Cordelista e Compositor. 


A importância das rádios comunitárias na formação da juventude

 



       Nos últimos anos temos aprendido muitas lições sobre comunicação social, uma delas é que qualquer interação entre pessoas requer criação e construção de diálogos; um segundo ponto central é a criação de informações falsas (“fake-news”), algo tão presente na nossa atual convivência social, por fim, não há como negar a necessidade de construir, via as redes sociais, de instrumentos de diálogo com a sociedade, especialmente nossa juventude.


       As rádios comunitárias e populares constituem um dos mecanismos necessários ao diálogo social.  Isso se percebe com o crescimento de um meio de comunicação de massas considerado tradicional, mas que possui grande audiência e recebe telefonemas significativos durante um programa no ar, seja na rádio com poucos recursos de equipamentos, seja com alta tecnologia, principalmente as rádios de funcionamento na Web. 


       Levando em consideração uma educação digna e de qualidade, o educador ou educadora sempre se encontra avaliando e reavaliando como a melhor forma de trabalhar e fazer com que as alunas e alunos gostem da estudar e absorver qualitativamente a troca de experiências do ensino. São os diversos recursos que podem ser utilizados numa aprendizagem que podemos acrescentar a educação. 


        Um educador ou educadora, que faz uso das rádios comunitárias como recursos pedagógico, proporciona aos estudantes recurso inovador e desbloqueio de comunicação, condição central para formação de cidadãos e cidadãs. 


José Raimundo Trindade (Professor e pesquisador UFPA/PPGE) 

"Sonhar mais um sonho impossível Lutar quando é fácil ceder"