Nesses 37 anos de Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, a comunidade escolar se mobilizou de diversas maneiras de ações e se articula para a manutenção dessa política pública de qualidade, no Estado do Pará, Brasil.
Como a educação pública e de qualidade nunca foi prioridade para setores conservadores e oligarquias locais que tem governados o Estado, a pressão é constante sobre a educação pública da zona rural, principalmente, para os ribeirinhos, quilombolas, povos das florestas e do campo.
Tanto os educadores, pais dos alunos, alunos e comunidades estão em constante organização para a manutenção dos programas que são beneficiados seus filhos. No momento, uma dessas políticas públicas passa pelo avaliação do governo estadual, com substituição de outros programas menos eficazes, como o projeto mundiar, que irá beneficiar o grupo da família marinho, tornando-se mais rica, ainda.
Porém, as categorias estão sempre mobilizadas e organizadas para enfrentar os embates, que estão acontecendo contra a precarização da educação pública e de qualidade.
As imagens retratam muito bem o poder de mobilização.
Imagens retiradas de vários grupos de educadores do Some.
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