Um dos aspectos muito enfatizado nas
rodas de conversas e reuniões dos professores do Sistema de Organização Modular
de Ensino – SOME é a sua formação. Sabemos que a estrutura e funcionamento dessa
modalidade de ensino, que é uma política pública ligada a Secretaria Estadual
de Educação – SEDUC, no Estado do Pará, é difícil de ser pensar nessa ideia,
porém, é possível. Em 2002, através de muitas reivindicações, os educadores
conseguiram a formação continuada através da especialização em meio ambiente do
Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA, da Universidade Federal do Pará –
UFPA. Foi uma experiência impar para a categoria. Depois não foi
proporcionada, a não serem palestras, debates e formação de curso de curta
duração pelas Unidades Regionais de Educação.
Debates intensos se têm no âmbito
da Educação brasileira, em que caminhos devem trilhar o processo de
ensino-aprendizagem nas escolas públicas, neste começo de milênio. E em se
tratando do ensino das diversas disciplinas, inúmeras são as sugestões
metodológicas para tentar envolver o educando nas vertentes do conhecimento
para que as aulas sejam menos cansativas, abstraídas e desinteressantes.
Rotineiramente aparecem nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio
informações distorcidas, assim como inúmeras frases que tentam persuadir o
educando a não visão critica da realidade e ao conhecimento do mundo.
A educação se encontra entre as
atividades mais amplas e complexas que se tem conhecimento. Essa complexidade
gerou historicamente a institucionalização e formalização do processo
ensino-aprendizagem através da escolarização, culminando com a estruturação de
currículos disciplinares visando modelar um perfil individual, profissional e
social e, por conseguinte, visando gerar um padrão cultural da sociedade.
Mesmo diante de embates pela
concretização de políticas de formação de professores, nota-se através dos
debates, seminários e reuniões para construção do Plano Nacional de Educação,
especificamente, suas metas e estratégias.
Em 2010, com a consolidação e a efetivação da Conferência Nacional de
Educação ficou claro sua importância para o debate da educação para a sociedade
brasileira.
Diante deste contexto, essa
matéria possibilitará informações sobre a formação de professores das disciplinas
e suas práticas no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME que é uma
política pública da Secretaria Estadual de Educação- Pa, que garante o ensino
médio em diversos municípios e lugarejos onde não há condições estruturais para
implementação pelo sistema regular de ensino.
A
inserção do educando nas páginas do conhecimento, inicia-se, na maioria das
vezes, com o estudo de realidades extremamente desconhecidas, distantes da sua
realidade e, portanto, complicadas de entendê-las o que leva a desinteressarem-se
imediatamente pelas aulas e atividades que o professor passa a desenvolver.
Outro aspecto que merece destaque
é sobre a prática docente nas disciplinas e a adoção de aulas expositivas
apoiadas em textos escritos e recursos audiovisuais, o que impõe, a adoção de
palavra falada e escrita - tendo o professor como mediador – os elementos que
dão sentido e interpretam o conhecimento embutido neste tipo de material
pedagógico.
Não
há dúvida de que estes recursos, se bem selecionados e utilizados, podem
dinamizar as aulas e prender a atenção dos alunos e facilitar o processo de
aprendizagem. Entretanto apresentam limitações. Parte dessas limitações está
relacionada ao fato de que os alunos nos vários níveis de ensino (em especial
no Ensino Fundamental e Médio), apresentam certa dificuldade de executar uma
leitura interpretativa e compreensiva e ao mesmo tempo provocadora de
indagações e criticas que limita ou impede que se crie o vínculo entre a
leitura do texto na escola e a leitura da realidade e do concreto.
Uma hipótese sobre esse fato
decorre da desconexão entre o processo de ensino na escola (abstrato e
fragmentado em disciplinas) e a realidade social (complexa e concreta).
O desafio colocado a cerca de uma
nova metodologia de ensino na educação básica nos permite vislumbrar uma
alternativa de como o estudo destas disciplinas, assim como de outras, podem contribuir para que esse aluno alcance a
condição de cidadão, ao estimular no aluno uma melhor compreensão da sua
realidade, percebendo-se no seu contexto histórico enquanto sujeito ativo e
reflexivo.
Acredito que um dos maiores
teóricos poderia servir de referência que seria através da pedagogia política
de Paulo Freire, e parte do princípio de que a experiência de vida, os valores
e os saberes dos alunos e do meio social a que pertence, precisa efetivamente,
fazer parte do seu processo de escolarização e letramento, e uma das formas
para se atingir esse objetivo é o desenvolvimento na escola pública com
educadores que executem projetos pedagógicos que associem pesquisa e ensino,
pois assim estará possibilitando a sistematização dos saberes, experiências e
valores da própria comunidade, canalizando-o como substrato de sua formação
escolar. Portanto, essa seria uma das propostas de reivindicações para os
futuros governantes do estado e do país.
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