*FLÁVIA CRISTINE PALHETA PERDIGÃO
O trabalho teve por objetivo
geral é apresentar o software GCompris e incentivar o seu uso na disciplina da
matemática os educadores do espaço rural pouco utilizam de recursos
tecnológicos para a aprendizagem da mesma. Especificamente, contribuir no
processo ensino aprendizagem de matemática dos discentes; analisar o conteúdo
pedagógico e matemático do software educacional GCompris; estimular práticas
pedagógicas que utilizem softwares educacionais e analisar mudanças de
concepções dos professores em relação ao uso do software GCompris para a
formação de conceitos matemáticos. Para o trabalho foram desenvolvidas em três
etapas distintas: na primeira etapa realizou-se a apresentação do software
GCompris a partir do curso sobre o uso do laboratório de informática e do
software educacionais. Na segunda etapa, foram aplicadas atividades com os alunos
dos 5º anos do Ensino Fundamental no laboratório de informática utilizando o
software, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada
no espaço rural do Município de Concórdia do Pará, sendo em seguida aplicado um
questionário aos alunos, a fim de verificar o que melhorou na sua aprendizagem,
e um questionário para professores, que indagava quanto ao uso, local e
frequência da utilização do sofware em suas aulas de matemática e quais suas
dificuldades. Foi constatado que um dos professores não utiliza nas suas
explicações e atividades por ainda sentirem dificuldade de manuseio do software
GCompris e mesmo no computador. Na terceira etapa, um questionário semelhante
ao anterior, foi adaptado e aplicado aos professores que já exercem sua função
na área de matemática, e os resultados obtidos assemelham-se com os resultados
da primeira pesquisa, ou seja, realmente um dos professores não usa a sala de
informática da escola, por falta de conhecimento mais aprofundado no uso
pedagógico, por aversão à mesma e insegurança. A importância dessa pesquisa se
dá no momento em que foi constatado que o uso da informática no ensino da
matemática torna o processo ensino-aprendizagem dos alunos melhor. Com o uso de
imagens, sons, jogos é possível despertar um maior interesse dos educandos
sobre esta matéria, além de torná-la mais agradável e facilitar o entendimento
dos mesmos. Muitos ainda são os profissionais que não utilizam dessa ferramenta
no momento de ensinar. Ante os resultados alcançados, por meio deste trabalho
de pesquisa, diversas questões podem ser repensadas em relação à formação e
capacitação dos professores para o uso da informática, visto que a escola
municipal do espaço rural da cidade pesquisada as salas de informática estão
disponíveis mesmo apesar de não terem um profissional qualificado no
laboratório de informática, sendo necessário apenas que sejam usadas de forma
adequada.
*A autora é Técnica Pedagógica e Professora de Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário