Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Aposentadoria merecida Professor Rosivaldo Carvalho

                                                                            A imagem pode conter: 1 pessoa









Foram 35 anos de dedicação ao magistério. Fiz tudo com muito carinho e respeito a todos que faziam parte das equipes de trabalho. Representando todos estavam estudantes, professores, vigias, serventes, diretores, coordenadores, supervisores, técnicos, psicólogos, motoristas, comunitários, secretários, auxiliares de secretaria, entre outros que não mediram esforços para as atividades serem bem realizadas durante cada ano letivo. Hoje quero agradecer a todos que fizeram parte da minha vida profissional. E dizer que estou me sentindo realizado como professor. Concluindo uma etapa onde vivi momentos que contribuíram para meu crescimento profissional e amadurecimento pessoal.




A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, criança, shorts, atividades ao ar livre e natureza





Hoje fui visitar meus colegas do SOME e da URE. E apesar de estar feliz com a conquista de completar em paz as tarefas que SEDUC PA exige de um profissional deixei algumas lágrimas na despedida. 




A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, árvore, ponte, atividades ao ar livre e natureza




Também quero agradecer as recepções que tive com meu trabalho na Escola Santa Cruz, Escola Afrânio Lins, Escola Orlando Costa, Escola Tertuliano Lins, Colégio de Ensino Fundamental Carim Melem, Colégio de Ensino Médio Carim Melem, Colégio de Ensino Médio Francisco Nobre de Almeida, Colégio Álvaro Adolfo da Silveira (anexo de Ana), Colégio Santo Antônio (anexo Curicaca), Colégio Pretextato da Costa Alvarenga (anexos de Vista Alegre do Cupim, Santa Maria do Uruara, Pacoval do Curua Una, Igarapé Açu do Uruara e Boa Vista do Cucari), Distrito de Limão, Distrito de CANP, Distrito de São Diogo, Vila Passagem, Vila Jaquara, Distrito de Mulata, Comunidade de Pedras, Distrito de Jacarecapa, Comunidade do KM 35 da PA 254 e Comunidade de Cumaru. Muito obrigado por tantos momentos felizes durante a minha carreira profissional. Que Deus continue nos abençoando. Estou continuando minhas atividades como pesquisador.



A imagem pode conter: 1 pessoa






O Blog do Riba retirou da pagina do Facebook do Professor Rosivaldo Carvalho e parabeniza pela dedicação, responsabilidade e compromisso  com que exerceu suas atividades pedagógicas em sala de aulas. Nos últimos anos, como educador do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, na Unidade Regional de Educação – URE, de Santarém, lotado na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental “Francisco Nobre de Almeida”, Escola Sede em Monte Alegre, exerceu com afinco e determinação, sendo um educador querido pelos alunos (a)s e colegas de trabalho, principalmente, nas diversas equipes. O SOME perde um excelente profissional, porém, nosso colega de lutas e sonhos ganha sua aposentadoria merecida. Saúde e felicidades Rosivaldo Carvalho. Agradecemos ao Professor pela autorização. Abraços dos trabalhadores em educação do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Por uma educação digna e de qualidade




Plenária significativa


Ontem, no município de Abaetetuba, no Estado do Pará, aconteceu uma reunião do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, política pública estadual que atende os filhos dos camponeses, ribeirinhos, indígenas e quilombolas da zona rural, com a participação de vários seguimentos das comunidades atendidas pelo ensino médio, do SOME, entre eles educadores, Diretores de escolas do município, Diretor da Escola Sede, Coordenação do SOME, Gestora da Unidade Regional de Educação - URE, Ordem do Advogados do Brasil - OAB, Secretaria Municipal de Educação, entre outros.



Mesa da reunião



O principal objetivo da reunião  foi a questão da lotação do educadores do município, em que a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, deseja lotar os educadores só pela parte da manhã, enquanto em várias comunidades de funcionamento  do SOME, política pública estadual, , as aulas são pela parte tarde e sempre, infelizmente, como acontece em outros municípios do Estado, o calendário do SOME segue o calendário do município.  O SOME tem a Lei Estadual 7806/14 e tem a política de Convênios entre Municípios e Estado, em que a necessidade do transporte escolar por parte da comunidade escolar seja do município, seja do SOME, fica sob a responsabilidade das Prefeituras municipais. O dinheiro vem do Ministério de Educação e Cultura - MEC, que paga em oito parcelas durante o ano aos municípios e não pode ser desviado para outros fins. Portanto, os alunos tem direito de ter o transporte escolar e ter um ensino público digno e de qualidade.



Educadores atentos aos debates


O Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, que completará 39 anos no dia 15 de abril próximo é uma das politicas públicas do Estado, que funciona desde 1980, sendo a maior em inclusão social da Amazônia, com milhares de alunos atendidos na zona rural, já que não tem condições financeiras de estudar nas zonas urbanas.




Intervenção intensa dos educadores


Nas intervenções dos educadores do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, ficou claro o desmonte da educação pública pela política neoliberal, prejudicando parte significativa ou a maioria da população. 



educadores cobram educação de qualidade


Com a reunião que foi produtiva pelo nível de organização e discussão, teve como resultado a formação de uma Comissão de Professores do SOME e representantes da Secretaria Municipal de Educação, tendo como foco, uma audiência na Secretaria Estadual de Educação - SEDUC.


Gestores públicos não se preocupam com educação digna



O blogueiro torce pelo sucesso dos educadores e alunos do Some, pelo impasse atualmente que seja resolvido para melhoria da sociedade; assim como, em outros municípios.


Educador João Pinto do Some de Abaetetuba

O blogueiro agradece ao educador e amigo João Pinto, lotado na 3ª Unidade Regional de Educação - Ure e pertencendo ao quadro do SOME de Abaetetuba pelas imagens.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Nunca falei sobre isso, mas hoje resolvi falar !


                                                                       

                                                                                * Emily Cristine Silva Carvalho



Muitos acham fácil ser professora do SOME, eu sei que não é, pois sou filha de uma, vejo todas as semanas a minha mãe saindo de casa, com incerteza de que ela vai voltar, ela arriscar a vida dela nas estradas ( precárias na maioria das vezes) para levar o conhecimento até outros, esses outros por vezes são ingratos e fazem coisas inadmissíveis, coisas que quem reconhece o trabalho de professor jamais teria coragem de fazer, ameaças e outros, não é fácil para mim que sou filha e preciso da presença da minha mãe em casa não a ter, e quando ela chega e conta o que aconteceu durante a semana, fico com mais medo ainda. Para os alunos ela só é mais uma professora que está cumprindo o seu papel, para mim ela é uma mãe que sai de casa e enfrentam perigos para me dar o melhor, para vocês ela é substituível para mim nunca será. Um professor do SOME (Sistema Modular de Ensino), enfrenta várias barreiras, deixa para "trás" à família, os bens e tudo o que tem, para "te" ensinar e tu não reconhece, então tu não é digno de merecer respeito...



Mãe venho por meio desse mostrar o quanto admiro a sua coragem de toda semana sair e enfrentar perigos por mim e pela nossa família,  enfrentar essa estrada que não é fácil, enfrentar tudo...  Te agradeço por tudo que fazes, te amo!



E espero que "vocês" alunos adquiram mais respeito e gratidão à todos os professores, não só do SOME mais todos os professores, eles arriscam suas vidas todas as semanas para darem a vocês conhecimento e vocês não reconhecem, assim é complicado.



#vidademoduleironãoéfacil




 Rali é para os fracos, aqui é SOME!



 VIVA O SOME!



* A autora, de 13 anos, é filha da Professora do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME,


Elaine Carvalho.