O Sistema de Organização Modular
de Ensino é um projeto que foi criado em 1980, e ainda hoje leva o ensino médio
e fundamental às localidades mais longínquas do Estado do Pará, funcionando
através de quatro módulos efetuados em cinquenta dias, trabalhando blocos de
disciplinas que durante o ano são ministradas nas quatro localidades seguindo
rigorosamente a matriz curricular em vigor, necessitando de um acompanhamento técnico,
administrativo e pedagógico de qualidade tendo como foco a comunidade
acadêmica, a escola sede e a de funcionamento do SOME, aluno, o professor, os
técnicos e os munícipes. No ano de 2013 o SOME sofreu grandes entraves para a
melhoria da educação no interior, teve perdas de professor que distratou seus
docentes, bem como a chamada de alguns concursados que efetivou muitos
professores do SOME no regular, isso fez com que os gestores fizessem mudanças
consideráveis nos circuitos, porém a situação demonstra-se críticas em algumas Ures
que faz necessário ter-se o controle da Matricula
de alunos, Portaria de implantação SOME, Transporte Escolar, Informações da Ures desencontradas de Carga Horária aberta, Documentação de alunos, Situação dos
imóveis que servem de residência para os professores, Convênio de Parcerias
entre e Prefeituras e Estado, Conselho Gestor, Avaliação
Sistêmica, Frequência dos professores, Cumprimento
de calendário, Relacionamento professor e aluno, Estatística, Perfil da Escola
de Funcionamento. Mesmo assim , o projeto SOME desenvolve suas atividades pedagógicas com eficaz e produtiva. Eis algumas imagens que retratam essas necessidades.