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quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Formação dos Professores no SOME






Um dos aspectos muito enfatizado nas rodas de conversas e reuniões dos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME é a sua formação. Sabemos que a estrutura e funcionamento dessa modalidade de ensino, que é uma política pública ligada a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, no Estado do Pará, é difícil de ser pensar nessa ideia, porém, é possível. Em 2002, através de muitas reivindicações, os educadores conseguiram a formação continuada através da especialização em meio ambiente do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA, da Universidade Federal do Pará – UFPA. Foi uma experiência impar para a categoria. Depois não foi proporcionada, a não serem palestras, debates e formação de curso de curta duração pelas Unidades Regionais de Educação.




Debates intensos se têm no âmbito da Educação brasileira, em que caminhos devem trilhar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, neste começo de milênio. E em se tratando do ensino das diversas disciplinas, inúmeras são as sugestões metodológicas para tentar envolver o educando nas vertentes do conhecimento para que as aulas sejam menos cansativas, abstraídas e desinteressantes. Rotineiramente aparecem nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio informações distorcidas, assim como inúmeras frases que tentam persuadir o educando a não visão critica da realidade e ao conhecimento do mundo.



A educação se encontra entre as atividades mais amplas e complexas que se tem conhecimento. Essa complexidade gerou historicamente a institucionalização e formalização do processo ensino-aprendizagem através da escolarização, culminando com a estruturação de currículos disciplinares visando modelar um perfil individual, profissional e social e, por conseguinte, visando gerar um padrão cultural da sociedade. 



Mesmo diante de embates pela concretização de políticas de formação de professores, nota-se através dos debates, seminários e reuniões para construção do Plano Nacional de Educação, especificamente, suas metas e estratégias.  Em 2010, com a consolidação e a efetivação da Conferência Nacional de Educação ficou claro sua importância para o debate da educação para a sociedade brasileira. 



Diante deste contexto, essa matéria possibilitará informações sobre a formação de professores das disciplinas e suas práticas no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME que é uma política pública da Secretaria Estadual de Educação- Pa, que garante o ensino médio em diversos municípios e lugarejos onde não há condições estruturais para implementação pelo sistema regular de ensino.



A inserção do educando nas páginas do conhecimento, inicia-se, na maioria das vezes, com o estudo de realidades extremamente desconhecidas, distantes da sua realidade e, portanto, complicadas de entendê-las o que leva a desinteressarem-se imediatamente pelas aulas e atividades que o professor passa a desenvolver.



Outro aspecto que merece destaque é sobre a prática docente nas disciplinas e a adoção de aulas expositivas apoiadas em textos escritos e recursos audiovisuais, o que impõe, a adoção de palavra falada e escrita - tendo o professor como mediador – os elementos que dão sentido e interpretam o conhecimento embutido neste tipo de material pedagógico.



Não há dúvida de que estes recursos, se bem selecionados e utilizados, podem dinamizar as aulas e prender a atenção dos alunos e facilitar o processo de aprendizagem. Entretanto apresentam limitações. Parte dessas limitações está relacionada ao fato de que os alunos nos vários níveis de ensino (em especial no Ensino Fundamental e Médio), apresentam certa dificuldade de executar uma leitura interpretativa e compreensiva e ao mesmo tempo provocadora de indagações e criticas que limita ou impede que se crie o vínculo entre a leitura do texto na escola e a leitura da realidade e do concreto.



Uma hipótese sobre esse fato decorre da desconexão entre o processo de ensino na escola (abstrato e fragmentado em disciplinas) e a realidade social (complexa e concreta).



O desafio colocado a cerca de uma nova metodologia de ensino na educação básica nos permite vislumbrar uma alternativa de como o estudo destas disciplinas, assim como de outras,  podem contribuir para que esse aluno alcance a condição de cidadão, ao estimular no aluno uma melhor compreensão da sua realidade, percebendo-se no seu contexto histórico enquanto sujeito ativo e reflexivo.



Acredito que um dos maiores teóricos poderia servir de referência que seria através da pedagogia política de Paulo Freire, e parte do princípio de que a experiência de vida, os valores e os saberes dos alunos e do meio social a que pertence, precisa efetivamente, fazer parte do seu processo de escolarização e letramento, e uma das formas para se atingir esse objetivo é o desenvolvimento na escola pública com educadores que executem projetos pedagógicos que associem pesquisa e ensino, pois assim estará possibilitando a sistematização dos saberes, experiências e valores da própria comunidade, canalizando-o como substrato de sua formação escolar. Portanto, essa seria uma das propostas de reivindicações para os futuros governantes do estado e do país.

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