Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Igarapés na Amazônia (I)


Igarapé em Cumaru (Vigia de Nazaré)

 Nestas imagens, onde é possível visualizar melhor a importância dos igarapés para as populações amazônidas, principalmente, neste período das férias escolares. 

Você percebe a primeira imagem do Igarapé na localidade de Cumaru Grande , no município de Vigia de Nazaré, que fica 75 Km de Belém do Pará, o espetáculo que a natureza proporciona para todos.

Na segunda imagem, o Igarapé de Igarapé-Açu, na localidade de Ponta de Terra, no município de Bujaru, que fica 110 Km de Capital do Estado.


Igarapé em Ponta de Terra (Bujaru)
São algumas dicas ou opções para quem prefere um bom Igarapé, em vez de piscinas ou praias. Boas Férias.

sábado, 25 de junho de 2011

A desmotivação do Professor


Atualmente, a educação vem sendo debatida não nas academias, mas em vários fóruns, entre eles, no espaço escolar onde se vivência o ensino, pesquisa e extensão, sendo dessa forma possibilitar a reflexão para aprofundar a importância do fazer pedagógico.



Possibilidade inovadora ao tratar alguns aspectos relacionados à desmotivação do professor é possível quando se busca abordagem metodológica que chama atenção e é interessante para os alunos. Faz-se necessário, buscar respaldo teórico para justificar suas metodologias.



Esse debate no âmbito da educação brasileira serve de parâmetro a cerca dos caminhos que devem trilhar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.



Quando se faz educação escolar, significa dizer que não temos receitas prontas, pois ela é construída a partir de conceitos e categorias que são possíveis utilizá-las no cotidiano escolar.

O intereessante que temos fatores que estão contribuindo com essa desmotivação. O que é importante, é debater, discutir para podermos aprofundar e reformular questões que tratam do assunto.





Assassinatos na Amazônia


Ontem, fez um mês, do assassinato do casal ambientalista, que tombou lutando por uma sociedade justa, digna e solidária para a Amazônia e seu povo.



Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, 98% dos crimes cometidos pela violência no campo contra os povos originários da floresta e quilombos, não houve de fato cumprimento da lei, já que, apenas 2% foram condenados pela Justiça.



Na Câmara dos Deputados em Brasília, foi aprovado o esvaziamento do Código Florestal brasileiro. Se a sociedade não se mobilizar, enormes extensões de nossas florestas poderão ficar vulneráveis a um devastador desmatamento.



O projeto de lei que tramita gerou revolta e protestos generalizados em todo o nosso país, assim como a tensão está subindo: nas últimas semanas, como, também diversos ativistas ambientais respeitados foram assassinados por matadores contratados por madeireiros ilegais e a maioria representantes do grande capital..



O interessante é que estão querendo que a Amazônia fique calada, diante de tal situação, que prejudica nossa população e do mundo, tendo como principal foco, apenas os interesses econômicos, enquanto a lei está sendo discutida no Senado.



Vamos se organizar e mobilizar a sociedade, contra os interesses dos empresários que tem interesses em nossos recursos.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Igarapés na Amazônia


A nossa Amazônia, hoje é considerada um celeiro de recursos naturais, onde diversos grupos econômicos e países tem interesses em ter como área de influência.

Sabemos que entre os recursos, temos um que neste momento de férias, na área da educação, influencia muito a saída de gente da cidade, com destino ao interior, que são os igarapés.

 
 
Igarapé no Cravo (Concórdia do Pará)

A partir da chegada do capital na Amazônia, na década de 80 do século passado muitas áreas foram devastadas, principalmente as cabeceiras dos igarapés.

Esses córregos ou pequenos igarapés estão se acabando em virtude de vários fatores, como os desmatamentos, as barragens irregulares, garimpos, esgoto e construções de estradas comprometendo, inclusive, a qualidade da água.


Sabemos que a medida que a sociedade conserva os igarapés, com certeza ajuda a diminuir a poluição ao longo dos rios.


A nossa Amazônia, só para se ter uma idéia, possui a maior bacia de drenagem do mundo, tendo cerca de 70.000 Km².


E se com a poluição causada pelos esgotos nos grandes centros urbanos, a tendência é que alguns igarapés, gradativamente, desapareça, alem, claro, das espécies.


Você que saí de férias neste mês de julho, vamos proteger nossos igarapés e com certeza a natureza agradece.























segunda-feira, 20 de junho de 2011

Carta do 2º Encontro de Blogueiros Progressistas



Desde o I Encontro Nacional dos Blogueir@s Progressistas, em agosto de 2010, em São Paulo, nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático.



Ao mesmo tempo, a blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país.



Este movimento inovador reúne ativistas digitais e atua em rede, de forma horizontal e democrática, num esforço permanente de construir a unidade na diversidade, sem hierarquias ou centralismo.



Na preparação do II Encontro Nacional, isso ficou evidenciado com a realização de 14 encontros estaduais, que mobilizaram aproximadamente 1.800 ativistas digitais, e serviram para identificar os nossos pontos de unidade e para apontar as nossas próximas batalhas.



O que nos une é a democratização da comunicação no país. Isso somente acontecerá a partir de intensa e eficaz mobilização da sociedade brasileira, que não ocorrerá exclusivamente por conta dos governos ou do Congresso Nacional.



Para o nosso movimento, democratizar a comunicação no Brasil significa, entre outras coisas:



a) Aprovar um novo Marco Regulatório dos meios de comunicação. No governo Lula, o então ministro Franklin Martins preparou um projeto que até o momento não foi tornado público. Nosso movimento exige a divulgação imediata desse documento, para que ele possa ser apreciado e debatido pela sociedade. Defendemos,entre outros pontos, que esse marco regulatório contemple o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação privados no Brasil.



b) Aprovar um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) que atenda ao interesse público, com internet de alta velocidade para todos os brasileiros. Nos últimos tempos, o governo tem-se mostrado hesitante e tem dado sinais de que pode ceder às pressões dos grandes grupos empresariais de telecomunicações, fragilizando o papel que a Telebrás deveria ter no processo. Manifestamos, ainda, nosso apoio à PEC da Banda Larga que tramita no Congresso Nacional (propõe que se inclua, na Constituição, o acesso à internet de alta velocidade entre os direitos fundamentais do cidadão).



c) Ser contra qualquer tipo de censura ou restrição à internet. No Legislativo, continua em tramitação o projeto do senador tucano Eduardo Azeredo de controle e vigilância sobre a internet – batizado de AI-5 Digital. Ao mesmo tempo, governantes e monopólios de comunicação intensificam a perseguição aos blogueiros em várias partes do país, num processo crescente de censura pela via judicial. A blogosfera progressista repudia essas ações autoritárias. Exige a total neutralidade da rede e lança uma campanha nacional de solidariedade aos blogueiros perseguidos e censurados, estabelecendo como meta a criação de um “Fundo de Apoio Jurídico e Político” aos que forem atacados.



d) Lutar pelo encaminhamento imediato do Marco Civil da Internet, pelo poder executivo, ao Congresso Nacional.



e) Defender o Movimento Nacional de Democratização da Comunicação, no qual nos incluímos, dando total apoio à luta pela legalização das rádios e TVs comunitárias, e exigindo a distribuição democrática e transparente das concessões dos canais de rádio e TV digital.



f) Democratizar a distribuição de verbas públicas de publicidade, que deve ser baseada não apenas em critérios mercadológicos, mas também em mecanismos que garantam a pluralidade e a diversidade. Estabelecer uma política pública de verbas para blogs.



g) Declarar nosso repúdio às emendas aprovadas na Câmara dos Deputados ao projeto de Lei 4.361/04 (Regulamentação das Lan Houses), principais responsáveis pelos acessos à internet no Brasil, garantindo o acesso à rede de 45 milhões de usuários, segundo a ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital).



h) Fortalecer o movimento da blogosfera progressista, garantindo o seu caráter plural e democrático. Com o objetivo de descentralizar e enraizar ainda mais o movimento, aprovamos:



- III Encontro Nacional na Bahia, em maio de 2012.



- Que a Comissão Organizadora Nacional passará a contar com 15 integrantes:



- Altamiro Borges, Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Eduardo Guimarães, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai e Rodrigo Vianna (que já compunham a comissão anterior);



- Leandro Fortes (representante do grupo que organizou o II Encontro em Brasília);



- um representante da Bahia (a definir), indicado pela comissão organizadora local do III Encontro;



- Tica Moreno (suplente – Julieta Palmeira), representante de gênero;



- e mais um representante de cada região do país, indicados a partir das comissões regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). As comissões regionais serão formadas por até dois membros de cada estado, e ficarão responsáveis também por organizar os encontros estaduais e estimular a formação de comissões estaduais e locais.



Os blogueir@s reunidos em Brasília ainda sugerem que, no próximo encontro na Bahia, a Comissão Organizadora Nacional passe por uma ampla renovação.



Brasília, 19 de junho de 2011.

Irmã Dorothy Stang

São seis anos sem Irmã Dorothy Stang que foi brutamente assassinada e uma das grandes baluartes em favor da preservação da Amazônia  Sem dúvida, a Amazônia, começou a ser incentivada pelo Estado a partir de 80 do século passado, recebendo grande fluxo de migrantes e investimentos do Capital, inclusive com o apoio da rede bancária. Dinheiro que deveria ter sido investido para as pessoas mais carentes, que eram a maioria, o Estado investiu ou fez empréstimos para quem já tinha.


.
A partir dessas ocupações, inclusive muitas desordenadas, fez com que terras fossem griladas e grande parte da população nativa foi expulsa, cedendo lugar ao latifúndio.



Mesmo assim, vários segmentos da população, com apoio de várias entidades e instituições, começaram a se organizar, criando associações, sindicatos e cooperativas que defendiam os interesses dos menos favorecidos, neste momento, o papel da Irmã Dorothy foi fundamental, com seu Plano de Desenvolvimento Sustentável – PDS.



Infelizmente, foi anunciado o seu assassinato e ninguém fez nada, aconteceu o fato, e outros fatos, mas, praticamente poucos mandantes e assassinos de trabalhadores rurais estão na cadeia.

domingo, 19 de junho de 2011

II Encontro de Blogueiros Progressistas


Está acontecendo em Brasília o II Encontro de Blogueiros Progressistas do Brasil, que começou na sexta-feira e vai até hoje.



O principal objetivo do evento é fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação, já que sabemos que desde a chegada dos europeus na América o monopólio das informações sempre esteve sob o controle de quem tinha o poder econômico e dessa forma os menos favorecidos não eram considerados “civilizados”.



Ontem, com uma platéia que lotou o local do evento, tinha a presença de grandes lideranças estudantis, sindicais, políticas e centrais sindicais. O Presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT abordou o tema “O Sindicalismo na era da internet”, sendo ovacionado com suas contribuições para os presentes.



Outro tema fundamental que foi debatido, foi “Os partidos políticos e a luta pela democratização da comunicação”, enfatizado pelo ex-ministro da casa civil José Dirceu, do Partido dos Trabalhadores.



Esteve, também, participando ontem o ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, que deu uma grande contribuição e tem sido importante suas intervenções quando se trata de comunicação. Para ele “A sociedade ainda é refém de poucos formadores”. “ E acrescentou:” Quando vocês foram xingados de blogueiros sujos (Por Serra durante a campanha eleitoral), vocês foram xingados por quem promovia a sujeira”.



Termina agora a tarde com a plenária final.

Bettina oferece apoio psicológico



Existe uma expressão na língua inglesa chamada "turning point" (ponto de viragem), usada para enaltecer um acontecimento importante na vida de uma pessoa, a qual passa a encarar a vida de outra maneira, com outras perspectivas. Na vida de Luciléia Silva dos Reis, dois "turning point" são evidentes. Um deles aconteceu aos seus 18 anos, quando, três dias após o nascimento de seu primeiro filho, perdeu a audição devido a uma infecção hospitalar. Desde então, nunca teve a oportunidade de ouvir a voz de seu primogênito.O segundo "turning point" de Luciléia dos Reis está diretamente ligado ao Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), com o seu Grupo de Implante Coclear, coordenado pelo professor José Cláudio Cordeiro. Decorridos 14 anos após a perda de sua audição, Luciléia dos Reis foi uma das primeiras pacientes do Grupo a submeter-se, em outubro de 2010, à cirurgia do implante coclear, caracterizada por implantar um dispositivo eletrônico no ouvido do paciente o qual capta os sons e transmite-os ao cérebro, por meio de eletrodos que estimulam o nervo auditivo.Até o mês de março, o HUBFS realizou oito cirurgias do implante coclear via encaminhamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), e dezenas de pessoas estão sendo avaliadas pelo Grupo, composto por uma equipe multidisciplinar formada por otorrinos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. Mas submeter-se à cirurgia gera expectativas, dúvidas e medo nos pacientes. Por essa razão, a psicóloga e professora da UFPA Maria Tereza Nassar elaborou o projeto "Acompanhamento Psicológico no Programa de Implante Coclear do HUBFS".O objetivo do Projeto é proceder com avaliações psicológicas individuais e em grupo, desde o momento da tomada de decisão do paciente de submeter-se à cirurgia, observando as condições físicas e psicológicas da receptividade do implante, até a fase de habilitação e adaptação ao aparelho, acompanhando as mudanças na vida dos implantados.

Apoio familiar é necessário durante todo o processo

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX); e da direção do HUBFS, representada pelos professores Paulo Roberto Alves de Amorim, diretor geral, e Renato Ferreira da Silva, diretor adjunto; o Projeto promove, todas as sextas-feiras, no Hospital, o encontro dos pacientes implantados e pacientes candidatos à cirurgia do implante coclear, sendo mediados pela coordenadora Maria Tereza Nassar e por estudantes bolsistas da Graduação em Psicologia da UFPA. A coordenadora do Projeto explica que nem todos os encaminhados ao HUBFS estão aptos a receber o implante coclear, considerado uma alternativa àqueles deficientes auditivos que não se adequaram às próteses auditivas convencionais. "Primeiramente, os pacientes precisam ter surdez profunda. Eles são avaliados por toda a equipe e, se apresentarem as condições do ponto de vista de cada área médica que envolve a cirurgia, são eleitos candidatos a fazerem o implante. Geralmente, são pessoas que já estão surdas há dez, quinze, vinte anos, e o implante é uma mudança significativa na vida delas", explica Maria Tereza Nassar. Neste cenário, o apoio familiar é fundamental durante todo o processo. "Nós buscamos trabalhar com a família do paciente, analisando em que condições familiares esse paciente está inserido e conscientizando a família dos cuidados que ele terá que receber pós-cirurgia", acrescenta a professora. No caso Luciléia Silva dos Reis, esse apoio familiar não foi fácil. "No começo, a minha família não me deu total apoio, porque eles tinham medo que essa cirurgia me tirasse a vida. Eles disseram que era para eu desistir, mas eu disse não. Fui atrás de mais informações, consultei os médicos do HUBFS, tudo para eu conseguir o apoio da minha família", lembra a paciente.

Dados devem gerar futuras pesquisas

É importante ressaltar que a cirurgia do implante coclear não transforma o deficiente auditivo em um ouvinte da noite para o dia. Só após o período pós-operatório é que o aparelho é ativado, mas o paciente ainda terá as dificuldades de um indivíduo surdo, porém minimizadas pelo uso do implante. Com o auxilio de um fonoaudiólogo, o aparelho será regularizado no decorrer do tempo, para viabilizar, aos poucos, a audição do paciente. Além do receio por ser uma cirurgia na cabeça, outro problema enfrentado pelos pacientes está relacionado com a autoestima no pós-operatório, quando eles precisam descobrir seus potencias nessa reconquista da capacidade de ouvir, assim como outras habilidades que estavam inibidas por conta da surdez. Outro aspecto comum vivenciado nas conversas no grupo é o fato do aparelho possuir uma parte visível externamente, o que pode causar estranheza. "Alguns pacientes são jovens e trazem essa inibição com relação ao aparelho. Alguns relatam, por exemplo, que, se entram no ônibus, todos ficam olhando para essa parte externa. Neste sentido, as conversas em grupo ajudam, pois cada um conta o que fez para superar as dificuldades. É um lugar de apoio mútuo, de troca de experiências e de fortalecimento", pontua a coordenadora Maria Tereza Nassar. Neste contexto, os bolsistas envolvidos no Projeto esperam que a riqueza de dados coletados no Grupo possam gerar material para futuras pesquisas e para a escrita de trabalhos científicos na área. Os "turning point" da paciente Luciléia dos Reis já despertaram a atenção de uma das estagiárias do Projeto, a qual está interessada em pesquisar a relação mãe-filho quando a linguagem falada fica comprometida por conta da surdez da mãe. Hoje, com o implante coclear, Luciléia dos Reis não cansa de repetir sua maior emoção pós-cirurgia, "a ativação do meu aparelho aconteceu no dia 8 de novembro e, neste dia, eu já consegui ouvir os primeiros sons, os primeiros barulhos depois de 14 anos. Mas a emoção maior foi ouvir meu filho me chamar de mãe. Todo dia é uma emoção, porque o implante coclear é um milagre".

Saiba mais

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Bettina Ferro, por meio do Grupo de Implante Coclear, é o único a oferecer a cirurgia em Belém. Coordenado pelo professor José Cláudio Cordeiro, o setor oferece, atualmente, dois serviços à população: o implante coclear, mais conhecido como "ouvido biônico", e a prótese auditiva, ambos viabilizados por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes de qualquer idade, com perda auditiva neurossensorial profunda, podem ser encaminhados às análises da equipe médica para viabilizar a cirurgia do implante coclear, que dura, em média, três horas. A ativação do aparelho acontece, geralmente, 30 dias após o implante.

Fonte: Beira do Rio. Jornal da Universidade Federal do Pará . Ano XXV Nº 95, Junho e Julho de 2011



sábado, 18 de junho de 2011

Mortes Programadas

A Região Norte necessita da continuidade e a efetiva implementação dos projetos de assentamentos, segundo o advogado da Associação dos Camponeses do Estado do Amazonas, o Senhor Rafael Oliveira Claros. Para ele, os orgãos oficiais já tinham conhecimentos das mortes que estão acontecendo no campo, com os trabalhadores rurais.

Também, um outro militante das causas sociais, como o professor da Universidade Federal Fluminense e representante da Comissão Pastoral da Terra, orgão relacionado a Igreja Católica, acredita que houve um aumento significativo envolvendo os conflitos do campo, principalmente entre o período de 2003 a 2009. Para o professor um dos motivos das violências e mortes se passa pelos assassinatos de ocupantes tradicionais de terras; além,  claro, dos assentados e do sem-terra.

Temos que provocar as instituições e entidades para que realmente faça justiça para os mandantes dos que foram assassinados e que se encontram na "lista negra" da CPT.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Divisão do Pará


Cerca de mais de três milhões dos eleitores do Estado do Pará terão oportunidades de decidir através do voto, pela escolha se o estado será dividido em três estados: Estado do Pará, Estado do Carajás e Estado do Tapajós.



O Plebiscito está previsto para a primeira quinzena de Dezembro, já que a Câmara deu um prazo de seis meses para a realização da consulta a população pelo Tribunal Superior Eleitoral.



O valor estimado pelo gasto deste plebiscito será de cinco milhões e terá um grupo de trabalho que ficará responsável pela infra-estrutura deste grande processo eleitoral.



As expectativas são grandes, tanto para os que não querem a divisão do estado, como eu, como para os que desejam e serão beneficiados pela divisão.


sábado, 11 de junho de 2011

Educação do Campo



Esse tema nos leva a tecer algumas considerações, tais como podemos levar os diferentes modelos de desenvolvimento de educação do campo brasileiro. Talvez seja complexo e não dominando alguns conceitos e a vivência da educação no espaço em que é estudada, a maioria dos pesquisadores fica apenas viajando em aspectos teóricos, que não condiz com a verdadeira educação que queremos. Vejam o tipo de educação que temos.



Estudar e repensar os diversos ensaios teóricos que por sinal, tenho o maior respeito, significa refletir que tipo abordará o futuro para a educação da Amazônia.



Temos povos das florestas, povos das águas e comunidades quilombolas que buscam suas demandas, através da educação e culturas, sejam com suas resistências em formalizar o que sentem e o que é oferecida pelos órgãos institucionais,



Rever práticas e metodologias passadas e que não proporcionaram resultados esperados, significa buscar modelos de desenvolvimento inovadores e novas possibilidades de educação para a Amazônia.



Sabemos que a educação do campo é uma demanda dos movimentos sociais que atuam no campo e que estão preocupados com a formação de seus quadros, seja profissional, seja político, seja educacional para atuar em diferentes áreas.


Casa Própria


A Presidente da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff, a primeira mulher a governar o nosso país, afirmou que "Quem ainda não tem casa própria terá agora a oportunidade". E continua:" Todo brasileiro tem direito à proteção de um teto, de um lar, de um lugar para criar dignamente seus filhos", após fazer parte de uma agenda no estado de Santa Catarina, precisamente no município de Blumenau ao entregar 580 casas dentro do programa do Governo Federal do Partido dos Trabalhadores "Minha Casa, Minha Vida".

O interessante, que do total das moradias entregues, 220 foram destinadas para as famílias que foram vítimas das chuvas e dos desabamentos de 2008, onde muitos estava recebendo algum aluguel bancado pelo Governo.

Dilma voltou a reafirmar seu compromisso com a população carente e de combate ao deficit habitacional; assim como haverá, ainda mais, investimentos na construção civil para que nosso país se transforme, e nós estamos torcendo para que seu projeto, Presidente, dê certo.    


segunda-feira, 6 de junho de 2011

ELEIÇÕES 2011

Aconteceram, ontem, em três municípios do estado do Pará as eleições suplementares para a escolha dos prefeitos, para concluírem o mandato até Dezembro de 2012, em virtude das incompetências administrativas dos gestores anteriores.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral deveriam ter votados 37.375 eleitores, porém, apenas 28.759 compareceram através do sufrágio universal para escolher seus líderes para comandar os municípios de Bujaru, Aveiro e Brasil Novo. 

No município de Bujaru, como já tinha anunciado, o candidado Lúcio Bessa e o Vice-Prefeito Jorge Sató da coligação do Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde foram eleitos, obtendo a vantagem de 62,02% dos votos válidos.

Em Aveiro, município o qual já trabalhei pelo SOME, o candidato Ranilson Araújo Prado e Maria da Fé Santiago Alvoredo foram escolhidos os novos gestores do município, obtendo a diferença de 49,57% dos votos válidos sobre os adversários.

Em Brasil Novo, os candidatos escolhidos como novo administradores do município foram Alexandre Lunelli e Vice Aurino, da coligação PT, PMDB e PV, obtendo 55,94% sobre a oposição. 

Segundo o TRE, as eleições foram calmas e tranquilas.


domingo, 5 de junho de 2011

Caldo Tucano



Militantes na frente da sede do PT


Segundo os militantes, eleitores dos Partido dos Trabalhadores e partidos aliados, como o Partido Comunista do Brasil e Partido Verde, amanhã o almoço, será caldo tucano, referindo a derrota eleitoral do candidato do PSDB para o candidato do PT, nas eleição que aconteceu, hoje, no município de Bujaru.

O candidato Lúcio Bessa e o Vice-Prefeito Jorge Sató foram eleitos por grande vantagem de votos em relação a oposição. Após as 17 h e com a primeira parcial em que consolidava a vitória vermelha com mais de 2000 votos, a massa de militantes e eleitores dos vencedores foram comemorar em frente a sede do PT. A Rua Lauro Sódre, local da sede do PT, ficou pequena para o grande fluxo de pessoas que comemorava a vitória do projeto popular contra os perseguidores do povo (PSDB).

Conversei com vários eleitores, e muitos disseram assim: " Estou de alma lavada com esta vitória. É a vitória de um projeto que pensa no povo, pessoas do povo, do município contra pessoas de fora, que não tem nenhum compromisso com a população". 

Com o resultado os candidatos vitoriosos fizeram uma caminhada nos braços do povo pela cidade.


sábado, 4 de junho de 2011

Festa do Divino Espirito Santo

Na tradição popular, na localidade de Ponta de Terra, no Município de  Bujaru iniciou  a Festa do Espírito Santo.´Torna-se comum, desde o dia 11 de maio de cada ano, o começo da organização do evento. A Festa inicia no dia 02 de Junho com hasteamneto do mastro(Pau do Santo), que tem o valor simbólico de prosperidade e produção durante o ano. A noite tem início a novena  que se repete até o dia 11 de Junho.

No domingo, o festejo fica por conta da mesa dos inocentes, na qual é ofertada o jantar para as crianças, no total de 12.  Estas são selecionadas, pois, os pais fizeram promessas para as mesmas. .O  jantar dos inocentes é uma tradição, que segundo a Dona Marluce da Costa Pena, vem desde o príncipios dos festejos. Esse jantar, além de ser uma responsabilidade do festeiro, também tem a participação dos promesseiros, enquanto uns ajudam dando alimentos, outros lavam as mãos e as enxugam.


É importante ressaltar que cada ano tem um festeiro diferente. O festeiro(Juiz) é escolhido no final da Festa, através de um sorteio.Também é escolhido por sorteio os noveneiros, os que vão ficar responsáveis pela sua novena.

Na festa tem um Juiz do Mastro, que é juiz da Festa que é o mesmo festeiro, o principal organizador do evento. A responsabilidade do Juiz do Mastro é ir no mato tirar o mastro, enfeitar e no dia do hasteamento mandar rezar a novena. O mastro fica hasteado durante nove dias. O mastro é hasteado com a bendeira do santo.

Segundo, ainda Dona Marluce, que juntamente com seu marido Henrique Pena, a festa oferecida por eles  foi "sua maior alegria, já que era um sonho do casal serem juizes da festa". Dona Marluce, fala com os olhos brilhando de alegria, quando fala do jantar dos inocentes, ela preparou tudo o que uma criança gosta: pudim, bolo, monteiro lopes,doce de coco, sucos de frutas naturais e muitas frutas.

A festa é patrocinada pelo festeiro,  porém, ele sai pedindo ofertas na comunidade, principalmente para o bingo. O dinheiro arrecadado na festa é investido nas despesas das Festa do Santo Divino do Espírito Santo. 

Estamos participando da Festa e fazendo um estudo antropológico.       

* Colaboração do Prof. AdrianoMesquita e Professora Fátima de Oliveira (todos da Seduc.Pa)

  

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Carreata do PT

Carreata na Pa- 140

Ontem foi promovida pelo Partido dos Trabalhadores e seus aliados a grande carreata,  no último dia, considerado pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE, como campanha eleitoral. 

Como canditados a Prefeitura do Município de Bujaru, Lúcio Bessa e Vice-Prefeito Jorge Sató ficaram satisfeitissimos pelos 05 Km que foi tomado no trecho no ínicio da cidade até a serraria, na PA - 140, pela quantidade de pessoas, com aproximadamente 10.000 eleitores e militantes dos diversos partidos que apoiam Lúcio, com predominância, sem dúvida, da cor vermelha.

Para muita gente experiente no movimento social que estavam presentes no grande ato político, considerado, também por muitos, como o maior de todos os tempos, a vitória de Lúcio e Sató poderá passar dos 60% nas urnas, que é um passo decisivo para o ano que vem.

Estive presente, apoiando este grande evento e gostaria de dizer que no dia 05 de junho praticamente estará consolidada a continuidade do trabalho da atual administração, que por sinal é reconhecida por quase 80% da população.

Desde já, também gostaria de frisar que a fortuna que será gasto pela realização desssa eleição suplementar fruto das imcompetências dos gestores anteriores, que poderiam ser investidos nos problemas sociais que acontecem no muncípio.

Precisa-se, também, buscar um pouco da nossa memória, onde fazer política tinha traços colonialistas e tradicionais, sendo o paternalismo como principal fonte do centro do Palácio Público Municipal. Com  Lúcio e Sató, com certeza renova-se e inova-se a forma de fazer política e com isso quem ganha é a população.