Recebi como doação da ex-professora Maria José Amaral Viana, ex-professora por muitos anos do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, a revista Sala de Aula, Ano 1 - Nº 7, NOV 88 - Cz$ 200,00, qual fiz releitura da matéria Os Mestres Navegantes da Amazônia, que trata sobre uma das maiores políticas públicas educacionais da Amazônia. A capa da referida revista trás imagem tipicamente característica das viagens de deslocamentos dos modulindos e modulindas nos rincões interioranos do Estado do Pará. Segundo a revista a "trupe de Saltimbancos do Sistema Modular, no baixo Tocantins, 2º grau se espalha pelo interior do Pará". A Doutora e Professora Glória Maria Farias da Rocha, uma grande liderança da categoria dos educadores estadual, foi Presidente do Sindicato do Professores do Estado do Pará - SINTEPP, e uma das primeiras professoras desta política pública aparece na imagem se deslocando para o seu local de trabalho.
Segundo a revista, nos oitos anos de SOME no Estado, um grupo de 138 professores da Secretaria Estadual da Educação - SEDUC/PA atendia para formar novas gerações em escolas de 34 municípios e 12 localidades. Como projeto pioneiro e inovador, o Sistema Modular triplicou os cursos de 2º Grau nos últimos oito anos. Nas andanças dos Modulindos e Modulindas que conhecem o chão que pisam, foram apelidados de Saltimbancos da Educação, através do sistema de itinerantes por módulos.
Na entrevista para a matéria, a Professora Glória Rocha, enfatiza que para ingressar no modular, o professor deve ser forte, e diz: - Temos que renunciar a muita coisa e abrir mão da nossa privacidade. Naquele momento, com 78 homens e 60 mulheres, tendo em idade média 27 anos, sendo a maioria solteira. Para Albene Lis Monteiro, do Departamento do 2º Grau, aborda em entrevista que para muitos professores: - Há muita solidão e alguns professores tiveram problema de embriaguez. E continua, em se tratando de romance: - Houve um colega que se casou com uma aluna e também dois professores que estão noivos. Para Rosa Gomes da Costa, Coordenadora Geral do Modular: Eu mesmo já namorei com um ex-aluno. Relatos marcantes para reflexões.
Outros relatos de colegas do SOME e a contextualização histórica do Sistema Modular são abordados na matéria.
Uma releitura de domingo desta revista que tinha feito a leitura no ano de 1989, ano de minha entrada no SOME. Vamos continuar com algumas considerações sobre esta matéria, aguardem!